Como Registrar Uma Reclamação Nos Correios?


Confira os procedimentos necessários para realizar uma reclamação contra os Correios.


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Se você passou por uma situação indesejável, como atrasado na entrega ou mesmo um produto danificado devido o mau transporte da carga, e deseja realizar uma reclamação contra os correios, você saberá como realizar esse processo passo a passo no post de hoje. Infelizmente, esse tipo de situação não é incomum, mas sempre que isso ocorrer, você deve exigir os seus direitos. Se você está com algum problema relacionado a empresa Correios, confira como fazer a denúncia aqui!

Como Registrar Uma Reclamação Nos Correios
Está com dúvidas de como registrar uma reclamação nos Correios? Então confira o nosso post de hoje que iremos esclarecer para você!

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou, simplesmente, Correios, é uma empresa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil. Atualmente, é a empresa que mais detêm carga para entrega, e atende todo o território brasileiro. A empresa transporta milhares de produtos semanalmente, e por conta disso, é passível da empresa atrasar algumas entregas ou mesmo cometer outros erros que podem ser amparados na forma da lei.

Com o passar dos anos, diversos serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa. Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família SEDEX, serviço de encomendas expressas. Ao todo, são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.

Tendo em vista toda a dimensão da empresa, pode até se tornar compreensível alguns erros advindos da mesma, mas, ainda assim, alguns erros são passíveis de reclamação. E se você deseja saber como registrar uma reclamação nos Correios e também em quais circunstâncias você tem esse direito, continue no nosso post que tentaremos tirar todas as suas dúvidas.

Quando eu devo fazer o registro de uma reclamação?

Antes de qualquer coisa, é bom esclarecer que se você deseja realizar uma reclamação aos Correios em relação a alguma mercadoria, você primeiro deve se certificar se o objeto está registrado. Para fazer isso, tudo o que deve fazer é consultar o status do objeto na página de Rastreamento de objetos dos Correios, já que somente os objetos registrados podem ser rastreados. Esse é um procedimento importante para não ocorrer trabalho e desgastes desnecessários.

Você pode registrar algum tipo de reclamação contra o Correios nas seguintes ocasiões: caso tenha tido algum problema com uma entrega dos Correios, tais como: mercadoria extraviada, objeto não entregue, produto danificado, demora ou atraso na entrega, lançamento de status errado no rastreamento, dentre outros.

Mas lembre-se; quando realizar as reclamações por atraso na entrega, só podem ser feitas se os prazos de entrega do objeto estiverem expirados. Para consultar os prazos de entrega, acesse o Calculador de Preços e Prazos, informando a data de postagem do seu objeto. Lembre-se de que o limite de prazo para reclamação de objetos registrados nacionais é de 90 dias, a contar da data prevista de entrega.

Como Registrar Uma Reclamação Nos Correios
Antes de você abrir uma reclamação aos Correios, você deve se atentar aos motivos que permitem essa ação.

Contudo, engana-se quem pensa que as reclamações estão limitadas a somente assuntos concernentes a atraso de entrega e etc. Também é possível fazer denúncias por mal atendimento e negligência de serviço, por exemplo. Nesses casos, é possível fazer uma denúncia anônima aos Correios, mas há casos que isso não é possível.

Por exemplo, caso você queira denunciar algum tipo de assédio sexual, moral ou algum tipo de discriminação, não é possível fazer isso de forma anônima, haja vista que é necessário provas identificáveis, como o testemunho da própria vítima ou pelo responsável legal, em casos da vítima ser incapaz ou de menor. Entrementes, vale ressaltar que o procedimento de fazer denúncias não é o mesmo que fazer reclamações. Tratam-se de dois serviços distintos e que há uma página dedicada para cada um deles.

Quais são os passos para fazer uma reclamação aos Correios?

Para realizar uma reclamação aos Correios é bem simples, e existem alguns modos para que você alcance essa finalidade. É normal ter dúvidas nessa situação, afinal, não é algo que se fala todos os dias. Mas se você está passando por uma situação que exija isso, continue nesse post que logo nós iremos te ensinar o passo a passo desse procedimento.

Como Registrar Uma Reclamação Nos Correios
Vale lembrar que as reclamações por atraso na entrega só podem ser feitas se os prazos de entrega do objeto estiverem expirados.

Caso você tenha passado por uma situação que julgue necessário uma abertura de um processo reclamatório, você tem alguns meios de consumar a sua reclamação; por telefone, através do site dos Correios ou por intermédio de uma agência do Correios (Presencialmente). Nós iremos te explicar como realizar cada processo em cada um desses meios!

Como registrar uma reclamação no Correios pelo telefone?

É possível registrar uma reclamação nos correios pelo telefone e, caso esse seja o melhor método para você, confira como fazer isso. Os Correios tem uma gama de variedades nos seus serviços telefônicos, para aqueles que desejam contatá-los por intermédio dessa ferramenta, mas o princípio é sempre o mesmo; você deve realizar uma ligação para o número e descrever qual a sua insatisfação.

Como Registrar Uma Reclamação Nos Correios
Fazer uma reclamação nos Correios por telefone é bem simples, mas você deve ficar atenta a qual número você deve ligar, pois há um canal específico para receber críticas e reclamações.

A Central de Atendimento dos Correios – CAC – funciona de segunda à sexta, das 8 às 20 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas, exceto em dias de feriados nacionais. Como já dito, o sistema de telefonia dos Correios é um pouco diferente, sendo necessário fazer uma ligação para um número especificado para atender determinadas especificações. Abaixo, você encontrará os números com as respectivas descrições de atendimento, segundo o próprio site dos correios, confira:

  • 3003-0100
    Destinado a capitais, regiões metropolitanas e cidades – sedes de DDD. A tarifa tem custo de ligação local. Por meio deste número é possível contratar serviços como telegrama fonado e disque coleta, buscar CEPs e obter informações sobre produtos e serviços dos Correios.
  • 0800-725-7282
    Vale para todas as demais localidades brasileiras que não têm tecnologia para serem atendidas pelo 3003. Os serviços prestados por este número são os mesmos do 3003 0100, a diferença é a área de abrangência de cada um.
  • 0800-725-0100
    Exclusivo para registrar sugestões, elogios e reclamações. O número é o mesmo para ligações de todo o Brasil. Então, para registrar reclamação aos Correios, você deve ligar para esse número.
  • 0800 725 0898
    Exclusivo para portadores de deficiência auditiva.
  • 3003 1383
    Informações Banco Postal.

Vale salientar uma coisa da qual você deve ficar atento, que é referente ao horário de atendimento. Nem sempre você vai conseguir fazer uma reclamação nesse horário, haja vista que, devido a rotina ou mesmo ao trabalhado, isso se torne um pouco dificultoso. Nesses casos, nossa sugestão é de que você procure por outros meios de fazer essa procedimento que melhor atenta aos seus horários.

Como registrar uma reclamação no Correios presencialmente?

Se você deseja realizar esse procedimento de forma presencial, tudo o que você tem que fazer é se dirigir a uma Agência dos Correios da sua cidade e informar a sua reclamação. Geralmente, em todos os processos são necessários alguns documentos, em especial quando a reclamação é feita de forma presencial. Para fazer uma reclamação na agência dos Correios, confira abaixo alguns dos documentos que você deve ter em mãos ao ir realizar esse processo.

Como Registrar Uma Reclamação Nos Correios
Lembre-se que, antes de fazer a reclamação nos Correios, você deve checar o horário de atendimento de cada agência.

– Código de Rastreamento do objeto (se aplicável);

– Número do RG e CPF do remetente e do destinatário (ou CNPJ, caso seja Pessoa Jurídica);

– 1 telefone de contato;

– Comprovante de Postagem (desejável);

– CEP de origem e destino da encomenda.

Você pode conferir qual a agência mais perto da sua casa através do próprio site do Correios. Inclusive, através do site, você também consegue visualizar o horário de atendimento de cada agência da sua região. Para ter acesso a esse serviço, basta você preencher corretamente as lacunas que será mostrada para você todas as regiões onde há presença de uma agência dos Correios.

Como registrar uma reclamação no Correios online?

Caso seja mais cômodo para você, ou que melhor atenda aos seus horários, saiba que também é possível fazer todo esse procedimento de maneira completamente online, e é super simples. Para realizar uma reclamação nos Correios online, basta você seguir cada um dos passos que iremos mostrar a seguir, então, sem muitas delongas, vamos a eles;

Como Registrar Uma Reclamação Nos Correios
Se o que você busca é comodidade na hora de fazer a reclamação nos Correios, a melhor forma é fazer online. Além de que não há limite de horário.

Passo 1 – Para começar, você deve acessar pelo seu computador, tablet ou smartphone o site do Correios;

Passo 2 – Vá até a parte superior do site e clique no campo “Ferramentas”;

Como registrar uma reclamação no Correios
O site dos Correios disponibiliza uma grande variedade de serviços, inclusive a possibilidade de rastrear objetos cujo o remetente é internacional.

Passo 3 – Agora você deverá clicar em “fale conosco;

Como registrar uma reclamação no Correios
Nessa parte do site você também consegue rastrear qual a agência mais próxima de você e conferir o horário de atendimento.

Passo 4 – Nessa etapa será necessário você escolher a opção reclamação e na aba abaixo escolher que tipo de pacote, se é internacional, por exemplo, e aceitar o termo “Declaro ter lido e aceito o Termo de uso do Fale com os Correios”;

Como registrar uma reclamação no Correios
É importante você concordar com os termos de uso do “Fale com os Correios”. Do contrário, não é possível dar continuidade ao procedimento,

Passo 5 – Após ter realizado os passos acima, o site irá abrir o Formulário de registro da reclamação. O dado mais importante é o primeiro campo que é o “código de registro” onde você irá colocar o código de rastreamento do seu pacote;

Como registrar uma reclamação no Correios
É necessário saber essa informação para que você consiga dar procedimento a reclamação.

Ao preencher esse espaço, irá aparecer uma série de outros dados que você deverá preencher. Inicialmente, você deverá preencher algumas informações concernentes ao remetente, como o nome completo e o país de origem. Caso você tenha comprado algo e consiga com o vendedor o site ou os dados dele (remetente) será ótimo. Se não conseguir, basta você preencher com o nome do site da loja de onde comprou, e selecionar o país de onde vem o pacote. É necessário informar o país, ainda que o país de origem da sua compra seja em território brasileiro.

Passo 6 – Após preencher os dados do remetente, será necessário fazer o mesmo no campo destinatário. Ou seja, você deve preencher com todos os seus dados corretamente;

Passo 7 – Nesse passo basta você preencher os dados da postagem:

Lembre-se de informar os dados pessoais corretamente, em especial o seu email, pois é através dele que a empresa Correios irá enviar uma resposta para a sua reclamação.

Como Registrar Uma Reclamação Nos Correios
Fique atento a todos os procedimentos, pois ao enviar algum dos dados errados, isso poderá comprometer a sua reclamação.

– Cliente possui contrato – coloque não;
– Embalagem – pacote;
– Peso – pode colocar 000 que será aceito;
– Preço – o preço do produto em caso de compra;
– Valor declarado – coloca 000;
– Agência de postagem e Local de postagem – você pode colocar xxxxxxx ou preencher com a agência de postagem.
– Coloque a data da postagem, mas caso você não souber coloque uma data aproximada;
– Aviso de recebimento – Coloque “não” caso não tenha recebido.

Passo 8  – Solicitação:

Tipo do serviço – se é carta registrada internacional por exemplo.

Qual o Motivo da reclamação – nesse tópico você deve explicar o porquê de sua reclamação contra a agência.

Conteúdo – Aqui você descreve o que tem no pacote ou na correspondência aguardada.

Mensagem – Nesse campo você tem a opção de declarar os motivos, de forma detalhada, do por que estar realizando esse processo. Poderá ser incluídas informações como; esperando o pacote, não atualização do status da postagem, espera muito grande pela correspondência etc.

Feito todos os passos, basta enviar. O procedimento é bem simples e intuitivo. Por hoje é isso, esperamos ter te ajudado com essas dicas de como registrar uma reclamação nos Correios. Se esse post de ajudou, não se esqueça de compartilhar com os seus amigos. No mais, nos vemos na próxima!

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