Como Consultar Saldo do FGTS Pelo CPF?


Confira como consultar o seu FGTS através do número do seu CPF!


Guia de Serviço > Serviços Públicos > Caixa Econômica Federal > Como Consultar Saldo do FGTS Pelo CPF?

O Fundo de garantia por Tempo de Serviço, também conhecido como FGTS, é um dos direitos trabalhistas que mais se tem relevância e mais apreciados pelo trabalhador brasileiro. Antigamente, esse direito só contemplava o cidadão do qual fosse vítima de uma demissão ou somente após algum tempo de jornada de trabalho sem nenhum tipo de registro na carteira de trabalho. Mas após algumas discussões nas pautas das leis trabalhistas, ocorreu uma mudança na forma como esse benefício poderá ser consultado e sacado pelo cidadão.

Homem consultando o saldo do FGTS
Está querendo consultar o saldo do seu FGTS pelo CPF mas está com dificuldade? Então acompanhe o nosso post que iremos te mostrar alguns meios para fazer essa consulta!

Segundo as atuais alterações trabalhista vigente, implementada durante o governo Temer, o número de pessoas que poderão usufruir do saldo FGTS irá aumentar drasticamente, haja vista que, agora, todas as pessoas que possuem contas inativas no FGTS da Caixa Econômica Federal, podem sacar o seu saldo, e é interessante que você saiba quais os meios de fazê-lo.

O FGTS é um direito de cada cidadão, e a maioria das pessoas procuram saber como consultar o saldo FGTS pelo CPF e, realmente, é um fato relevante. Porém, o que muitos ainda não sabem, é que existe outras maneiras alternativas de fazer essa consulta. Por exemplo, você consegue obter essa informação através da internet e até mesmo pelo telefone!

Nesse artigo você irá saber detalhadamente qual o procedimento necessário para consultar o seu saldo do FGTS por intermédio do seu número de CPF e as outras formas, assim, poderá ficar a par da situação das suas contas, estejam elas inativas ou não. Se você quer saber mais sobre esse assunto, basta continuar nesse post que iremos falar tudo sobre esse assunto.

O que é o saldo FGTS?

É fundamental entender o que é o FGTS, afinal, somente dessa forma ficará mais claro como fazer a consulta do fundo de garantia. Basicamente, trata-se de um direito, a qual consta na CLT, cujo intuito é proteger o trabalhador, e funciona análogo a uma indenização por tempo trabalhado em uma determinada empresa.

Homem de terno e com uma gravata vermelha
O FGTS é um direito que toda empresa deve fornecer.

Esse direito funciona da seguinte maneira; mensalmente, uma quantia do seu salário total – por volta de 8% – é depositada nesse fundo. Contudo, não o próprio trabalhador que faz esse depósito, mas sim o empregador e, consequentemente, é necessário abrir uma conta na Caixa Econômica Federal, pois é a instituição que media esse direito.

Vale salientar que esse processo não é facultativo ou que varia de empresa para empresa, mas muito pelo contrário. É um direito e, por isso, o empregador tem a obrigação de realizar esse ato mensalmente. Por isso, se você estiver em uma situação em que o empregador se negue a cumprir esses ou outros direitos trabalhistas, você deverá fazer uma denúncia ao ministério do trabalho.

Quem tem direito ao FGTS?

É extremamente importante se atentar a esse detalhe, pois ele pode enganar algumas pessoas. Primeiro de tudo, não são todos os trabalhadores que tem o direito ao fundo de garantia. Esse benefício é somente um direito de todos os colaboradores contratados dentro da forma da lei. Ou seja, isso quer dizer que somente quem tem a carteira assinada tem direito ao FGTS, apenas com algumas exceções. Então, quem trabalha em alguma empresa mas não tem carteira fichada, não pode recorrer ao FGTS.

Trabalhador rural que tem direito ao FGTS regando as plantas
Existem algumas exceções de quem pode receber esse direito, a vale muito a pena se atentar nesses detalhes,

Mas, como foi falado anteriormente, há algumas exceções à regra. Os trabalhadores autônomos e rurais também tem esse direito, desde que, obviamente, façam esse tipo de contribuição. Se alguém que é autônomo quer ter esse direito, a pessoa deverá fazer a contribuição que, geralmente, é dever da empresa. Dito isso, ficando mais claro quem pode ter acesso ao Fundo de Garantia, agora resta saber como consultar o FGTS.

Além do mais, atletas profissionais, trabalhadores temporários, avulsos e safreiros também tem esse direito. Isso tudo, é claro, somado a necessidade de se contribuir mensalmente. Também é necessário salientar que o FGTS não pode ser sacado a qualquer momento. O empregado precisa estar em alguns requisitos para ter o direito de sacá-lo.

Como consultar o FGTS?

Há diversos meios para conseguir esse resultado. É possível, por exemplo, você analisar o seu FGTS com o seu cartão cidadão, bem como pelo CPF. Sem falar, é claro, da maneira que é mais acessível a grande maioria da população; através da internet. É fato que a internet vem sendo a principal responsável por agilizar a vida de muitas pessoas. Mas se você quer saber como consultar o FGTS pelo CPF, continue acompanhando esse post.

Como consultar o saldo do FGTS pelo Cartão do Cidadão?

A vinda do Cartão Cidadão foi um dos direitos trabalhistas que atribui a si uma extrema facilidade e comodidade, já que esse cartão propõe e acarreta consigo um grande número de benefícios sociais e de cunho trabalhista, como, por exemplo, o FGTS, PIS, Bolsa Família, Seguro-Desemprego etc. Inclusive, através desse cartão é possível fazer diversas consultas, e o FGTS é uma dessas possibilidades.

Imagem do cartão cidadão, documento que pode ser utilizado para consultar o FGTS
O intuito do cartão cidadão é agilizar e facilitar alguns processos. Por isso, é possível consultar o saldo do FGTS usando o cartão cidadão.

Esse cartão possui uma ligação com a agência bancária da Caixa Econômica, sendo somente possível que se utilize nesse banco ou nas casas lotéricas, obtendo em mãos a senha para consulta do respectivo saldo. Ou seja, se o documento que você tiver em mãos for somente esse cartão, você pode consultar o seu FGTS pelo cartão cidadão, mas para conseguir isso, você deverá ir até uma agência da Caixa Econômica ou, senão, até uma das casas lotéricas, pois são filiadas à caixa.

É possível e extremamente acessível adquirir, também, através de uma conexão com a internet, um extrato completo do FGTS utilizando o número do NIS/PIS/PASEP. E haja vista que é possível encontrar esses números através do cartão cidadão, essa pode ser uma boa opção para você consultar o seu saldo do FGTS.

Como consultar o saldo do FGTS pelo telefone?

Para facilitar ainda mais esse processo e abrir um leque de possibilidades, também é possível consultar o FGTS pelo telefone; que se trata de um processo de tremenda acessibilidade, ágil, simples e fácil. Todo o esforço se baseia em, basicamente, ligar para a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal, cujo número é 0800 726 0207 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e sábado das 10h às 16.

Seguindo com afinco todos os parâmetros estabelecidos durante a chamada, você conseguirá ouvir o seu saldo em poucos minutos, evitando muita dor de cabeça e poupando em grande escala o seu tempo. Será requerido o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e, após cumprir as diretrizes, você receberá as informações no que diz respeito ao seu FGTS. Mas para facilitar ainda mais para você, iremos detalhar esse processo.

Homem desbloqueando o iPhone 5
Muitas pessoas ainda preferem resolver as coisas por telefone, e você consegue facilmente obter informações do saldo do seu FGTS ligando para a Caixa Econômica Federal.

1. Ligue para a central de atendimento da Caixa Econômica Federal pelo número 0800 726 0207;

2. Acompanhe as instruções  dadas pela secretária eletrônica;

3. Escolha a opção número 1 e, em seguida, para poder consultar o seu FGTS, aperte o número 2;

4. Depois de passar algumas informações, será requisitado o número do seu CPF;

5. Para dar continuidade a esse processo de consulta do seu FGTS, você também pode fornecer o número do seu NIS, PIS ou PASEP ao invés do CPF;

6. Anote o número de protocolo, para caso queira fazer algum tipo de reclamação;

7. Depois disso, você irá ouvir algumas informações concernentes a sua conta do FGTS, inclusive o seu saldo.

Essa pode ser uma maneira bem viável para muitas pessoas, mas se esse método não lhe atende da melhor forma, fique tranquilo, porque existe vários outros métodos, e nós iremos explicar todos eles nesse post.

Como consultar o saldo do FGTS pela internet?

Com todo esse esforço para manter os processos da maneira mais simples possível, a consulta via internet também não ficaria de fora de propagar esses canais de benefícios. É totalmente possível gerenciar uma consulta completamente online, sem que seja necessário um deslocamento da sua residência para outro local. Mas fique atento, para que você possa consultar o saldo FGTS pela internet, é necessário ter em mãos os seguintes documentos que iremos citar para você:

Página do site da Caixa Econômica Federal onde é possível consultar o FGTS
É possível analisar diversas coisas pelo site oficial da caixa econômica federal, e uma delas é consultar o saldo do FGTS.

– Numeração do RG que deseja consultar o saldo;

– O número do PIS;

– Numeração do Cadastro de pessoa Física (CPF);

– Dados do título de eleitor.

Tendo todos esses dados em mãos, já é possível fazer a consulta online e iremos te explicar detalhadamente o passo a passo de como proceder eficazmente sua consulta. Contudo, se você não tem em mãos alguns desses documentos, uma solução é você consultar pelo telefone, já que através desse meio, todo documento solicitado é somente o seu CPF ou número do NIS. Mas se você tem em mãos todos eles, basta seguir os seguintes passos:

– Entre no site da Caixa Econômica Federal;

– Vá na aba “Para Trabalhadores”;

Site da Caixa Econômica Federal onde é possível fazer a consulta do FGTS através do número de CPF
No site da caixa é possível obter diversos detalhes dos mais variados serviços, inclusive do CPF.

– Posteriormente, clique nos dizeres “FGTS”;

Site da Caixa Econômica Federal onde é possível fazer a consulta do FGTS através do número de CPF
Também é possível fazer um cadastramento para receber notificações de depósitos do seu FGTS.

– Feito isso, selecione a opção de “Extrato do Trabalhador”.

Site da Caixa Econômica Federal onde é possível fazer a consulta do FGTS através do número de CPF
Nessa aba você irá encontrar diversas informações sobre o FGTS, bem como a possibilidade de consultá-lo através do celular, algo que também iremos falar nesse post.

– Você será redirecionado para uma nova página e, nela, nos dizeres que fala sobre o Saque Imediato, você deve apertar em “Acesse aqui”;

Site da Caixa Econômica Federal onde é possível fazer a consulta do FGTS através do número de CPF
Ao apertar para obter acesso, você conseguirá consultar o seu saldo e saber quais os canais de recebimento do benefício.

– Em seguida, para poder se cadastrar, você deve preencher corretamente com o número do CPF e a data de nascimento;

Site da Caixa Econômica Federal onde é possível fazer a consulta do FGTS através do número de CPF
Você preencher corretamente com o número do seu CPF ou do PIS/NIS/PASEP.

– Se for o seu primeiro acesso, será necessário cadastrar uma senha e passar por todos os passos necessários;

Site da Caixa Econômica Federal onde é possível fazer a consulta do FGTS através do número de CPF
Se for a sua primeira vez tentando consultar o FGTS via internet, você tem que, necessariamente, realizar todos esses passos, mas eles são bem rápidos e simples.

Depois de passar por algumas etapas, você conseguirá visualizar o seu FGTS na fase número 4. Entretanto, caso você dê continuidade ao procedimento, você irá obter outras informações, bem como a possibilidade de saber como você pode receber os valores que tem na sua conta. Porém, caso você já tenha uma conta, tudo o que você fazer é o seguinte:

– Depois de entrar com a sua conta, clique na guia “FGTS” e confira o extrato do seu FGTS;

– Pressione na aba “Extrato Completo” para que seja possível visualizar o Extrato FGTS por intermédio do CPF;

– Por fim, caso seja da sua vontade, poderá imprimir o extrato completo do FGTS no final da página.

Se você não sabe o número do seu PIS, você consegue descobrir facilmente usando o seu CPF, basta ligar no 135 e selecionar o opção 5. No entanto, se você não deseja consultar o saldo do fundo de garantia pela internet, ainda há outro método. Hoje em dia já é possível usar os dispositivos móveis para a conquista desse objetivo. Confira como.

Consultar saldo FGTS pelo aplicativo

Atualmente, é praticamente impossível alguém que não tenha algum dispositivo móvel. Sem dúvidas eles chegaram para facilitar a vida de muita gente e, em relação ao fundo de garantia, também não é muito diferente. Já é possível consultar o FGTS pelo aplicativo! Essa é uma grande inovação que foi iniciada pela Caixa Econômica Federal e que sem dúvidas irá agilizar o processo. Esse aplicativo está disponível tanto para Android quanto para o iOS.

Depois de ter baixado e instalado esse aplicativo, você deve fazer login usando o número do seu NIS e a senha que foi definida pela internet. Mas caso você não tenha cadastrado nenhuma senha, basta realizar esse cadastro, cujo é possível fazer pelo próprio app. Após isso, é só escolher a opção de consulta do FGTS e o aplicativo irá gerar um documento em PDF do extrato do seu FGTS, e você pode escolher em salvar o arquivo, enviar por e-mail e até mesmo imprimi-lo.

Aplicativo do FGTS na Play Store
O aplicativo FGTS é uma boa opção para quem quer maior comodidade.

Há algumas vantagens de se usar o aplicativo para consultar o saldo FGTS, e um deles é a possibilidade de gerar um PDF do extrato completo do seu FGTS, por exemplo. Além do mais, o app promete, para o empregador, consultar o CRF e o seu histórico, emitir o CRF e renovação do mesmo. Então se você quer se beneficiar dessas possibilidades, basta instalar o aplicativo.

O aplicativo FGTS também disponibiliza algumas outras funções interessantes, como a possibilidade de atualizar alguns dados de cadastro e também ver quais são os pontos de atendimento mais próximo da sua localização. Sem dúvida é um grande facilitador e agilizador de vidas para muitas pessoas que usam essas funcionalidades.

Outra função super interessante que esse aplicativo tem e que vale a pena ser destacado é em relação a sua organização. O app dispõe de uma lista de todos os lugares que você já trabalhou com carteira assinada e, assim, ele também informa se há alguma quantia depositada nesses respectivos lugares. Dessa forma, você consegue saber em quais locais você depositado o FGTS. Vale muito a pena baixar esse aplicativo, pois ele é muito simples e eficaz.

Em quais situações posso retirar o FGTS?

Apesar de ser um direito que consta na CLT, há um pequeno detalhe que todos devem se atentar. Não é possível sacar o saldo do FGTS em qualquer circunstância, mas somente em alguns casos específicos. O empregado precisa cumprir alguns pré-requisitos para ter esse direito garantido. Confira abaixo quais são essas situações:

– Fim do contrato por prazo estipulado;
– Demissão ocasionada sem justa causa;
– Contrato findado devido a extinção da empresa;
– Fim do contrato por questões relacionadas a ambas as partes ou por forca maior;
– Aposentadoria;
– Fim do trabalho avulso;
– Em casos especiais pessoais, tais como problemas graves com doenças ou calamidade pública;
– Falecimento do empregado (nesse caso, o FGTS deve ser retirado pela família);
– Trabalhador com idade superior a 70 anos de idade;
– Trabalhador ou dependente diagnosticado como portador de AIDS/HIV;
– Em caso de doença terminal.

Mulher com saia vinho e tirando um cartão de crédito da carteira preta
Você deve se manter atento aos motivos que permitem o saque do seu FGTS.

Perceba que há um número de situações grandes onde você pode sacar esse dinheiro. Note, também, que é somente em casos de extrema emergência, pois essa é realmente a finalidade do FGTS. Fazer com que todos os trabalhadores tenham com o que contar caso ocorra algum acontecimento inesperado.

Então, se você se encaixa em alguma dessas situações, você tem direito a sacar o Fundo de Garantia. Entretanto, se você obtiver algum tipo de impasse da parte do empregador, como por exemplo negar esse direito, você deve efetuar uma denúncia ao ministério do trabalho. E fique tranquilo, pois essa denúncia é feita anonimamente.

Acompanhar o saldo FGTS por mensagem de texto

Se depois de ler todas as opções você achar que nenhuma é o suficiente para você, aqui vai um bônus! Sabia que, atualmente, é possível consultar o saldo FGTS por mensagem de texto? Realmente essa é uma informação que muita gente não faz ideia, mas sem sombras de dúvidas é um ótimo método alternativo para ter uma consulta constante, isso porque, esse meio, acarreta em alguns diferenciais bem significativos.

O primeiro e principal deles é que você acompanha de maneira instantânea toda a situação da sua conta. Algumas pessoas se questionam se, de fato, o empregador está depositando mensalmente o valor correto, e a única maneira de fazer essa consulta, antes, era acreditar no holerite e na idoneidade do patrão. Contudo, há uma nova alternativa para apostar.

Homem de terno segurando um celular pesquisando como consultar o saldo do FGTS pelo CPF
Pode ser muito válido você consultar o seu FGTS por SMS. Afinal, você receberá as informações instantaneamente.

Cadastrando o seu número de telefone através do site da caixa, você irá receber via SMS, todos os meses, o valor que o seu empregador está depositando. Dessa forma você consegue mensurar os depósitos e, consequentemente, ter uma maior noção do valor total da sua conta. Mas não é só isso, pois você também irá receber um alerta de quando o seu saldo está pronto para ser sacado.

Hoje, já são mais de 6,5 milhões de pessoas cadastradas nesse serviço da Caixa, o que mostra que realmente é um grande facilitador e agilizador de vidas. Além de, claro, ser extremamente cômodo, pois é um cadastro único e, assim, você só irá precisar fornecer seus dados uma vez, ao contrário dos outros métodos que a cada consulta é preciso fazer todo o processo de cadastramento. E para usufruir desse benefício, é bem simples, e te explicaremos o passo a passo:

1. Acesse o site oficial da Caixa;

2. Vá até a aba “Para Trabalhadores”;

Site da Caixa Econômica Federal onde é possível fazer a consulta do FGTS através do número de CPF
Através desse site, muitas funções podem ser feita, como é o caso de cadastramento do SMS.

3. Acesse a página sobre o FGTS;

4. Clique em “Acompanhe o seu FGTS via mensagem de SMS”;

Site da Caixa Econômica Federal onde é possível fazer a consulta do FGTS através do número de CPF
Não deixe de aproveitar as vantagens de consultar o seu FGTS via SMS.

5. Você será redirecionado para uma nova página, onde terá que logar com o número do seu PIS e com a senha cadastrada.

6. Feito isso, basta selecionar a opção “mensagens via celular”;

7. Basta digitar o seu DDD e número de celular.

Esse é um meio super simples e que irá servir por muito tempo. E caso você mude de número de telefone, não tem problema, pois através do próprio site da caixa você consegue fazer a atualização dos seus dados. Além disso, vale ressaltar também que, caso você procure consultar o FGTS pela internet, ao fazer o cadastramento, você consegue adicionar essa opção de receber os avisos de depósito por SMS.

Com isso, o nosso post acaba por aqui. Esperamos que você tenha compreendido tudo de como consultar o saldo FGTS. Se você ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar nos comentários que iremos responder as suas dúvidas. Se gostou do post, não se esqueça de compartilhar com os seus amigos e ajudá-los nessa questão, nos vemos na próxima!