Como Registrar Uma Reclamação Nos Correios?

Saiba quais os procedimentos necessários para realizar uma reclamação contra a empresa Correios.


Se você passou por uma situação indesejada, como atrasado na entrega ou mesmo um produto danificado devido o mau transporte da carga, e deseja realizar uma reclamação contra os correios, você saberá como realizar esse processo passo a passo no post de hoje.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou, simplesmente, Correios, é uma empresa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil. Atualmente, é a empresa que mais detêm carga para entrega, e atende todo o território brasileiro. A empresa transporta milhares de produtos semanalmente, e por conta disso, é passível da empresa atrasar algumas entregas ou mesmo cometer outros erros que podem ser amparados na forma da lei.

Com o passar dos anos, diversos serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa. Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família SEDEX, serviço de encomendas expressas. Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.

Tendo em vista toda a dimensão da empresa, pode até se tornar compreensível alguns erros advindos da mesma, mas se você deseja saber como registrar uma reclamação e em quais circunstâncias você tem esse direito, continue no nosso post que tentaremos tirar todas as suas dúvidas.

Quando eu devo fazer o registro de uma reclamação?

Antes de qualquer coisa, é bom esclarecer que se você deseja realizar uma reclamação em relação a alguma mercadoria, você primeiro deve se certificar se o objeto está registrado, consulte o status do objeto na página de Rastreamento de objetos dos Correios, já que somente os objetos registrados podem ser rastreados. Esse é um procedimento importante para não ocorrer trabalho e desgastes desnecessários.

Você pode registrar algum tipo de reclamação contra o Correios nas seguintes ocasiões: caso tenha tido algum problema com uma entrega dos Correios, tais como: mercadoria extraviada, objeto não entregue, produto danificado, demora ou atraso na entrega, lançamento de status errado no rastreamento, dentre outros.

Mas lembre-se; quando realizar as reclamações por atraso na entrega, só podem ser feitas se os prazos de entrega do objeto estiverem expirados. Para consultar os prazos de entrega, acesse o Calculador de Preços e Prazos, informando a data de postagem do seu objeto. Lembre-se de que o limite de prazo para reclamação de objetos registrados nacionais é de 90 dias, a contar da data prevista de entrega.

Quais são os passos do procedimento?

Caso você tenha passado por uma situação que julgue necessário uma abertura de um processo reclamatório, você tem alguns meios de consumar a sua reclamação; por telefone, através do site dos Correios ou por intermédio de uma agência do Correios (Presencialmente). Nós iremos te explicar como realizar cada processo em cada um desses meios!

Como registrar uma reclamação pelo telefone

Os Correios tem uma gama de variedades nos seus serviços telefônicos, para aqueles que desejam contatá-los por intermédio dessa ferramenta, mas o princípio é sempre o mesmo; você deve realizar uma ligação para o número e descrever qual a sua insatisfação.

A Central de Atendimento dos Correios – CAC – funciona de segunda à sexta, das 8 às 20 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas, exceto feriados nacionais. Como já dito, o sistema de telefonia dos Correios é um pouco diferente, sendo necessário fazer uma ligação para um número especificado para atender determinadas especificações. Abaixo, você encontrará os números com as respectivas descrições de atendimento, segundo o próprio site dos correios, confira:

  • 3003-0100
    Destinado a capitais, regiões metropolitanas e cidades – sedes de DDD. A tarifa tem custo de ligação local. Por meio deste número é possível contratar serviços como telegrama fonado e disque coleta, buscar Ceps e obter informações sobre produtos e serviços dos Correios.
  • 0800-725-7282
    Vale para todas as demais localidades brasileiras que não têm tecnologia para serem atendidas pelo 3003. Os serviços prestados por este número são os mesmos do 3003 0100, a diferença é a área de abrangência de cada um.
  • 0800-725-0100
    Exclusivo para registrar sugestões, elogios e reclamações. O número é o mesmo para ligações de todo o Brasil.
  • 0800 725 0898
    Exclusivo para portadores de deficiência auditiva.
  • 3003 1383
    Informações Banco Postal.

Como registrar uma reclamação presencialmente

Se você deseja realizar esse procedimento de forma presencial, tudo o que você tem que fazer é se dirigir a uma Agência dos Correios da sua cidade e informar a sua reclamação. Geralmente, em todos os processos são necessários alguns documentos, em especial quando a reclamação é feita de forma presencial. Confira abaixo alguns dos documentos que você deve ter em mãos ao ir realizar uma reclamação contra os correios.

  • Código de Rastreamento do objeto (se aplicável);
  • Número do RG e CPF do remetente e do destinatário (ou CNPJ, caso seja Pessoa Jurídica);
  • 1 telefone de contato;
  • Comprovante de Postagem (desejável);
  • CEP de origem e destino da encomenda.

Você pode conferir qual a agência mais perto da sua casa através desse link http://www2.correios.com.br/sistemas/agencias/

Basta você preencher corretamente as lacunas que será mostrada para você todas as regiões onde há presença de uma agência dos Correios.

Como registrar uma reclamação online

Para realizar uma reclamação pelo site, basta você seguir cada um dos passos que iremos mostrar a seguir, então, sem muitas delongas, vamos a eles;

Passo 1 – Para começar, você deve acessar pelo seu computador, tablete ou smartphone o site do Correios.

Passo 2 – Vá até a aba superior e clique no campo “Fale com os Correios”

Passo 3 – Agora você deverá clicar em “registro via internet”.

Passo 4 – Nessa etapa será necessário você escolher a opção reclamação e na aba abaixo escolher que tipo de pacote, se é internacional, por exemplo, e aceitar o termo “Declaro ter lido e aceito o Termo de uso do Fale com os Correios”.

Passo 5 – Após ter realizado os passos acima, o site irá abrir o Formulário de registro da reclamação. O dado mais importante é o primeiro campo que é o “código de registro” onde você irá colocar o código de rastreamento do seu pacote.

Caso você tenha comprado algo e consiga com o vendedor ou site os dados dele (remetente) será ótimo. Se não conseguir, basta você coloca no nome o site da loja de onde comprou, a selecionar o país de onde vem o pacote em caso de compra internacional, por exemplo.

Para o campo “Email do remetente” você deve inserir o seu email pessoal.

Passo 6 – No campo destinatário você deve preencher com todos os seus dados corretamente.

Passo 7 – Nesse passo basta você preencher os dados da postagem:

  • Cliente possui contrato – coloque não;
  • Embalagem – pacote;
  • Peso – pode colocar 000 que será aceito;
  • Preço – o preço do produto em caso de compra;
  • Valor declarado – coloca 000;
  • Agência de postagem e Local de postagem – você pode colocar xxxxxxx ou qualquer coisa aleatória;
  • Coloque a data da postagem, mas caso você não souber coloque uma data aproximada;
  • Aviso de recebimento – Coloque não caso não tenha recebido.

Passo 8  – Solicitação:

Tipo do serviço – se é carta registrada internacional por exemplo.

Qual o Motivo da reclamação – nesse tópico você deve explicar o porquê de sua reclamação contra a agência.

Conteúdo – Aqui você descreve o que tem no pacote ou na correspondência aguardada.

Mensagem – Nesse campo você tem a opção de declarar os motivos, de forma detalhada, do por que estar realizando esse processo. Poderá ser incluídas informações como; esperando o pacote, não atualização do status da postagem, espera  muito grande pela correspondência etc.

Feito todos os passos, basta enviar. O procedimento é bem simples e intuitivo. Por hoje é isso, esperamos ter te ajudado com essas dicas, até a próxima!

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