Como Registrar Uma Reclamação Contra os Correios?

Conheça o procedimento realizado para registrar um reclamação contra a maior agência de envio e entrega de correspondências no Brasil


Você sabe como registrar uma reclamação contra os Correios? Você já passou por uma situação indesejada com a sua entrega ou recebimento? Confira aqui os procedimentos para fazer uma reclamação contra a maior agência de envio e entrega de correspondência presente no país.

Como Registrar Uma Reclamação Contra os Correios. (Imagem: Divulgação)

Como registrar uma reclamação contra os Correios?

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou, simplesmente, Correios, é uma empresa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil.

A empresa teve sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos.

Por sua vez a conhecida ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT).

Com o passar dos anos, diversos serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa. Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família SEDEX, serviço de encomendas expressas. Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.

Quando eu devo fazer o registro de uma reclamação?

Vale lembrar que as reclamações por atraso na entrega só podem ser feitas se os prazos de entrega do objeto estiverem expirados. (Imagem: Divulgação)

Vamos por partes!  Antes de registrar uma reclamação no Fale com os Correios, consulte o status do objeto na página de Rastreamento de objetos dos Correios, lembrando que só os objetos registrados podem ser rastreados. Esse é um procedimento importante para não ocorrer trabalho e desgastes desnecessários.

Todos os serviços de encomendas no Brasil são registrados. No caso de cartas, pode-se optar por postá-las simples ou registradas. As encomendas têm rastreamento que permite a visualização mais detalhada do trajeto percorrido, da origem até o destino. Por sua vez, as cartas registradas possuem apenas rastro na origem e no destino.

Quando realizar as reclamações por atraso na entrega só podem ser feitas se os prazos de entrega do objeto estiverem expirados. Para consultar os prazos de entrega, acesse o Calculador de Preços e Prazos, informando a data de postagem do seu objeto. Lembre-se de que o limite de prazo para reclamação de objetos registrados nacionais é de 90 dias, a contar da data prevista de entrega.

Quais são os passos do procedimento?

Confira todos os passos para realizar com reclamação contra os Correios. (Imagem: Divulgação)

Para realizar a reclamação, não existem segredos! Basta você seguir cada passo a seguir. Vamos então a eles

Passo 1 – Para começar, você deve acessar pelo seu computador, tablete ou smartphone o site do Correios.

Passo 2 – Vá até a aba superior e clique no campo “Fale com os Correios”

Passo 3 – Agora você deverá clicar em “registro via internet”.

Passo 4 – Nessa etapa será necessário você escolher a opção reclamação e na aba abaixo escolher que tipo de pacote, se é internacional por exemplo, e aceitar o termo “Declaro ter lido e aceito o Termo de uso do Fale com os Correios”

Passo 5 – Após ter realizado os passos acima, o site irá abrir o Formulário de registro da reclamação. O dado mais importante é o primeiro campo que é o “código de registro” onde você irá colocar o código de rastreamento do seu pacote.

Caso você tenha comprado algo e consiga com o vendedor ou site os dados dele (remetente) será ótimo. Se não conseguir, basta você coloca no nome o site da loja de onde comprou, a selecionar o país de onde vem o pacote em caso de compra internacional, por exemplo.

Para o campo “Email do remetente” você deve inserir o seu email pessoal.

Passo 6 – No campo destinatário você deve preencher com todos os seus dados corretamente.

Passo 7 – Nesse passo basta você preencher os dados da postagem:

  • Cliente possui contrato – coloque não
  • Embalagem – pacote
  • Peso – pode colocar 000 que será aceito
  • Preço – o preço do produto em caso de compra
  • Valor declarado – coloca 000
  • Agência de postagem e Local de postagem – você pode colocar xxxxxxx ou qualquer coisa aleatória
  • Coloque a data da postagem, mas caso você não souber coloque uma data aproximada
  • Aviso de recebimento – Coloque não caso não tenha recebido.

Passo 8  – Solicitação:

Tipo do serviço – se é carta registrada internacional por exemplo.

Qual o Motivo da reclamação – nesse tópico você deve explicar o porquê de sua reclamação contra a agência.

Conteúdo – Aqui você descreve o que tem no pacote ou na correspondência aguardada.

Mensagem – Nesse campo você pode falar que está há tempos esperando o pacote, que o status não atualiza, que está esperando muito pela correspondência, etc.

Feito todos os passos, basta enviar. O procedimento é bem simples e intuitivo.

Existe outra maneira de registrar a minha reclamação?

Há outras opções para fazer uma reclamaçào de procedência contra os Correios. (Imagem: Divulgação)

A resposta é sim! A Central de Atendimento dos Correios – CAC – funciona de segunda à sexta, das 8 às 20 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas, exceto feriados nacionais, por meio dos seguintes números:

  • 3003-0100 – Destinado a capitais, regiões metropolitanas e cidades – sedes de DDD. A tarifa tem custo de ligação local. Por meio deste número é possível contratar serviços como telegrama fonado e disque coleta, buscar Ceps e obter informações sobre produtos e serviços dos Correios.
  • 0800-725-7282 – Vale para todas as demais localidades brasileiras que não têm tecnologia para serem atendidas pelo 3003. Os serviços prestados por este número são os mesmos do 3003 0100, a diferença é a área de abrangência de cada um.
  • 0800-725-0100 – Exclusivo para registrar sugestões, elogios e reclamações. O número é o mesmo para ligações de todo o Brasil.

Esperamos ter ajudado você. Até a próxima.

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