Como se Cadastrar e Usar o idCorreios?


Descubra o que é, como se cadastrar e usar a plataforma do idCorreios!


Guia de Serviço > Serviços Públicos > Correios > Como se Cadastrar e Usar o idCorreios?

Recentemente, a empresa Correios lançou a sua nova plataforma online, contudo, muitos ainda não compreenderam o que é o idCorreios e para o que ele serve. De fato, nem sempre quando uma novidade é lançada, há uma facilidade enorme de compreendê-la. E foi pensando em ajudar a entender essa nova ferramenta que esse post foi formulado! Então, se você não quer deixar esse assunto de lado, vamos direto para o post.

Ícone de um caminhão dos Correios e uma casa
Se você ainda não entendeu o que é o idCorreios, confira o artigo de hoje!

Antes de saber como se cadastrar no idCorreios, é fundamental entender qual a importância dessa ferramenta, quais suas funcionalidades e quem deve usar essa plataforma. Essa tecnologia serve, basicamente, como uma forma de melhor administrar as encomendas advindas do exterior. Assim, somente quem deseja receber encomendas que foram compradas fora do Brasil é que devem ter acesso a essa aplicação.

Dessa forma, aqueles que possuem encomendas a receber do exterior, devem aprender como usar o idCorreios. Vale ressaltar, contudo, que essa é uma obrigação de quem deseja retirar essas tais encomendas, haja vista que todas as taxas da empresa Correios devem ser pagas através dessa ferramenta e, o não pagamento, ocasionará na devolução do pacote ao remetente original.

Portanto, para que não ocorra nenhum tipo de dissabor e você perca a sua encomenda, vale a pena ficar de olho nessa parte. Então, se você possui uma encomenda para receber e quer saber o que é a ferramenta idCorreios, como usar e como fazer o cadastro, basta continuar lendo o nosso post de hoje, pois iremos mostrar detalhadamente todo esse processo.

O que é o idCorreios?

Para que você entenda o que é idCorreios, tenha em mente que se trata de uma plataforma online e que a sua principal finalidade é a de melhor gerenciar todos os tipos de encomendas cujo o remetente não seja brasileiro. Em suma, trata-se de um mecanismo de autenticação gratuita que redireciona para o acesso ao portal Correios e seus serviços.

Para que seja possível utilizar essa ferramenta, é necessário fazer um cadastro e, através do número de CPF, CNPJ ou idCorreios cadastrado, é possível obter acesso. Todo esse processo é bem simples, mas de suma importância para todos que possuem encomendas no exterior, e nós já iremos te explicar o motivo.

Uma caixa de correio amarela
O idCorreios é uma ferramenta que torna o pagamento das suas taxas mais organizadas.

Recentemente, a empresa Correios anunciou que irá ser cobrado uma taxa de R$15 por cada encomenda advinda de qualquer região que não seja o Brasil. Anteriormente, somente algumas dessas encomendas eram taxadas a pagar o chamado “despacho postal” e, dessa forma, não era obrigatório que todos obtivessem os recursos do idCorreios, mas houve uma mudança nesses parâmetro.

Como todas encomendas terão a obrigatoriedade do pagamento do despacho total, é imprescindível ter cadastro no idCorreios, pois todo o pagamento de taxa, tributação e despacho postal é feito pela ferramenta, e sem esse pagamento não é possível dar continuidade a entrega do pacote. E vale salientar que há um período de 30 dias para quitar essa dívida, do contrário, a sua encomenda será devolvida ao remetente. Então não perca tempo e venha aprender como usar o idCorreios.

Como fazer o cadastro no idCorreios?

Agora que você já sabe o que é essa plataforma e o motivo de ela ser tão importante, basta aprender como se cadastrar na plataforma idCorreios, e adiantamos que é um processo bem simples onde tudo é feito de maneira online através do seu celular ou notebook. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

O primeiro passo para fazer o cadastramento é acessar o site oficial dos Correios e, logo depois de entrar lá, acesse os dizeres “Cadastrar-se no idCorreios”, conforme a imagem mostra a seguir;

Site dos Correios onde é possível se cadastrar no idCorreios
Caso você já possua o cadastro no idCorreios, tudo o que você deve fazer é preencher com os seus dados e logar na plataforma.

Depois de apertar para se cadastrar, o próximo passo é escolher o perfil de cadastro que você deseja fazer, se é um para pessoa física ou para pessoa jurídica;

Site dos Correios onde é possível se cadastrar no idCorreios
Se você quiser cadastrar com o seu CPF, escolha a opção “pessoa física”. Caso essa categoria não corresponda ao que você deseja, basta escolher a que melhor se adequa.

Após ter escolhido o perfil de cadastro, clique em prosseguir. O próximo passo é informar alguns dados cadastrais de pessoa física. Os dados que são requeridos são CPF, nome, e-mail, etc.

Dados que devem ser preenchidos para poder se cadastrar no idCorreios
É de extrema importância completar todos os espaços em branco corretamente, já que, se o Correios identificar alguma atitude suspeita, ele pode bloquear a sua conta.

Nunca se esqueça de manter os seus dados atualizados, em especial na aba de cadastro de endereço. Ao chegar nessa parte, você deve tomar um cuidado especial para preencher corretamente, pois o Correios pode usar essa informação para o envio das suas futuras encomendas.

Após terminar todos os dados cadastrais, você deve aceitar os termos de serviço do idCorreios e, logo em seguida, será enviado uma confirmação de cadastro através do e-mail que você informou. Você deve acessá-lo para confirmar e poder começar a usar a sua conta.

E-mail de confirmação para poder se cadastrar no idCorreios
Depois de fazer essa confirmação de cadastro, estará tudo pronto para que você use essa plataforma.

A sua conta já estará liberada para uso e, dessa forma, você já estará livre para fazer o pagamento de tributações e taxas de suas encomendas fora do Brasil, além de poder utilizar outros serviços disponíveis no idCorreios.

Como usar o idCorreios?

Depois de já estar devidamente cadastrado, você deve acessar o site oficial dos Correios e, na página inicial, efetuar a sua entrada com o login e senha previamente cadastrada.

Site dos Correios onde é possível se cadastrar no idCorreios e usar o idCorreios
Se acaso você esqueceu a sua senha, é possível recuperar ela em poucos minutos.

Após ter entrado, você já irá ser redirecionado para o painel principal e já poderá aprender como usar a ferramenta idCorreios e fazer o pagamento de todas as taxas necessárias e receber as suas encomendas em casa. É bem simples fazer esse processo de pagamento, e primeiramente você deve acessar o site do Correios e ir em “Minhas importações”.

Site dos Correios onde é possível usar o idCorreios
Com essa funcionalidade você consegue rastrear os seus pedidos com muito mais facilidade.

Na tela seguinte você irá enxergar algumas informações condizentes com a sua importação, como, por exemplo, saber se ela foi tributada, o que fazer caso sua encomenda seja tributada, onde fazer o pagamento, etc. Adiantamos que todo o pagamento de taxa é feito pelo idCorreios, e também é possível rastrear a sua encomenda através dessa plataforma.

Site dos Correios onde é possível usar o idCorreios
Nesse espaço você consegue tirar algumas dúvida que talvez ainda tenha.

Através desse dessa ferramenta você consegue realizar alguns serviços, bem como visualizar onde a sua encomenda está, se ela foi tributada, o valor da tributação e quando você deve realizar os pagamentos. Se você tiver qualquer outra dúvida de como pagar a taxa do Correios de encomendas internacionais, confira o nosso post que detalhamos todo esse processo.

Entretanto, apesar de ser uma ferramenta bem interessante, haja vista de que você não precisar criar um novo usuário para cada encomenda internacional que você tenha, é possível utilizar, também, o aplicativo dos Correios. Através desse aplicativo você consegue ter as mesmas informações que são disponibilizadas através do idCorreios, a diferença é que tudo estará nas palmas das suas mãos.

Entretanto, apesar do aplicativo ser bastante prático, para que você faça o pagamento da tributação e do despacho postal, é obrigatório ter uma conta no idCorreios. Pode acontecer de você ter alguns problemas com o Correios, como, por exemplo, você não concordar com os valores atribuídos da taxa de tributação. E se você não concordar, é possível abrir uma reclamação contra o Correios.

No mais, esperamos que você tenha compreendido como usar o idCorreios e como fazer o cadastro. Se você gostou, não se esqueça de curtir esse post e compartilhar com os seus amigos para que eles também entendam melhor sobre essa ferramenta. Além do mais, não deixe de conferir outros posts daqui do site, temos certeza de que você irá gostar de muitos deles!