Como fazer CPF no Banco do Brasil?


Confira o passo a passo para emissão do CPF no Banco do Brasil


Guia de Serviço > Serviços > Documentação > CPF - Cadastro de Pessoa Física > Como fazer CPF no Banco do Brasil?

É fato inegável e indubitável que o CPF é um documento extremamente importante para todo cidadão, o que nem todos sabem, porém, é que é possível fazer CPF no Banco do Brasil. Muitas pessoas podem achar mais cômodo fazer nessa instituição bancária, e são vários os motivos que podem levar a essa conclusão. Se você quer saber como fazer esse procedimento, é só continuar nesse post que iremos te explicar o passo a passo.

Como fazer CPF no Banco do Brasil
Sabia que é possível fazer CPF no Banco do Brasil? Confira o nosso post que iremos te ensinar como fazer isso.

Emitir CPF no Banco do Brasil pode ser uma boa opção para milhares de brasileiros, haja vista que essa é uma das instituições bancária que mais tem agências pelo Brasil todo, um número que extrapola um pouco mais de 5 mil. Dentro dessa visão, essa opção pode se tornar um grande benfeitor para vários cidadãos e facilitar a emissão do CPF.

Para quem deseja fazer CPF para menor no Banco do Brasil, temos uma boa notícia! Já é possível realizar esse procedimento, e nós iremos detalhar esse passo a passo aqui nesse post, então fique ligado. Mas adiantamos que há algumas alterações conforme a idade de cada adolescente, e você deve se atentar a isso.

Como o Banco do Brasil é um órgão credenciado à Receita Federal, isso torna a instituição bancária apta para realizar esse e vários outros assuntos concernentes ao CPF. Ou seja, isso significa dizer que, além de fazer o CPF, você também pode se deslocar até o banco caso queira obter atendimento para outros tipos de serviços. Ficou interessado? Então não deixe de ler esse texto, pois iremos explicar tudo para você!

Como fazer CPF no Banco do Brasil?

Para poder fazer a emissão do CPF no Banco do Brasil, é necessário, primeiramente, se deslocar até o local da instituição. É válido ressaltar que esse tipo de serviço não é possível ser feito pelo site do BB, mas somente de maneira presencial. Desse modo, antes de tudo, você deve localizar em que região fica a instituição mais próxima de você e, logo após isso, se dirigir até lá. Como há bastante agências distribuídas pelo Brasil, é possível, através do site oficial do banco, encontrar onde fica a agência mais próxima de você.

Também é importante frisar quais são as possibilidades ao procurar o Banco do Brasil. Como dito anteriormente, o banco é credenciado à Receita Federal, e isso possibilita que a instituição realize outros serviços que tem relação a emissão do CPF. Atualmente, caso você deseje alterar os seus dados cadastrais, alterar o seu endereço, regularizar a situação do seu CPF ou até mesmo fazer um pedido de 2º via do CPF, é permitido fazer essas solicitações no Banco do Brasil.

Como fazer CPF no Banco do Brasil
Caso você queira fazer outros serviços que tenham relação com o CPF, também é possível fazer isso no Banco do Brasil, haja vista que a instituição é credenciada pela Receita Federal.

De qualquer forma, se o seu enfoque é a de efetuar inscrição de CPF, é válido se atentar em algumas informações, como por exemplo a faixa etária. O banco realiza a inscrição do CPF para pessoas de qualquer idade, mas a depender de quantos anos o cidadão tem, existem algumas pequenas mudanças e exigências a serem seguidas, e nós iremos te explicar detalhadamente.

Basicamente, os serviços são categorizados de duas formas, a emissão do CPF pare jovens com idade inferior a 16 anos e jovens com idade superior aos 16. Ambos segmentos são bem parecidos, somente há a diferença dos documentos necessários, e é exatamente o que iremos explicar logo a seguir.

Documentos para retirar CPF no Banco do Brasil

Os documentos que você deve apresentar ao chegar na instituição bancária varia de acordo com a idade da pessoa que quer fazer a inscrição do CPF pelo Banco do Brasil. Por isso, antes de se dirigir a instituição bancária, fique atento nessas exigências que iremos mostrar logo abaixo,

Documentos para retirar CPF no Banco do Brasil – Maiores de 16 anos

Antes de tudo, salientamos que, no caso do jovem ser maior de 16 anos e desejar se inscrever no Cadastro de Pessoa Física, ele poderá fazer isso sem a presença dos pais, haja vista que não é solicitado nenhum documento que comprove filiação, por exemplo. Isso quer dizer que, se você tem idade superior a 16 anos, poderá fazer esse pedido sozinho.

Porém, se os pais ou responsáveis quiserem estar presente, também é possível, não há nenhuma restrição quanto a isso. Por fim, só será solicitado alguns documentos para dar continuidade a esse processo, que são eles:

  • Carteira de Identidade;
  • Registro Civil de Nascimento;
  • Título de Eleitor.

    Como fazer CPF no Banco do Brasil
    É válido lembrar que, ainda que o jovem possa fazer esse procedimento sozinho, nada impede que os pais estejam o acompanhando.

Somente com esses três simples documentos você consegue fazer a petição do seu CPF e, em poucos dias, já poderá ter retorno sobre o pedido do documento. A apresentação do título de eleitor é imprescindível para quem tem mais de 16 anos, sem esse documento, não é possível emitir o CPF. Portando, se você não é detentor do título de eleitor, é recomendável que você retire esse documento antes de fazer inscrição no CPF.

Mas se você é um jovem com idade inferior a 16 anos, as exigências são diferentes, conforme iremos abordar logo a seguir.

Documentos para retirar CPF no Banco do Brasil – Menores de 16 anos

Pessoas que tem menor de 16 anos devem, obrigatoriamente, estar acompanhadas dos pais ou responsáveis legais, caso esse pré-requisito não seja contemplado, é impossível dar continuidade ao processo, mas há um pequeno detalhe que vale a pena ser mencionado. No caso do jovem ser menor de 16, a presença dele no momento do ato se torna facultativa.

Como fazer CPF no Banco do Brasil
Qualquer criança abaixo de 16 anos pode ter um CPF, até mesmo um recém-nascido. Em vários casos, isso pode ser válido, haja vista que o número de inscrição será o mesmo para o restante da vida civil.

Isso quer dizer que os pais ou responsáveis podem resolver todo esse trâmite sem que o filho esteja presente no momento. Mas para esse método, os documentos que devem ser apresentados diferem da situação anterior, que são eles:

  • Documento de identificação dos pais ou tutor que comprove vínculo legal;
  • Documento de identificação da criança ou adolescente (RG).

No entanto, alguns pais preferem retirar o CPF antes do RG e, por isso, pode ocorrer de o jovem ainda não ter o Registro Geral. Caso isso ocorra com você, o RG poderá ser substituído pela certidão de nascimento. Depois dos documentos em mãos e devidamente organizado, você já poderá emitir o CPF no banco do Brasil, e iremos abordar como é esse processo.

Como tirar CPF no Banco do Brasil?

Feito toda a organização dos documentos necessários, o próximo passo é simples. Tudo o que você deverá fazer é ir até uma agência do Banco do Brasil, mas caso você não saiba onde tenha uma ou qual a mais próxima da sua localização, não tem problema. O site do Banco do Brasil oferece a possibilidade de encontrar as agências mais próximas da sua região, sendo necessário digitar somente a sua cidade.

Depois de localizado e ter ido até a agência, basta solicitar uma abertura de CPF. Nesse momento, será requerido os documentos e, se tudo estiver correto, será lhe entregue uma folha onde você deverá preencher corretamente todas as informações. Isso tudo resolvido, será lhe entregue um comprovante com o número de protocolo, que será essencial para o que iremos explicar mais para frente.

Como fazer CPF no Banco do Brasil
Não se esqueça de pedir o número de protocolo, pois ele será importante futuramente.

Uma coisa que você não deve se esquecer é da taxa de serviço que será cobrado. Bem como se você for emitir CPF pelo Banco do Brasil ou por qualquer outro órgão credenciado, uma taxa no valor em torno de R$ 7,00 deverá ser paga ao final disso tudo.

E depois de emitir o CPF pelo Banco do Brasil?

Caso você deseje acompanhar o andamento da sua solicitação, você deverá usar o número de protocolo que lhe foi dado ao final de todo o procedimento na agência. E para conseguir ter acesso a como está o andamento, é bem simples, e nós iremos te explicar como se faz.

  • Entre no site da Receita Federal;
  • O primeiro tópico que você deve preencher é “Local de Atendimento”. Nesse caso, como foi feito através do BB, selecione a opção “Banco do Brasil”;
  • Em seguida você deve fornecer o código de atendimento. Ou seja, o número de protocolo que lhe foi dado;

    Como Fazer CPF No Banco Do Brasil
    É possível fazer o CPF em alguns outros órgãos que são credenciados à Receita Federal.
  • Logo depois disso, você só deverá preencher com a data de nascimento do contribuinte que deseja emitir o CPF e a data de atendimento do processo.
  • É só clicar em “Consultar” que irá ser mostrado o andamento do seu pedido.

Caso você tenha esquecido qual data você fez o pedido, fique tranquilo. No próprio papel onde consta o número de protocolo também estará contido a data do atendimento, é só verificar e depois preencher no site.

Para saber como ir buscar o CPF, é bem simples também. Ao acompanhar o andamento pelo site da Receita Federal, chegará uma hora em que irá o andamento será apresentado como finalizado. Quando essa mensagem aparecer, você só deverá se deslocar até a agência onde você fez a solicitação. Para saber onde se localiza a agência do Banco do Brasil mais próxima, é só acessar o site do Banco do Brasil e fornecer a sua região.

Outros meios de emitir o CPF

Contudo, se você quer ter mais comodidade ao emitir o seu CPF, há outras opções que você pode cogitar. A Receita Federal tem alguns órgãos credenciados, e isso da o poder de que essas instituições também emitam o Cadastro de Pessoa Física e, uma dessas opções é emitir o CPF pelos Correios , e essa forma é bem parecida com a do BB e igualmente ágil e prático.

Mas se você procura um meio gratuito, a única possibilidade disponível é emitir o CPF pela Receita Federal. Além de ser gratuito, é bem mais cômodo para alguém que está com certas limitações de locomoção. Pela Receita Federal também é possível emitir CPF para menores de idade e também para brasileiros que residem no exterior, vale a pena conferir esse modo!

Nosso post termina por aqui, mas esperemos ter te ajudado a entender como fazer CPF no Banco do Brasil. Se esse artigo foi útil para você, não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais. No mais, nos vemos na próxima!

Compartilhe Se Gostou!