O que é Objeto Mal Encaminhado dos Correios? O que Fazer?


Descubra o que significa objeto mal encaminhado.


Guia de Serviço > Serviços Públicos > Correios > O que é Objeto Mal Encaminhado dos Correios? O que Fazer?

Diversos imprevistos podem acontecer quando estamos esperando uma encomenda pela empresa Correios, mas, muitas delas, pode ser que nem sequer conhecemos ou sabíamos que era possível, até acontecer. Um exemplo bem claro disso é em relação aos objetos mal encaminhados. Muita gente fica sem saber o que fazer quando isso acontece, mas nós iremos te explicar o que essa mensagem significa e o qual procedimento tomar, confira!

O Que é Objeto Mal Encaminhado e o Que Fazer
A sua encomenda está com status de “Objeto Mal Encaminhado”? Confira aqui o que isso quer dizer.

Quando fazemos uma compra online, a única coisa que desejamos é que a encomenda chegue o mais rápido possível. Entretanto, quando vemos o status de objeto mal encaminhado, bate um certo desespero, pensamos um milhão de coisas diferentes e achamos que o objeto não irá mais ser entregue no destino correto, que definitivamente não é o que desejamos.

Esse pensamento pode ser até compreensível, haja vista que nem sempre sabemos o que isso quer dizer. Mas, no post de hoje, iremos ensinar o que fazer com objetos mal encaminhados com intuito de amenizar a situação e tranquilizar quando isso acontecer. Saiba que isso não acontecei só com você e que, infelizmente, trata-se de algo muito mais comum do que se imagina.

Primeiramente, é válido dizer uma coisa, se houver uma encomenda mal encaminhada, fique tranquilo. Não é motivo para se desesperar ou para ficar preocupado. Isso ocorre quando há algum tipo de problema da parte interna do Correio, não necessariamente seu. Então, antes de tudo, saiba que, está tudo sob controle, e que você não precisa se desesperar.

O que significa objeto mal encaminhado?

O status “objeto mal encaminhado” significa, literalmente, que a sua encomenda foi mal encaminhada internamente dentro dos correios, ou seja, enviada para o lugar errado (Agência de Distribuição). Sendo assim, os Correios transporta milhares de encomendas diariamente e, por isso, é comum que vez ou outra ocorra algum problema de algum objeto ser enviado incorretamente para outra agência, sem ser a agência de destino, e é justamente o que esse status de objeto mal encaminhado quer dizer.

Mas fique tranquilo, pois isso não quer dizer que você informou o CEP errado e por isso foi parar em um endereço diferente, mas muito pelo contrário. Quando aparece esse status, significa apenas que houve um erro interno da parte dos Correios no processo de envio de encomenda, mas isso é facilmente revertido sem nenhum tipo de complicação.

O Que é Objeto Mal Encaminhado e o Que Fazer
Quando esse status aparecer no rastreamento do objeto, saiba que não foi por sua culpa.

Imagine um supermercado que recebe centenas de cliente por dia e solicita a entrega da mercadoria em casa. Eventualmente, pode ocorrer de o empacotador enviar um produto para uma casa diferente da apropriada. Ou seja, encaminhar para a residência errada. Fazendo um paralelo à essa analogia, é mais ou menos dessa forma que funciona o status de objeto mal encaminhado dos Correios.

É como se um dos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos se enganasse e enviasse para o endereço incorreto. Então, quando esse erro é percebido por algum outro funcionário responsável pelo envio das encomendas, o status de envio da sua encomenda é atualizado para “Objeto Mal Encaminhado”.  Agora que você sabe que se trata de um erro exclusivamente interno dos Correios, você deve saber o que fazer nessa situação, e ensinaremos abaixo.

O que fazer com objeto mal encaminhado?

Não há muito o que você possa fazer, afinal, não trata de um erro seu e muito menos da empresa que fez o envio do produto para você. Inclusive, essa é uma das cogitações feitas por algumas pessoas; acharem que o mal encaminhamento é devido o remetente (empresa que você fez o pedido do produto, ou pessoa que te enviou) ter preenchido o endereço errado, e diante desse achismo, acham que devem entrar em contato com a empresa que forneceu a venda do produto ou pessoa que te enviou, o que é errado. A reclamação tem de ser feita com os correios!

Contudo, esse não é o procedimento correto, indagar a empresa ou a pessoa. Voltamos a salientar que é um problema exclusivamente interno dos correios e, dessa forma, tanto o remetente quanto o receptor estão isentos de culpa. Então, diante disso, qual a maneira mais apropriada de agir nessa situação?

O Que é Objeto Mal Encaminhado e o Que Fazer
Como o erro do objeto mal encaminhado não por sua culpa, não há muitas opções disponíveis do que você deve fazer.

A única solução cabível é simplesmente esperar e nada mais. O correio dentro de alguns dias trata de encaminhar o objeto pra agência de distribuição correta. Quando o status é atualizado, significa que o Correios já está ciente do problema e que está tomando as medidas necessárias para reverter a situação e encaminhar pro local correto. Ou seja, o objeto mal encaminhado pelos Correios será novamente enviado para a agência correta e, logo em seguida, ser reenviado para a endereço correto!

Quantos dias demora para chegar um objeto mal encaminhado?

Agora que você já sabe que o status não é consequência de algum erro seu ou do remetente, mas sim do próprio Correios, resta saber em quanto tempo esse erro é reparado. Como já dito anteriormente, quando há ocorrência desse status, é sinal de que a empresa já está ciente do problema e já está fazendo o suficiente para que a encomenda seja enviada para o destino correto. Mas… infelizmente há alguns pormenores, ou seja, o tempo de entrega do produto aumenta em alguns dias… infelizmente.

Esse procedimento de reenvio de objetos mal encaminhados pode ser bem relativo. Geralmente, cerca de um ou dois dias é tempo suficiente para o correios reparar o erro, mas cada caso é um caso e, por isso, pode ser que seja necessário um tempo superior a dois dias úteis. Mas para não ficar de mãos atadas, você deve recorrer aos seus direitos fazendo uma reclamação, o que ensinaremos abaixo!

O Que é Objeto Mal Encaminhado e o Que Fazer
Os dias para entrega de um objeto mal encaminhado pode variar, mas você deve ficar atento caso seja necessário fazer uma reclamação.

Quando você tem uma encomenda para receber, a empresa Correios estipula um tempo de prazo da entrega. Caso o seu objeto demore mais tempo que o estipulado devido ao mal encaminhamento, você deve abrir uma reclamação. Entretanto, se você não sabe qual foi o prazo estipulado, fique tranquilo, pois através do site dos Correios você consegue ter acesso ao calculador de preços e prazos.

Se for constatado que realmente o prazo estipulado foi estourado, você deve dar continuidade a reclamação nos Correios. Se você não sabe como fazer esse procedimento, nós iremos te explicar com mais detalhes logo abaixo.

Como fazer reclamação de objeto mal encaminhado nos Correios?

Existem algumas formas diversas de abrir uma reclamação por objeto mal encaminhado, e uma delas é através do telefone. Para esse serviço, você deve se atentar ao horário de atendimento. É possível fazer reclamação somente entre segunda e sexta-feira das 8 às 20h. E aos Sábados das 8 às 18 horas, através do seguinte número;

O Que é Objeto Mal Encaminhado e o Que Fazer
É imprescindível que você faça essa reclamação caso o tempo de entrega seja extrapolado.
  • 0800-725-0100
    Exclusivo para registrar sugestões, elogios e reclamações. O número é o mesmo para ligações de todo o Brasil. Então, para registro de reclamação aos Correios, você deve ligar para esse número.

Mas se você quiser fazer a reclamação através de outros meios, sugerimos que você confira outro post aqui do site de como registrar uma reclamação nos Correios. Lá você vai encontrar outros modos mais acessíveis de conseguir esse realizar esse procedimento.

O nosso post acaba por aqui, mas esperamos ter te ajudado a entender o que é objeto mal encaminhado e o que fazer nessa situação. Se você gostou desse post, não se esquece de compartilhar com seus amigos e nos seguir nas redes sociais. Qualquer dúvida, deixe nos comentários que iremos responder! Nos vemos na próxima!