Como Fazer Uma Reclamação Nos Correios? ATUALIZADO


Aprenda a fazer uma reclamação na nos correios e receber mais rapidamente suas encomendas!


Guia de Serviço > Serviços Públicos > Correios > Como Fazer Uma Reclamação Nos Correios? ATUALIZADO

O Correios é a primeira empresa de entrega que passa na nossa cabeça quando desejamos comprar algo pela internet. Entretanto, alguns infortúnios podem ocorrer e você pode acabar querendo saber como fazer uma reclamação nos Correios e, se isso passou pela sua mente, saiba que há algumas regras para que você possa realizar uma reclamação. Quer saber um pouco mais sobre esse assunto? Então basta continuar a sua leitura nesse post que iremos trazer mais informações a respeito!

Como Fazer Uma Reclamação Nos Correios
Se você está com alguma dificuldade para fazer uma reclamação nos Correios, então confira esse post que iremos ensinar o passo a passo!

Fazer reclamação nos Correios é algo extremamente necessário para as compras que não chegaram dentro do prazo estipulado, afinal de contas, se você não fizer uma reclamação, a empresa não irá saber que há um problema para ser resolvido. Portanto, se você se vê numa situação onde está descontente com os resultados apresentados pelos Correios, é fundamental que você não deixe a sua indignação de lado, pois é somente expondo o problema que você poderá conseguir alguma solução.

Felizmente, graças ao advento da internet, fazer uma reclamação nos Correios não é uma tarefa tão complicada quanto costumava ser. Se você quiser realizar uma reclamação online, por exemplo, você pode, e isso é muito benéfico, pois otimiza um tempo precioso. Entretanto, se você não se dá muito bem com tecnologia, você há também a possibilidade de demonstrar a sua indignação por outros meios, como por intermédio do seu telefone.

Independentemente do modo de como fazer reclamação nos Correios, saiba que todos eles são muito úteis e tem a sua devida relevância. Por isso, se você está querendo realizar uma reclamação na empresa Correios, continue lendo esse post, pois iremos lhe mostrar detalhadamente o passo a passo de cada uma das possíveis formas de fazer esse procedimento.

Reclamação nos Correios

Infelizmente tornou-se muito comum o fato de as pessoas terem problemas nas suas entregas da empresa Correios, e os motivos são sempre os mesmos; atraso em entregas nacionais e atraso em entregas internacionais. Porém, ainda que tenha se tornado um problema muito comum da parte dos clientes, não é sinal de que você deve se acomodar com essa questão, mas muito pelo contrário.

A grande maioria dos problemas ocorrem justamente pelo fato de as pessoas não realizarem reclamação nos Correios. É uma questão de lógica; como é possível consertar um problema do qual você não tem conhecimento? Essa analogia serve para que você compreenda um pouco a importância de você não deixar de expressar o seu caso para a empresa, pois o Correios só saberá que algo está errado quando você retratar tal problema para eles.

Como Fazer Uma Reclamação Nos Correios
O problema com a sua encomenda será resolvida mais rápida se você fazer uma reclamação nos Correios, então não deixe de lado essa possibilidade.

Se não houver nenhuma reclamação, o Correios irá interpretar que tudo está ocorrendo da maneira prevista, e que ainda não houve uma extrapolação na data limite de entrega. Somente após você ter notificado o problema é que ele passará por uma análise e será constatado que ocorreu algum problema na sua encomenda e, a partir disso, a empresa irá começar a trabalhar para que essa questão seja contornada.

Muita gente reclama que a encomenda fica muitos dias parada em algum centro de distribuição e querem saber em até quanto tempo tal postagem chegará em sua residência, porém, a resposta mais precisa você só irá saber quando contactar a empresa e fazer esse questionamento. Não há motivos para hesitar em abrir uma reclamação nos Correios, pois isso só irá adiar ainda mais a entrega na sua residência, algo que definitivamente não é a sua vontade.

Entretanto, ainda que os motivos mais comuns de as pessoas abrirem uma reclamação na empresa Correios sejam por entrega atrasada, essa não é a única razão pela qual você pode decidir optar por essa escolha. Você pode – e deve – fazer uma reclamação na empresa Correios quando o seu produto for extraviado ou quando a encomenda chegar na sua casa danificada devido ao mau transporte, por exemplo.  No tópico abaixo, nós falaremos um pouco mais sobre esse assunto.

Quando devo fazer uma reclamação nos Correios?

Antes de você querer saber como abrir uma reclamação nos Correios, é fundamental que você entenda em quais ocasiões é permitido fazê-lo, afinal de contas, você não vai querer desperdiçar o seu tempo realizando esse procedimento para que, no fim, você descubra que não é possível abrir uma reclamação pelo motivo que você deseja. Como falamos mais acima, existe algumas regras para que a sua reclamação seja bem sucedida, e iremos falar sobre isso nesse tópico.

A primeira coisa que você se atentar é de se certificar de que o objeto que você comprou está registrado e, para obter essa informação, você deve consultar o status do objeto comprado na página de rastreamento de objetos dos Correios, já que somente os objetos que são registrados é que podem ser rastreados. Ao abrir a página, você deve digitar o código de rastreio (EX: AA 123456789 AA) e, se o produto for rastreado, é sinal de que você pode seguir com a sua reclamação no Correios.

Esse feito é importante para que você possa evitar desgastes desnecessários. Além disso, você também deve abrir uma reclamação nos Correios quando houve qualquer tipo de problema com as entregas da empresa, seja esse problema de: objeto extraviado, objeto não entregue, mercadoria danificada, atraso ou demora na entrega, lançamento de status errado no rastreamento e falta de envio do código de rastreamento.

Algo que você deve se manter atento é que, quando você for fazer uma reclamação nos Correios por motivo de atraso na entrega, ela só será aceita quando o atraso for superior ao período da data estipulada, ou seja, quando o prazo da entrega do objeto estiverem expirados. Então, antes de dar início ao processo de reclamação, recomendamos que você acesse o calculador de preços e prazos que está contido dentro da página dos Correios.

Como Fazer Uma Reclamação Nos Correios
É importante ficar atento a quando você pode fazer uma reclamação nos Correios para que a sua solicitação não seja rejeitada.

Além disso, saiba que há uma restrição no tempo em que você pode abrir uma reclamação. Por exemplo, se você tem para receber um objeto registrado nacional, e ele apresentar algum problema na entrega, você deve fazer uma reclamação nos Correios em até 90 dias após a data prevista da entrega. Caso você resolva reclamar somente depois desses 90 dias, o seu pedido não irá ser continuado.

Contudo, se você passou por algum problema que não diz respeito ao atraso na entrega ou a assuntos concernentes a uma encomenda, mas ainda assim quer abrir reclamação nos Correios, há algumas situações que você pode fazer. Engana-se quem pensa que as reclamações estão limitadas a esses assuntos, pois também é possível fazer denúncias por mau atendimento e negligência de serviço, por exemplo.

Esses casos não se encaixam bem como uma reclamação, e sim como uma denúncia, e você pode fazer essa denúncia de maneira anônima, caso preferir. Há uma página dedicado no site dos Correios para você fazer alguma denúncia, e isso significa dizer que você também pode fazer alguma denúncia através da internet. Porém, há algumas situações em que você não pode seguir adiante com a denúncia anônima.

Se você quiser denunciar algum caso de assédio sexual, moral ou algum tipo de discriminação, por exemplo, não será possível fazer de maneira anônima, pois, nesses casos, é necessário provas identificáveis, bem como o testemunho da própria vítima ou pelo responsável legal, caso a vítima da denúncia seja menor ou incapaz.

Quais os passos para fazer uma reclamação nos Correios?

Para fazer reclamação na empresa Correios não é muito complicado e, como falamos anteriormente, há diferentes modos para essa finalidade. É comum que você tenha qualquer dúvida a respeito desse assunto, afinal de contas não é algo que está presente no nosso dia a dia. Portanto, pensando em deixar tudo ainda mais claro para você, resolvemos detalhar passo a passo de cada uma das possíveis formas de fazer uma reclamação nos Correios.

Como Fazer Uma Reclamação Nos Correios
Há três meios para que você possa fazer uma reclamação nos Correios, e ensinaremos o passo a passo de todas as maneiras nesse post.

Caso você tenha passado por alguma situação do qual você ache necessário uma abertura de processo reclamatório, saiba que é possível consumar o seu desejo através do seu telefone celular, por intermédio do próprio site do Correios ou indo em alguma agência da empresa (presencialmente). No post de hoje, iremos explicar como abrir uma reclamação em cada um destes canais, então não deixe de conferir logo abaixo.

Como fazer uma reclamação nos Correios pelo telefone?

Atualmente, ainda há muitas pessoas que preferem resolver os problemas por intermédio do celular e, visando essas pessoas, iremos explicar como fazer uma reclamação nos Correios pelo telefone. É válido ressaltar que a empresa possui uma vasta variedade de serviços disponibilizados pelo telefone, portanto, para aqueles que querem fazer uma reclamação nos Correios, é fundamental que você ligue para o número correto.

O que queremos dizer é que há uma certa segmentação nos serviços telefônicos, então você não pode ligar para um número e solicitar a abertura de uma reclamação se o número não for destinado para esse fim.

Como Fazer Uma Reclamação Nos Correios
Fazer uma reclamação nos Correios pelo telefone é bem simples, mas você precisa se atentar a qual número você deve ligar.

Portanto, para fazer uma reclamação nos Correios por telefone você deve ligar para o número 0800 725 0100. Esse canal de comunicação é exclusivo para registrar reclamações, elogios ou sugestões, e você deve ligar para esse número independente do local em que você mora, seja na capital ou seja em alguma região metropolitana. O horário de atendimento para esse número é de segunda à sexta-feira das 08h às 20h e aos sábados das 08h às 14h.

Entretanto, se você quer fazer uma ligação para empresa Correios por qualquer outro motivo que não os citados anteriormente, você não deve ligar para o número que foi falado anteriormente. Confira logo abaixo os números telefônicos com as suas respectivas funcionalidades.

  • 3003 0100: Deve ligar para esse número aqueles que moram em capitais ou em regiões metropolitanas. Através desse telefone você conseguirá contratar serviços como o telegrama fonado e disque coleta. Fora isso, você consegue buscar CEPs e obter informações sobre produtos e outros serviços dos Correios;
  • 0800 725 7282: Deve ligar para esse número aquelas pessoas que não moram em capitais ou em regiões metropolitanas. Os serviços prestados são os mesmos do número citado anteriormente, a única diferença está em relação a área de abrangência de cada um;
  • 0800 725 0898: Os serviços concernentes a esse número também é o mesmo citado anteriormente, contudo, esse canal é exclusivo para pessoas que são portadoras de alguma deficiência auditiva. Pode ligar para esse número qualquer pessoa que tenha um problema auditivo, independente da localidade;
  • 3003 1383: Esse número é um canal exclusivo para as pessoas que querem obter alguma informação que tenha relação sobre o Banco Postal. Também pode ligar pessoas de toda e qualquer localidade do Brasil.

O horário de atendimento para todos os números citados acima também é de segunda à sexta feira das 08h às 20h e aos sábados das 08h às 14h, segundo o horário de Brasília. Para algumas pessoas, o horário de atendimento pode parecer um pouco restrito e, nesses casos, o nosso conselho é que você opte por outro meio de realizar a reclamação, que pode ser tanto presencialmente ou através da internet, e iremos detalhar o procedimento desses dois modos.

Como fazer uma reclamação nos Correios presencialmente?

Há algumas pessoas que preferem fazer esse procedimento de maneira presencial e, para quem prefere esse método, saiba que também é possível. Entretanto, para quem optar por esse modo, é importante que você esteja atento ao horário de funcionamento das agências dos Correios. É válido ressaltar que o horário de atendimento nas agências Correios varia muito e, por isso, recomendamos que você acesse o sistema de agência situado no site dos Correios, pois lá é possível ver o funcionamento de todas as agências brasileiras.

Como Fazer Uma Reclamação Nos Correios
Através do site dos Correios você também consegue visualizar qual a agência mais próxima da sua casa.

Fora isso, outra coisa que você deve saber antes de fazer uma reclamação na agência dos Correios é sobre a relação de documentos que necessários para dar continuidade ao procedimento. Geralmente, em todos os processos pede-se alguns documentos, mas como é presencialmente, é fundamental que você não os esqueça, haja vista que certamente a última coisa que você irá querer e perder a viagem. Confira abaixo a lista dos documentos que deverão ser apresentados.

–  Código de Rastreamento do objeto (se aplicável);
–  Número do CPF e RG do remetente e do destinatário (ou CNPJ, caso seja Pessoa Jurídica);
–  1 telefone de contato;
–  Comprovante de Postagem (desejável);
–  CEP de origem e destino da encomenda.

Caso você esteja com dúvida em achar algumas dessas informações, bem como o CEP de origem, saiba que é possível obter todas essas informações através do site que você realizou a compra ou entrando em contato com o vendedor. Outra coisa que é importante salientar é que, através do site dos Correios, você também consegue visualizar qual é a agência mais próxima da sua casa.

Depois de ter reunido todos os documentos necessários e ter escolhido qual a agência mais próxima da sua casa, basta comparecer no local e solicitar a abertura de uma reclamação por encomenda atrasada, extraviada, danifica ou afins. Depois disso, é só aguardar até que o seu procedimento seja finalizado.

Como fazer uma reclamação nos Correios pela internet?

A grande maioria das pessoas provavelmente irão querer saber como fazer uma reclamação nos Correios pela internet, afinal de contas essa é a maneira mais cômoda, pois pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer hora, bastando ter uma conexão com a internet. Essa forma é ideal para aquelas pessoas que tem uma agenda muito corrida e não tem tempo para fazer uma reclamação na agência ou através do telefone celular.

Como Fazer Uma Reclamação Nos Correios
Se você preza pela comodidade, o melhor caminho é optar por fazer uma reclamação nos Correios pela internet.

Como sabemos que algumas pessoas têm dificuldade para realizar esse processo, seja por não ter muita intimidade com tecnologia ou seja por ter alguma dúvida durante o procedimento, resolvemos detalhar o passo a passo para fazer uma reclamação nos Correios pela internet. Para conferir o resultado, basta continuar rolando para baixo esse post.

– Primeiramente, você deve acessar o site dos Correios através do seu computador, tablet ou smartphone;

– Ao adentrar no site, você deve apertar nos dizeres “Ferramentas”, situado no canto superior direito da tela;

Como Fazer Uma Reclamação Nos Correios
Através do site dos Correios você consegue realizar outros serviços, bem como a possibilidade de rastrear objetos cujo o remetente é internacional.

– Após isso, selecione a opção “Fale Conosco”;

Como Fazer Uma Reclamação Nos Correios
Nessa página, você também consegue visualizar qual a agência mais próxima da sua casa, basta clicar em “Busca Agências”.

– Em seguida, irá ser aberto uma página sobre registro de manifestações, e você deve escolher a parte de reclamação;

Como Fazer Uma Reclamação Nos Correios
É através dessa página que você também consegue fazer um elogio, tirar dúvida, fazer uma solicitação ou sugestão.

– Você deve escolher a opção que se adequa à sua reclamação, se é um objeto postal nacional ou objeto postal internacional;

– Ao fazer isso, você será direcionado para uma nova página onde é necessário escolher o motivo da sua reclamação e, caso o motivo seja de atraso na entrega, você deve escolher a opção “Inconformidade na entrega da remessa/objeto postal”;

Como Fazer Uma Reclamação Nos Correios
Entretanto, caso essa resposta não se encaixar para a sua ocasião, você pode selecionar outras opções.

– Depois, é só selecionar “Remessa/Objeto postal não entregue” e selecionar se você é o remetente ou o destinatário;

Como Fazer Uma Reclamação Nos Correios
Você também pode selecionar outras opções, bem como “Objeto danificado”, “Entregue com atraso”, “Entregue em local divergente” etc.

– Feito isso, os próximos passos serão dedicados para que você preencha algumas lacunas. A primeira informação que você deve fornecer é o código do objeto;

Como Fazer Uma Reclamação Nos Correios
Você consegue obter o código de rastreamento do objeto através do próprio site que você realizou a compra.

– Depois disso, preencha outras informações obrigatórias, bem como nome do destinatário, nome do remetente, telefone para contato etc.;

Como Fazer Uma Reclamação Nos Correios
Preencha corretamente os espaços, em especial o e-mail e telefone, pois o Correios irá retornar com uma resposta por um desses dois canais de comunicação.

– Não deixe de escolher o tipo de embalagem do seu objeto, se é um envelope ou caixa. Feito isso, declare ter lido e estar de acordo com o “termo de uso do fale com os Correios” e preencha o reCAPTCHA.

Como Fazer Uma Reclamação Nos Correios
É importante que você declare ter lido e aceito os termos, do contrário, não será possível dar continuidade com o procedimento de reclamação.

E esse é todo o procedimento para fazer uma reclamação nos Correios pela internet, depois de ter preenchido todos os campos obrigatórios, basta apertar para enviar que a sua reclamação já será encaminhada para os Correios. Você receberá uma resposta da empresa, junto com o protocolo de atendimento, através do e-mail cadastro ou pelo telefone, então fique atento as eventuais manifestações dos Correios.

Em quanto tempo a reclamação dos Correios é respondida?

É importante salientar que os Correios têm um prazo limite para responder a sua reclamação, e você deve se manter atento a esse período, pois caso ele seja extrapolado, você pode tentar uma outra intervenção através de outros canais. Do mesmo modo, você também deve saber o período máximo para não procurar erroneamente outros canais de comunicação.

Como Fazer Uma Reclamação Nos Correios
Há um prazo máximo para que a empresa responda a sua reclamação. Do contrário, você pode procurar outro método de intervenção.

Quando você utiliza os serviços do “Fale Conosco” dos Correios, a empresa tem até 5 dias úteis para apresentar uma resposta a reclamação ou a alguma recorrência. Por “recorrência”, entende-se quando o cliente não aceita a resposta dada referente a sua reclamação e solicita mais esclarecimentos.

O que fazer quando a reclamação nos Correios não resolve o problema?

Se porventura você fez alguma reclamação nos Correios e, passado esses 5 dias, você ainda não obteve uma resposta plausível, saiba que é direito do cliente e demais cidadãos solicitar a intervenção da Ouvidoria em casos excepcionais e reclamações não solucionadas. Entretanto é fundamental ressaltar que, para que a Ouvidoria possa fazer algo, os canais regulares devem ser primordialmente contactados.

Em caso de você quiser solicitar a intervenção da Ouvidoria, é importante você saber que, conforme a Instrução Normativa n.º 5/2018 do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União/Ouvidoria-Geral da União, há uma período de, no máximo, 30 dias para que você obtenha a sua resposta. Portanto, caso a sua reclamação não surtir nenhum efeito, saiba que você contactar a Ouvidoria.

Saiba que, para recorrer a Ouvidoria, você deve ter em mãos o número do protocolo de atendimento do “Fale Conosco”, e o e-mail cadastrado para o protocolo. Ao ter essas duas informações, basta escrever a sua manifestação no campo dedicado para essa finalidade. Salientamos também que é possível acompanhar a sua manifestação, bastando ter o código da manifestação, código do objeto e um documento de identificação, podendo ser o CPF ou CNPJ.

Como Fazer Uma Reclamação Nos Correios
Você consegue o número do protocolo assim que termina a sua reclamação, independente se ela é feita online, pessoalmente ou por telefone.

E esse é todo o procedimento que você deve fazer sobre fazer uma reclamação nos Correios. Se você gostou desse post, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais ou com alguma pessoa que está passando por esse problema. Por fim, convidamos você a visitar outros posts daqui do site, pois temos certeza de que você irá gostar de muitos deles. Nos despedimos por aqui, até a próxima!