Cadastro Nacional de Informações Sociais CNIS: Para Que Serve?


Entenda qual a funcionalidade do CNIS e como consultá-lo!


Guia de Serviço > Serviços Públicos > INSS > Cadastro Nacional de Informações Sociais CNIS: Para Que Serve?

Você sabe para que serve o CNIS? Infelizmente, uma grande maioria de pessoas só vem conhecer esse documento tardiamente, quando se vê numa situação onde o uso dele é obrigatório. Porém, pode ser interessante você ter esse conhecimento o quanto antes, pois esse documento é considerado o mais importante dentro do meio empregatício e, para poder realizar a aposentadoria, é necessário obter em mãos o CNIS. No post de hoje iremos falar um pouco mais sobre esse assunto, confira!

Para Que Serve o CNIS
Está com dúvidas sobre o que é o CNIS ou como consultá-lo? Então é só continuar nesse post que iremos lhe ensinar!

Também chamado de extrato CNIS, esse documento é extremamente importante na vida do trabalhador por vários motivos e, um deles, é que esse documento vale como prova para diversas situações, bem como a comprovação de filiação à previdência social, tempo de contribuição, contribuição salarial etc. Ou seja, é um documento que possui um peso gigante e que deve ser mantido com muito cuidado.

Em suma, o cadastro nacional de informações sociais é como se fosse um histórico do trabalhador, o que acaba facilitando muitas coisas, afinal de contas, nem sempre lembramos todos os detalhes de todos os empregos que temos. Mas, para além de saber o que é o CNIS, também é importante compreender outras questões, bem como qual a finalidade desse documento e como consultá-lo.

O CNIS é considerado o documento mais importante e, por conta disso, é sempre válido conhecer todas as questões que permeia esse assunto. Portanto, se você está em busca de obter essas respostas, não deixe de conferir nosso post até o fim, pois apresentaremos todas essas respostas no artigo de hoje. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!

Cadastro Nacional de Informações Sociais

Passamos por tantos trabalhos ao longo da vida que às vezes é difícil lembrar de tudo. Quando começou na empresa, quando saiu, qual era o salário… Só que quando chega a hora de começar o processo de aposentadoria, todas essas informações são essenciais. Por isso que o governo criou o CNIS, para registrar tudo isso e deixar o processo previdenciário muito mais prático.

Agora, você consegue acompanhar todos os seus registros, além de também ter uma noção muito mais precisa de quanto tempo falta para a tão sonhada aposentadoria. Neste artigo iremos lhe explicar mais sobre o CNIS e como consultar as suas informações. Acompanhe conosco a seguir…

O que é o CNIS?

O Cadastro Nacional de Informações Sociais, CNIS, é nada mais nada menos que um banco de dados. Esse banco de dados armazena todas as informações sobre os trabalhadores. Na prática, é o documento mais importante para a sua previdência na hora da sua aposentadoria. O CNIS também é conhecido como extrato previdenciário ou como extrato CNIS.

Para Que Serve o CNIS
O CNIS é extremamente importante para dar início a sua aposentadoria e, por isso, é importante prezar por esse documento.

O Cadastro Nacional das Informações Sociais é uma espécie de relatório. O CNIS guarda informações sobre vínculos empregatícios desde 1976, ou seja, há 43 anos. O CNIS também registra os recolhimentos dos contribuintes individuais e autônomos desde 1979. E desde 1990 registra todas as remunerações mensais dos trabalhadores.

Esses dados são essenciais para conseguir a sua aposentadoria, já que o CNIS comprova o tempo de trabalho, remuneração e todas as demais informações importantes para sua previdência.

Como Consultar o CNIS?

Você pode consultar todas as informações presentes no CNIS indo presencialmente em uma unidade do INSS. Lembre-se de levar um documento de identidade e o seu CPF.

Você também pode consultar indo em uma agência bancária ou mesmo pelo site da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. O único detalhe é que os seus dados podem não estar tão completos quanto indo no INSS.

Outra maneira ainda mais simples de acompanhar a sua situação previdenciária e ver seus dados do CNIS é pela internet. Veja como fazer isso no próximo tópico:

Como obter o CNIS pela internet?

Conforme lhe explicamos acima, o CNIS guarda todas as informações que serão analisadas na hora de solicitar a sua previdência social. Então, consultar esse registro/extrato lhe dará informações precisas quanto a sua situação.

Antes, para acessar essas informações do CNIS, você precisava ir até uma unidade do INSS e solicitar. Hoje você pode fazer isso sem sair de casa, através da internet.

Para consultar o seu Cadastro Nacional de Informações Sociais, CNIS, pela internet, é só fazer o seguinte:

  • Acesse o site “Meu INSS”;
  • Faça o seu login clicando no canto superior direito da tela;
  • Clique em consultar extrato CNIS e veja tudo o que precisa!

Na hora de fazer o login você deverá colocar o seu CPF e clicar em “cadastrar senha”. Você precisará confirmar alguns dados e ligar para o número 135 para confirmar a sua chave de acesso.

Para Que Serve o CNIS
A navegação pelo site é bem intuitiva e, em poucos minutos, você já irá ter acesso ao seu extrato CNIS.

Caso não apareça essa opção clique em “esqueci a minha senha”. Ali você selecionará a opção de recuperar através de informações pessoais e de trabalho. É só responder as perguntas (sobre você mesmo) e criar a sua nova senha! O site vai lhe dando todas as instruções necessárias, é só ir lendo com calma e fazendo o que é solicitado.

Como posso atualizar o CNIS?

Algumas vezes você tem a necessidade de atualizar as suas informações do CNIS. Seja por algum erro no cadastro ou por alguma mudança mesmo.

Até mesmo para algum trabalho que não ficou registrado com o período certo ou nem mesmo entrou em seus registros.

Se a atualização que você precisa é dos dados cadastrais é só você seguir os passos abaixo:

  • Entre na sua conta no INSS, conforme explicamos no tópico anterior;
  • Vá em Agendamentos/Requerimentos;
  • Clique em “novo requerimento”;
  • Digite no campo “pesquisar” a palavra “dados” e selecione o serviço desejado;
  • Acompanhe o andamento pelo “Meu INSS” na opção Agendamentos/Requerimentos.

Talvez seja necessário o comparecimento presencial em uma unidade do INSS para confirmar as alterações.

Se a atualização for referente ao seu tempo de contribuição a solicitação é um pouquinho diferente.

Você precisará ir até uma agência do INSS e levando um Requerimento de Atualização preenchido. Não esquecendo do seu documento de identificação e CPF.

Além disso, você precisará levar todos os documentos que você tem que comprovem que você trabalhou aquele período. Sem comprovações você não tem como fazer alterações no seu tempo de contribuição. Todos os dados que você atualizar no INSS irão valer para o seu Cadastro Nacional das Informações Sociais, o CNIS.

Como entrar em contato com o CNIS?

Se você ainda tiver dúvidas ou problemas com o seu CNIS, é possível entrar em contato direto.

Para isso é só você ligar para o número 135. As ligações são gratuitas se feitas por telefone fixo e pagas se for por celular.