Simulador de Aposentadoria – Calcule o valor da Sua!


Uma forma mais fácil de calcular sua aposentadoria


Guia de Serviço > Serviços Públicos > INSS > Simulador de Aposentadoria – Calcule o valor da Sua!

Calcular a aposentadoria pode aparentar ser um processo dificultoso para alguns, mas, graças aos avanços tecnológicos, esses cálculos podem ter uma resolução mais simplificada. No post de hoje, iremos mostrar como calcular a sua aposentadoria através dos simuladores e, se você quer saber mais sobre esse assunto, é só continuar nesse artigo até o final!

Simulador de Aposentadoria
Está com problemas em calcular a sua aposentadoria? Então não deixe de conferir esse post, pois iremos mostrar uma solução eficiente para o seu problema!

Muitas pessoas ainda têm dúvidas de como calcular a aposentadoria e, de fato, o cálculo demanda algumas informações bem específicas, e quem tem dificuldade com os números, pode acabar sofrendo um pouco. Contudo, se você não quer passar por essa situação e está procurando maneiras alternativas de realizar esses cálculos, nós iremos lhe apresentar uma solução.

O simulador de aposentadoria promete facilitar de vários modos o cálculo da aposentadoria, e o melhor de tudo é que essa ferramenta é disponibilizada de maneira gratuita para quem desejar usar. Contudo, ainda que ele seja mais simples e ágil de usar, é necessário que você realize um passo a passo específico, e detalharemos tudo isso aqui.

Os contribuintes que estão prestes a solicitar o seu benefício e tem curiosidade sobre o valor que devem receber, podem realizar uma simulação para sanar suas dúvidas. Quer saber qual será o valor da sua aposentadoria no INSS? Então descubra como simular aqui no passo a passo que preparamos especialmente para você e não deixe de compartilhar com outras pessoas!

Cadastro no site do INSS

Será preciso ter um cadastro no site do INSS, pois para realizar a simulação, temos que saber a média do tempo de contribuição e salários que foram recebidos. Para fazer o cadastro, você deverá informar os dados como data de nascimento, CPF, endereço de e-mail, número de telefone, nome completo, estado de nascimento e nome da mãe.

Simulador de Aposentadoria
Entretanto, caso você já tenha um cadastro no site, poderá pular esse passo a passo. Mas, caso não tenha, falaremos um pouco mais sobre ele.

Durante o cadastro, serão realizadas perguntas como qual a data de admissão do último emprego com CLT, se solicitou e recebeu benefício, entre outros. Terminando o cadastro, você deverá receber uma senha provisória para efetuar o login no sistema.

Caso tenha dificuldade ou queira mais informações sobre esse sistema, aprenda a usar o portal Meu INSS neste site.

Analisando o tempo contribuído

  • Simulação de forma automática:

Depois de efetuar o seu login é preciso clicar na opção “simulação tempo de contribuição” que aparece ao lado esquerdo da tela. Serão informados a você os vínculos trabalhistas registrados no INSS. Ao clicar em “simular” terá de forma detalhada o tempo em que contribuiu e ao clicar em “detalhar” poderá ver qual foi o período que trabalhou em cada uma das empresas.

Caso falte alguma informação é possível adicionar manualmente, mas na hora de solicitar o benefício é necessário ter provas para comprovar o tempo de trabalho.

  • Simulação realizada manualmente:

Para isso é necessário informar sexo, data de nascimento e clicar no ícone (+) para que possa informar a data de entrada e saída de cada empresa e qual foi o seu período de contribuição.

É preciso estar com a CTPS, ou seja, carteira de trabalho e seus carnês de contribuição com as guias de pagamento em mãos, pois você deverá incluir os períodos de contribuição ou trabalho, para em seguida clicar na opção “simular”, que irá gerar um resultado em anos, meses e dias.

É preciso ter o Cnis em mãos

O extrato da previdência Cnis que é o Cadastro Nacional das Informações Sociais, mostra detalhadamente os vínculos empregatícios e qual é a contribuição mensal realizada pelo contribuinte.

Simulador de Aposentadoria
O CNIS é um relatório de informações do trabalhador e é o documento mais importante dentro do universo previdenciário.

Para obtê-lo, basta selecionar a opção “extrato previdenciário” que aparece no lado esquerdo da tela. Logo após, clique na opção “imprimir” para ser gerado um arquivo PDF que mostra o resumo de todos os seus vínculos trabalhistas mais as contribuições ao INSS. Caso não consiga visualizar o documento no site, você pode agendar atendimento para retirar o documento em uma agência, através do telefone 135.

Dados pessoais

Com o Cnis e o tempo de contribuição já consultado, acesse este link para simular o valor da aposentadoria. Informe a data de nascimento, tipo de benefício solicitado, sexo, tempo total de contribuição e demais informações solicitadas.

Inclua informações sobre salário de contribuição

No site você irá se deparar com a opção “salários da contribuição”, informe o que foi recebido desde o ano de 1994. Confira o seu Cnis o qual possui a informação completa de remunerações para quem trabalhou no regime CLT, ou no caso de autônomos, o salário do tempo de contribuição.

Simulador de Aposentadoria
O simulador de aposentadoria tem uma conta que requer bastante atenção, pois qualquer informação errada pode afetar o resultado como um todo.

Basta digitar os números sem pontos ou vírgulas, exemplo: se for 1.035,00 digite apenas 103500. Se não houve alterações de valores no decorrer dos anos, não será preciso informar valores repetidos em todos os campos, clique na opção do campo ao lado para que o mesmo se repita automaticamente.

O sistema não calcula regras específicas, como exemplo, trabalhos que são prejudiciais a saúde, pois os acréscimos são diferentes, ou em casos de atividade múltipla.

Caso ainda tenha duvidas, aproveite o espaço abaixo e deixe seu comentário.