Como Fazer CPF nos Correios?


Descubra aqui quais os passos necessários para fazer CPF nos Correios


Guia de Serviço > Serviços > Serviços Públicos > Correios > Como Fazer CPF nos Correios?

O CPF é um importante documento na vida de todos os brasileiros, haja vista que é extremamente essencial para a vida adulta ou até mesmo para quando se é criança. Para qualquer tipo de contrato para com uma pessoa jurídica, por exemplo, é imprescindível a obtenção desse documento e, por isso, vale a pena correr atrás o quanto antes.

Como Fazer CPF nos Correios
Sabia que é possível fazer CPF nos Correios? E o procedimento é muito simples e rápido, confira!

É verdade que o Brasil é muito conhecido pelos seus processos burocráticos nos mais simples afazeres, mas fazer CPF nos Correios é uma ótima alternativa para quem quer gastar menos tempo nesse processo tão simples e de suma importância. Essa é uma informação que poucos tem acesso, mas que poderia fazer uma grande diferença na vida de muitas pessoas que tem a vida corrida.

É possível fazer CPF nos Correios de menor de idade também, o que sem dúvida é uma ótima opção. Às vezes, muitos pais querem adiantar determinados processos na vida dos seus filhos e, um exemplo disso, é fazer um CPF ainda quando o filho é pequeno. Isso é possível, afinal, o CPF é permitido para qualquer cidadão brasileiro e para cidadãos estrangeiros que residem no Brasil.

Saber como fazer CPF nos Correios poderá ajudar muitas pessoas a pouparem o seu tempo e, ainda melhor, esse é um processo que exige documentos simples e o trâmite é todo feito em menos de 10 minutos. Então se você quer saber como realizar todo esse procedimento, continue nesse post que iremos te explicar o passo a passo, confira!

Como fazer CPF nos Correios?

Como dito anteriormente, retirar CPF nos Correios é uma das formas que leva o menor tempo, e pode ser o melhor método para quem tem uma vida corrida, mas que precisa fazer esse procedimento. Entretanto, vale ressaltar que também é possível fazer outros serviços nos Correios que são concernentes ao CPF.

Como Fazer CPF nos Correios
Nas agências dos Correios também é possível fazer outros serviços que dizem respeito ao CPF, basta você se informar.

Além de poder fazer o CPF nos Correios, também há a possibilidade de fazer algumas outras alterações. Por exemplo, se você precisa regularizar a situação do seu CPF, é possível fazer isso através de uma agência dos Correios, o que também pode ser muito facilitador para várias pessoas. Porém, se caso você descobrir que seu CPF está sendo usado de maneira indevida, não há o que fazer, a única solução é procurar a polícia para que, através de uma ordem judicial, seja possível cancelá-lo.

Mas para quem deseja obter a primeira via do CPF, é importante ressaltar que o procedimento é dividido em duas partes; uma para pessoas que são menores de 16 anos e, outra, para pessoas que tem idade superior a 16, e nós iremos explicar detalhadamente cada situação logo abaixo.

Quais os documentos necessários para retirar CPF nos Correios?

Os documentos necessários variam de acordo com a faixa etária da pessoa que irá emitir o CPF. Por exemplo, para menores de 16 anos, os documentos exigidos são um, mas para maiores de 16, são requeridos documentos diferentes. Por isso, antes de você entender como fazer CPF nos Correios, vale a pena você conferir se tem em mãos todos os documentos.

Documentos para tirar CPF nos Correios – Menores de 16 anos

É necessário acrescentar que, para casos de emissão do CPF nos Correios para menores de 16 anos de idade, a criança não precisa estar presente no momento da solicitação. Todo o procedimento é realizado pelos pais ou responsáveis e, por isso, se torna facultativo a presença do adolescente.

Como Fazer CPF nos Correios
Vale salientar que até mesmo um bebê pode ter CPF e, em muitos casos, isso pode ser benéfico, haja vista que a numeração do CPF é o mesmo para o resto da vida.

Entretanto, alguns documentos são essenciais para dar continuidade a esse procedimento. Como não há obrigatoriedade do adolescente, há a necessidade de documentos para que seja possível retirar o CPF nos Correios, e são documentos de fácil acesso:

  • Documento de identificação da criança ou adolescente (RG);
  • Documento de identificação dos pais ou tutor que comprove vínculo legal;

Caso a criança ainda não tenha o RG, é possível fazer esse processo com a certidão de nascimento mãos. Uma dica é tirar o CPF antes do RG já que, dessa forma, o documento de identidade já sai com o CPF impresso.

Documentos para tirar CPF nos Correios – Maiores de 16 anos

Para maiores de 16 anos, entretanto, a regra muda um pouquinho. Como jovens a partir de 16 anos já podem possuir título de eleitor, esse é um documento requerido para quem tem essa faixa etária. Mas não é somente esse documento necessário, abaixo iremos listar todos eles:

  • Carteira de Identidade;
  • Registro Civil de Nascimento;
  • Título de Eleitor.
Como Fazer CPF nos Correios
Se em caso de o adolescente for maior de 16 anos, ele poderá fazer essa solicitacão sem a presença dos pais, se assim você achar prudente.

Com somente esses documentos, você já consegue solicitar a emissão do CPF pelos Correios e, em poucos dias, já poderá ter o retorno. Agora que você já sabe quais são os documentos necessários, basta você aprender como fazer esse procedimento na agência, e é o que iremos abordar logo em seguida.

Como tirar CPF nos Correios?

Depois de ter separado corretamente os documentos, os próximos passos serão bem simples. Tudo o que você deverá fazer é solicitar a emissão do CPF em qualquer agência dos Correios. Ao fazer isso, será entregue uma folha, onde você deverá preencher todos os dados solicitados de maneira fiel aos documentos em mãos.

Como Fazer CPF nos Correios
Fazer CPF nos Correios é extremamente viável, haja vista que todo o procedimento é bem simplificado e ágil.

Vale lembrar que, para retirar o CPF nos Correios, a empresa cobra uma taxa que gira em torno de R$ 7,00, que deverá ser pago assim que você preencher os dados. Mas se você quer emitir o CPF gratuitamente, uma boa opção é retirar o CPF via internet.

Ao final de todo o preenchimento, que dura pouco menos de 10 minutos, será entregue para você um comprovante, o qual você deve guardar para que, mais tarde, possa consultar o andamento do seu pedido. Salientamos a importância de conferi se todos os dados foram preenchidos de maneira correta, pois se isso ocorrer, poderá haver um cancelamento ou interrupção do seu pedido.

Como acompanhar a solicitação do CPF pelos Correios?

Depois de feito todos esses processos, como foi dito anteriormente, você receberá um um comprovante com um número de protocolo, e esse número ficará registrado no site da Receita Federal. Ou seja, esse número irá servir de código para que você possa acompanhar a situação e o andamento do pedido. E para melhor entendimento, iremos mostrar detalhadamente como fazer esse procedimento.

1. Você deve entrar no site da Receita Federal;

2. Em “Local de Atendimento” selecione a opção Correios;

3. Em “Código de Atendimento” você deve preencher com o número de protocolo que lhe foi dado na Agência dos Correios;

4. Os passos seguintes consistem em somente colocar a data de nascimento da pessoa que solicitou o CPF e data de atendimento;

Como Fazer CPF nos Correios
A data de atendimento também deverá constar no comprovante recebido na agência dos Correios.

5. Feito isso, basta apertar em “Consultar” que será gerado uma página com as informações relacionadas.

Onde buscar o CPF feito nos Correios?

Você deve buscar o CPF na mesma agência onde você fez a solicitacão. Mesmo tendo feito na empresa Correios, ao final de todo o procedimento, o documento não é entregue na sua casa, sendo necessário que você vá até a agência. E para saber quando o documento estará pronto, somente acompanhando pelo site da Receita Federal. Assim que todo o processo estiver finalizado, aparecerá no site que está pronto para ser retirado e você poderá se encaminhar até lá. Uma boa dica é ligar para a agência e confirmar se o documento já foi entregue.

Como Fazer CPF nos Correios
Uma boa dica para você ter certeza se o seu documento chegou, é ligar até a agência para ter certeza.

Se você deseja saber o horário de funcionamento da agência, ou até mesmo saber qual a agência mais próxima da sua casa, a empresa disponibiliza essa funcionalidade no site dos Correios. Dessa forma, evitará que você perca a viagem e se torne mais cômodo a sua ida até a agência.

Entretanto, se você ainda quiser explorar outros meios de como fazer o CPF, ainda há outras opções. Por exemplo, se você quiser, você pode resolver fazer o CPF no Banco do Brasil, o procedimento também é igualmente simples, mas pode ser mais fácil para você, haja vista que esse é um dos bancos que mais tem agências espalhadas pelo Brasil e pode haver uma próxima a sua casa.

Outra opção que também tem suas vantagens é fazer o CPF pela Receita Federal, haja vista que esse procedimento é feito de maneira completamente online e, dessa aforma, é ainda mais cômodo. Outra grande vantagem de se fazer CPF pela Receita Federal é que, diferente de todos outros métodos, esse é o único que é completamente isento de taxas. Se você gostou, vale a pena ler um pouco mais sobre ele.

O nosso post acaba por aqui, esperamos ter sanado todas as suas dúvidas, mas se restou algum questionamento, é só deixar nos comentários que iremos responder! E se você gostou desse artigo, mão se esqueça de compartilhar com seus amigos e nas redes sociais. No mais, nos despedimos por aqui, até a próxima!

Compartilhe Se Gostou!