Como Consultar Saldo do FGTS pelo CPF?

Confira como é possível você consultar o seu FGTS de uma maneira extremamente fácil; através do número do seu CPF!


O Fundo de garantia por Tempo de Serviço, também conhecido como FGTS, é um dos direitos trabalhistas que mais se tem relevância e mais apreciados pelo trabalhador brasileiro. Antigamente, esse direito só contemplava o cidadão do qual fosse vítima de uma demissão ou somente após algum tempo de jornada de trabalho sem nenhum tipo de registro na carteira de trabalho. Mas após algumas discussões nas pautas das leis trabalhistas, ocorreu uma mudança na forma como esse benefício poderá ser consultado e sacado pelo cidadão.

Segundo as atuais alterações trabalhista vigente, implementada durante o governo Temer, o número de pessoas que poderão se aproveitar desse direito irá aumentar drasticamente, haja vista que, agora, todas as pessoas que possuem contas inativas no FGTS da Caixa Econômica Federal, podem sacar o seu saldo.

O nível de parcela de pessoas que não estão empregadas mas que desfrutam desse benefício é altíssimo, mas sem abrir mão da consciência do seu saldo, com o propósito de saber que o empregador está cumprindo devidamente para com as suas obrigações, segundo a CLT que abriga esses direitos.

Nesse artigo você irá saber detalhadamente qual o procedimento de consultar o seu saldo do FGTS por intermédio do se número de CPF e, assim, poderá ficar a par da situação das suas contas, estejam elas inativas ou não.

Como consultar o saldo do FGTS tendo em mãos o Cartão do Cidadão

A vinda do Cartão Cidadão foi um dos direitos trabalhistas que atribui a si uma extrema facilidade e comodidade, já que esse cartão propõe e acarreta consigo um grande número de benefícios sociais e de cunho trabalhista, como, por exemplo, o FGTS, PIS, Bolsa Família, Seguro-Desemprego etc.

Esse cartão possui uma dependência da agência bancária Caixa Econômica, sendo somente possível que se utilize nesse banco ou nas casas lotéricas, obtendo em mãos a senha para consulta do respectivo saldo.

É possível e extremamente acessível adquirir, através de uma conexão com a internet, um extrato completo do FGTS utilizando o número do NIS/PIS/PASEP.

Como consultar, através do telefone, o saldo do FGTS

Para facilitar ainda mais a sua consulta, é possível que você faça por meio do telefone; um processo de tremenda acessibilidade, ágil, simples e fácil. Todo o esforço se baseia em, basicamente, ligar para a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal, cujo número é 0800 726 0207.

Seguindo com afinco todas os parâmetros estabelecidos durante a chamada, você conseguirá o seu saldo em poucos minutos, evitando muita dor de cabeça e poupando em grande escala o seu tempo. Será requerido o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e, após cumprir as diretrizes, você receberá as informações no que diz respeito ao seu FGTS.

Como consultar via internet o saldo FGTS utilizando o CPF

Com todo esse esforço para manter os processos da maneira mais simples possível, a consulta via internet também não ficaria de fora de propagar esses canais de benefícios. É totalmente possível gerenciar uma consulta completamente online, sem que seja necessário um deslocamento da sua residência para outro local. Mas fique atento, para que você possa atender a esse objetivo, é necessário ter em mãos os seguintes documentos que iremos citar para você:

  • Numeração do RG que deseja realizar o saldo;
  • O número do PIS;
  • Numeração do Cadastro de pessoa Física (CPF);
  • Dados do título de eleitor

Tendo esses dados em mãos, iremos te explicar detalhadamente o passo a passo de como proceder eficazmente sua consulta:

  • Entre no site da Caixa Econômica Federal: caixa.gov.br
  • Clique na aba com os dizeres “Programas e Benefícios”;
  • Clique na opção FGTS;
  • Ou clique no link http://www.caixa.gov.br/extrato-fgts
  • Preencha corretamente com o número do PIS e a senha de acesso cadastrado anteriormente;
  • Se for o seu primeiro acesso, será necessário cadastrar uma conta;
  • Clique na guia FGTS e confira o extrato do seu FGTS;
  • Pressione no link Extrato Completo para que seja possível visualizar o Extrato FGTS por intermédio do CPF;
  • Por fim, caso seja da sua vontade, poderá imprimir o extrato completo do FGTS no final da página.

Conferir o FGTS pelo CPF

Por várias razões, incluindo facilidade e rapidez, é de grande sabedoria conhecer os passos necessários para a consulta do FGTS através do CPF, já que, dessa forma, é possível que você fique no controle e administre melhor as movimentações da sua conta, mesmo inativa. Para que se possa realizar o saque de maneira menos burocrática e mais direta, esse é o método mais eficaz.

Curta o site no Facebook!