Consultar Bolsa Família Pelo NIS, CPF ou Nome Pela Internet?


Saiba como consultar o seu bolsa família Pelo NIS, CPF ou Nome via internet!


Guia de Serviço > Serviços Públicos > Benefícios Sociais > Consultar Bolsa Família Pelo NIS, CPF ou Nome Pela Internet?

Quer saber como consultar o bolsa família pela internet, mas está com dúvidas de como realizar esse procedimento? Pode parecer complicado, mas na verdade esse processo é mais fácil do que você possa pensar, já que existem alguns diferentes meios para conseguir isso. No post de hoje iremos te ensinar passo a passo de como consultar esse benefício social.

Homem segurando o cartão amarelo do bolsa família onde contém o número do NIS que é possível consultar o Bolsa Família
Saiba como consultar o seu Bolsa Família pelo nome, NIS e CPF de forma totalmente online.

Consultar o bolsa família através do CPF, para muitos, pode ser um pouco complicado. É totalmente comum você se encontrar numa situação que seja necessário seus documentos, e, por muitas vezes, é preciso tê-lo em mãos imediatamente. Por algumas circunstâncias, é possível que o documento não esteja na sua carteira e você não consiga lembrar a informação necessária.

Pensando nisso, nós resolvemos trazer essa informação que é de extrema utilidade para todos. Você sabia que é possível consultar o Bolsa Família online, somente fornecendo alguns dados seu? Essa informação pode fazer com que várias situações sejam evitadas, já que essa funcionalidade tende a ser acessível e facilitaria a vida de muitas pessoas.

Contudo, você também tem outras opções, como, por exemplo, a possibilidade de consultar o bolsa família pelo NIS. E se você não sabe o que essa sigla significa ou onde encontrar esse número, fique tranquilo, pois iremos tirar essa dúvida. Então, se você quer saber como se beneficiar dessa ferramenta, fique atento as nossas informações abaixo!

Por que consultar o bolsa família de forma online?

É importante que você acompanhe a situação do programa de forma online para que você fique ciente de todos os processos, já que, algumas informações sobre esse benefício, somente é encontrado de forma online.

É possível que você veja, de forma transparente, a procedência dos repasses que o Governo Federal já fez para todas as famílias beneficiadas. Essa pesquisa é mostrada de forma organizada. Então, caso você desejar ver somente os repasses de um mês específico, somente irá ser exibido para você dentro do mês especificado. Mas a parte positiva de fazer a consulta online do bolsa família não é somente essa.

Mesa contendo uma xícara de café e um homem mexendo no notebook procurando saber como consultar bolsa família online
Consultar o Bolsa Família online poderá trazer mais benefícios, haja vista que a plataforma online é bem organiza. Dessa forma, você pode mensurar melhor seus ganhos.

Através dessa consulta você pode colher muitos outros dados próprios, como, por exemplo, nome do beneficiário, número do NIS do responsável familiar, valor destinado à família no ano, valor destinado à família nos meses e os meses em que foram feitos os saques. Dessa forma, você consegue manter uma melhor organização desse benefício social.

Todos esses dados são obtidos pelo Portal da transparência, e é ele quem media as receitas e os repasses das verbas do Governo. É extremamente útil para que você possa ter uma noção e melhor administração do seu benefício, já que lá tudo fica gravado na base de dados do sistema.

Agora que você já compreende um pouco melhor o porquê de se utilizar dessa ferramenta, você pode ter algumas dúvidas de como fazer esse processo. Se você deseja aprender, continue no post, pois iremos te ensinar o passo a passo necessário para usufruir dessas funcionalidades.

Como fazer a consulta do Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa oferecido pelo governo do qual é intermediado pela Caixa Econômica Federal, local onde será sacado todo o valor oferecido por esse programa. Para que você possa realizar a consulta online, você deve primeiramente acessar o site dos Serviços Sociais – Caixa Econômica.

Mulher com uma aliança de casado com o cartão amarelo do bolsa família nas mãos
Para fazer a consulta do Bolsa Família online é muito simples, você só precisar entrar no site da caixa e ter o número do NIS em mãos.

Logo após acessar esse site, você deverá preencher os campos necessários, como o número do seu NIS, PIS ou PASEP. Em seguida, será pedido que você insira a sua senha cadastrada e só assim terá acesso para consultar. É bom ressaltar que as possíveis buscas podem ser categorizadas por Nome, Estado, Município ou Família.

Site da Caixa Econômica Federal onde é possível consultar o Bolsa Família pelo NIS, PIS e PASEP
Para conseguir consultar o seu bolsa família online, você deve ter em mãos o número do seu NIS. Caso ainda não tenha sua senha, basta cadastrar para obter acesso a essa funcionalidade.

Consultar o bolsa família online é extremamente simples, logo depois de acessar o site da caixa, você terá de fornecer seus dados, conforme demonstra a imagem acima. Para acessar essa função, você deve ter uma senha cadastrada, e caso seja a sua primeira vez entrando nesse site, você deve clicar em “Cadastrar senha”. Os passos seguintes é informar alguns dados pessoais para poder dar continuidade a esse processo.

Se você tiver esquecido a sua senha, é só apertar em “Trocar senha” que você será redirecionado para uma página própria pra isso. Depois de resolver todas essas situações, você deve fornecer seu NIS, PIS ou PASEP e logar com sua Senha Internet e responder o sistema de reCAPTCHA. Depois de confirmar, você verá as informações do seu bolsa família.

O que é NIS e onde encontrá-lo?

O NIS – Número de Identificação Social – é um número que está presente na Carteira de Trabalho, no Cartão Cidadão e no próprio cartão do Bolsa Família do responsável pela inscrição do vínculo empregatício com a Previdência e de benefícios Sociais com a Caixa Econômica Federal. Trata-se de um número único que serve de acesso para alguns programas da Caixa Econômica, inclusive para fazer consulta do Bolsa Família.

Logotipo do NIS, número necessário para poder consultar o Bolsa Família
O número do NIS é muito importante, principalmente para consultar o Bolsa Família. Você pode identificar o número de várias formas, mas também é possível fazer a consulta através do número do PASEP.

Se você quer encontrar o número do NIS, ele também pode ser encontrado pelas formas descritas abaixo;

– Através do Gestor Municipal do Cadastro Único;
– No cartão amarelo do Bolsa Família;
– No Cartão Cidadão;
– Número do PIS (na maioria das vezes são iguais);
– Número do NIT (na maioria das vezes também são iguais).

Caso não encontre o seu NIS nos meios citados acima, você pode tentar encontrar seu NIS de forma online. Para tentar esse método, basta entrar no site Consulta Cidadão e preencher os campos vazios. Entretanto, você deve estar ciente de que, para poder encontrar o número através desse método, você já deve estar previamente registrado no CadÚnico.

Site do CadÚnico, local onde é possível ver o número do NIS para poder consultar o Bolsa Família pelo número do NIS
Para consultar o seu NIS online, você deve preencher os seguintes dados e apertar em emitir.

Se você não conseguir achar o número do seu NIS através desse método, você deve se atentar a algumas coisas. Contas recentes demoram o total de até 45 dias para cair no sistema. Então, se você fez há pouco tempo, pode ser que ainda não tenha caído nos sistemas de consulta. Porém, se já ultrapassou esse tempo, mas ainda assim não não conseguiu obter a visualização, você deve ir até o CRAS mais próximo da sua casa a averiguar o que está acontecendo.

Como consultar o Bolsa Família utilizando o CPF?

Essa consulta é intermediada pelo 0800 do Bolsa Família da Caixa. Esse processo via telefone é extremamente simples e pode ser utilizado por todos os beneficiários. Esse meio também pode ser útil para aqueles que desejam obter informações sobre o benefício de uma família de um atendente especializado da Caixa.

Cartão azul do CPF, um dos documentos do qual é possível consultar o bolsa família
A consulta do Bolsa Família pelo CPF deve ser feita através do telefone.

Para que você possa consultar o bolsa família pelo CPF através do telefone, basta seguir os seguintes passos:

– Ligue para o número 0800 726 0207 – (É possível encontrar esse número no cartão do bolsa família);
– Selecione a opção 2 após a atendente eletrônica falar a opção;
– Selecione a opção 2 novamente;
– Digite o número do CPF e ouça os dados sobre o benefício do Bolsa Família referente ao CPF consultado.

Outras maneiras de consultar o Bolsa Família

Existe outras maneiras alternativas de você consultar o seu Bolsa Família. Um exemplo disso é através do site da Caixa Econômica Federal. Se você escolher esse método, você deve entrar no site da Caixa Econômica – Bolsa Família, através dessa página você consegue visualizar várias outras informações referente a esse benefício, mas, para poder consultar, aperte em “Consultar famílias beneficiárias”.

Site da Caixa Econômica Federal onde é possível consultar o bolsa família pelo NIS
O site da Caixa é uma ótima opção para você consultar o seu Bolsa Família, pois você consegue fazer pesquisas mais organizadas.

Após apertar para conferir o seu benefício, você deve escolher qual tipo de consulta você quer fazer. Você pode fazer uma consulta por Estado, Município ou por Família, basta você apertar naquele que mais se adequa a sua pesquisa;

Site da Caixa Econômica Federal onde é possível consultar o Bolsa Família pelo CPF e NIS
O site da Caixa Econômica Federal é bem organizado, e você pode aproveitar disso para administrar melhor as suas pesquisas.

Após escolher em qual modalidade você quer conferir o benefício do Bolsa Família, você deve somente fornecer os dados que serão pedidos posteriormente, como mostra a imagem abaixo;

Site da Caixa Econômica Federal onde é possível consultar o Bolsa Família pelo CPF e NIS
Vale ressaltar, entretanto, que cada modalidade de pesquisa requer que você preencha diferentes informações.

Vale ressaltar também que pode ocorrer algumas variações nos dados que você deve fornecer, pois cada pesquisa solicita informações específicas. Por exemplo, caso você queira consultar por família, você deve preencher com o CPF e NIS do responsável legal, entretanto, caso você queira consultar por município, o fornecimento de dados é outros.

Contudo, independente disso, você consegue consultar o seu Bolsa Família através de todos as três modalidades, bastando somente preencher as lacunas com as suas informações.

Uma outra forma que você pode fazer para consulta do Bolsa Família – seja ela pelo Nome ou CPF –  através da Internet é acessando o Portal da Transparência que foi falado anteriormente no post. Lá você poderá encontrar meios de fazer a sua consulta do Bolsa Família por CPF, além de poder estar ciente de várias outras informações da conta do CPF informado.

Imagem de uma família interracial com o cartão do Bolsa Família ao lado
É possível consultar o seu Bolsa Família através de vários métodos, e um deles é pelo Portal da Transparência.

Caso você queira ter acesso a essa consulta, basta que você entre no site do Portal da Transparência. Após o redirecionamento para o site, aperte em “Benefícios ao Cidadão” e, depois, em “Consulta”;

Site do Portal da Transparência, onde é possível consultar o Bolsa Família
O Portal da Transparência possui diversos serviços, inclusive a possibilidade de consultar o Bolsa Família.

Em seguida, será necessário que você filtre a sua pesquisa. Para isso, aperte em “Tipo de Benefício” e escolha o “Bolsa Família”; Feito isso, aperte em “Adicionar” para poder filtrar.

Site do Portal da Transparência, onde é possível consultar o Bolsa Família
Você também consegue consultar outros benefícios através desse portal, bem como o BPC, PETI e outros.

Caso você queira, pode utilizar outros filtros, bem como o seu município, estado ou valor, pois dessa forma você irá conseguir encontrar com mais facilidade. Fora isso, também é possível pesquisar por um período específico e, para isso, é só clicar em “Período” e digitar mês e ano.

Após ter utilizado todos os filtros que desejar, você deve procurar pelo nome do beneficiário que diz respeito a você e, ao achar, aperte em “Detalhar” para visualizar com mais detalhes.

Site do Portal da Transparência, onde é possível consultar o Bolsa Família
O site irá mostrar vários resultados que se encaixam nos filtros que você aplicou, mas você deve encontrar o seu nome e apertar para detalhar.

Após ter apertado para detalhar, você irá conseguir visualizar algumas informações sobre o seu benefício, bem como a quantidade de dependentes, município, estado, os meses em que o dinheiro foi depositado e o seu respectivo valor.

Site do Portal da Transparência, onde é possível consultar o Bolsa Família
Essas são todas as informações que você consegue visualizar através desse portal.

Essas são algumas das outras formas que você você consegue consultar o seu Bolsa Família. Qualquer uma das opções acima é valida e, preenchendo corretamente os campos requeridos, você terá acesso ao seu saldo na tela no seu computador, de maneira prática e rápida. Esse último método, através do Portal da Transparência, você não precisa informar nenhum dado pessoal seu, como CPF ou número do NIS e, justamente por isso, as informações são mais restritas, mas ainda assim é válido.

Como Consultar o Bolsa Família Pelo Nome?

Agora, se você quer saber como consultar o Bolsa Família pelo nome, recomendamos que você leia nosso outro artigo que fala especificamente sobre isso. Há diversas maneiras para realizar essa consulta, portanto, não há desculpas para não realizar esse procedimento. Todos eles são bem fáceis e acessíveis, bastando somente ter uma conexão com a internet.

Essas são as possíveis formas de você acompanhar todos os processos da programa bolsa família. Esperamos ter sanado todas as dúvidas, nos vemos numa próxima!