2º Segunda Via do Boleto CDHU – Parcelamento, Negociação e Quitação


Confira algumas informações sobre a 2º via do boleto CDHU


Guia de Serviço > Serviços Públicos > 2º Segunda Via do Boleto CDHU – Parcelamento, Negociação e Quitação

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, mais comumente chamada de CDHU, é um projeto situado no estado de São Paulo que é considerado o maior promotor de moradia popular no Brasil. Sua finalidade é justamente promover habitação para famílias cuja renda fixa é de 1 a 10 salários mínimos. Contudo, apesar dessa boa iniciativa, algumas dúvidas podem surgir, e nesse post abordaremos alguns deles.

2º Via do Boleto CDHU - Parcelamento, Negociação e Quitação
Está tendo alguma dificuldade em relação ao CDHU? Então confira esse post para ter todas as suas dúvidas sanadas.

Uma das principais dúvidas que surgem é como emitir a 2º via do boleto CDHU, e de fato é uma questão bem relevante, pois ainda que você não precise disso agora, eventualmente esse problema pode acontecer, e certamente você não vai querer deixar o pagamento atrasar pelo simples fato de não ter o boleto em mãos. Graças a internet, entretanto, muitos processos foram facilitados, e esse é um deles.

Contudo, outra questão que permeia aqueles que necessitaram dos serviços da CDHU é de como parcelar as prestações atrasadas da CDHU. Muitas pessoas ainda não compreendem completamente essa questão, mas é possível realizar o parcelamento de prestações mediante ao cumprimento de alguns pré-requisitos, os quais iremos elucidar nesse artigo, então não deixe de lê-lo até o final.

Além de todas essas dúvidas, ainda há um questionamento a respeito da quitação antecipada do parcelamento CDHU, o que também iremos abordar nesse post para que você não tenha mais nenhum resquício de indecisão. Portanto, para obter a resposta de todas essas perguntas, basta continuar lendo esse artigo até o final e, se gostar do conteúdo, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!

O que é a CDHU?

Como dito anteriormente, a CDHU tem por missão executar programas habitacionais em todo o território do estado de São Paulo. Ou seja, a área de atuação da CDHU restringe-se exclusivamente ao estado paulista e todas as suas respectivas cidades, portanto, não é possível contratar os serviços da empresa caso você esteja situado em outro local do Brasil, mas isso não significa que a CDHU tem uma importância pequena, muito pelo contrário.

2º Via do Boleto CDHU - Parcelamento, Negociação e Quitação
É importante estar bem claro na sua mente que os serviços da CDHU estão disponíveis somente no estado de São Paulo.

Ela é considerada o maior agente de moradia popular em todo o Brasil, e é importante destacar que a CDHU é uma empresa do vinculada ao governo estadual e a Secretaria da Habitação. Porém, sua atuação não se restringe em somente construções de casas, pois ela também intervém no desenvolvimento urbano das cidades paulistas, mas tudo de acordo com o que prevê as diretrizes da Secretaria da Habitação.

Fundada no ano de 1949, a CDHU somente começou ativamente os seus trabalhos em 1967, ano em que a CECAP, Companhia Estadual de Casas Populares, iniciou a fomentação de lares dedicados para uma população de baixa renda. Desde essa época, milhares de habitações foram efetivadas em diversas cidades do estado e, atualmente, a empresa é considerada umas das maiores companhias habitacionais do mundo e movimenta cerca de 1,5 bilhão de reais anualmente.

Qual é o impacto da CDHU no estado de São Paulo?

Como já citado mais acima, a empresa movimenta perto de 1,5 bilhão de reais por ano, e esse valor é superior à receita da grande maioria dos municípios paulistas, e só isso já seria o suficiente para compreender a dimensão do impacto da CDHU. Contudo, essa é somente um impacto econômico, mas há outro viés para se compreender a importância dessa empresa dentro do mercado organizacional.

E esse outro viés é dito através de um olhar mais humano, pois desde que começou as suas atividades, a CDHU construiu e comercializou cerca de 532 mil novas unidades habitacionais. Esse número cria um montante de 3.600 conjuntos habitacionais em 639 municípios, o que corresponde a 97%, visto que há um total de 645 municípios em toda a cidade de São Paulo. Ou seja, a empresa está presente em praticamente todas as cidades do estado.

2º Via do Boleto CDHU - Parcelamento, Negociação e Quitação
A CDHU impacta a vida de milhões de pessoas, pois está presente em quase todos os municípios do estado.

O total de moradores em todas as residências construídas permeia o número de 2,2 milhões de pessoas, e esse número é maior do que a população de muitos municípios brasileiros. Outro ângulo passível de se analisar o tamanho impacto da CDHU é através dos milhares de empregos que, indiretamente, a empresa propicia, o que acarreta na diminuição da taxa de desemprego brasileiro.

Além disso, vale destacar que os impactos também se maximizam para além das construções de moradia, pois a CDHU promove importantes ações de desenvolvimento urbano, bem como o Programa de Atuação em Favelas e Áreas de Risco e o Programa de Atuação em Cortiços. A empresa também tem histórico em participar na regularização fundiária de vários empreendimentos e de recuperação ambiental de algumas áreas.

Portanto, é plenamente possível afirmar que a CDHU tem um grande impacto dentro do estado de São Paulo e que é completamente entendível que várias pessoas a procurem, pois é nítido a sua competência. Entretanto, para você que tem alguma dúvida em relação aos boletos, parcelamento, quitação ou outro serviço, confira abaixo o nosso tópico para esclarecer suas dúvidas.

Como emitir a 2º via do boleto CDHU?

Emitir a 2º via do boleto CDHU é um processo muito simples, e você pode escolher fazê-lo presencialmente ou através da internet. Caso queira realizar esse procedimento sem ser pela internet, você deve se deslocar até um posto de atendimento da CDHU ou até uma unidade do Poupatempo e solicitar a emissão do seu boleto. Lembrando que você não pode esquecer do seu CPF, número da conta, data de nascimento e outros documentos para realizar essa solicitação.

Entretanto, se você quer saber como emitir a 2º via do boleto CDHU pela internet, o procedimento é ainda mais simples, pois você pode fazer tudo no conforto da sua casa. Tudo o que você deve fazer é entrar no site da CDHU e apertar em “Iniciar Serviço”. Feito isso, você deve preencher as lacunas, como o número da conta, telefone residencial, telefone celular número do CPF, e-mail e digitar o conteúdo da imagem que aparecerá na sua tela.

2º Via do Boleto CDHU - Parcelamento, Negociação e Quitação
O site irá apresentar algumas informações para evitar que você caia em alguma fraude.

Isso feito, você irá entrar numa página exclusiva para quem é cliente, e basta apertar para imprimir a segunda via do seu boleto CDHU, após emitir a sua via é só realizar o pagamento. O procedimento online é muito mais fácil de ser feito, uma vez que você pode fazê-lo através da sua casa, mas cabe a você decidir qual a melhor opção para você.

Como parcelar as prestações atrasadas da CDHU?

Outra grande dúvida que muitos clientes têm é em relação ao parcelamento de prestações atrasadas da CDHU. Adiantamos que é possível sim solicitar esse serviço, mas para que ele seja aceito por parte da empresa, é necessário que você esteja enquadrado em alguns pré-requisitos.

A CDHU permite ao mutuário regularizar as suas prestações atrasadas desde que haja o parcelamento do débito somado às futuras prestações. Entretanto, salientamos que a empresa não permite essa disponibilidade para mutuários com carta de crédito ou que foram acionados judicialmente pela CDHU. Além disso, é importante destacar que, mesmo que não seja cobrado uma taxa, parte do débito deve ser pago à vista.

Esse valor que deve ser desembolsado à vista é definido conforme alguns pré-requisitos, e a forma de pagamento pode ser através de dinheiro, cartão magnético, cheque eletrônico de bancos vinculados à rede Banco24Horas ou a RVA – Rede Verde Amarela. Dentro dos pré-requisitos, se encontram a necessidade de: 1) o solicitante ser o mutuário, cônjuge, coparticipante ou procurador e 2) a necessidade de pagar parte do valor do débito.

2º Via do Boleto CDHU - Parcelamento, Negociação e Quitação
Lembrando que a parte que deve ser paga deverá ser à vista.

Ao fazer a solicitação, tenha em mãos o RG, Carteira de Trabalho ou a CNH. Você pode escolher entre um desses documentos, mas é necessário levar o documento original e uma cópia simples, pois a cópia deverá ficar retida. Além desses, você também deve ter em mãos o boleto de prestação (somente o original) e a procuração, no caso de o serviço ser solicitado por um procurador.

Caso seja necessário a procuração, deve-se apresentar a original e uma cópia simples, podendo ser pública ou particular. Entretanto, em caso de procuração particular, deverá conter a firma reconhecida do procurador e do mutuário, indicação da data e lugar onde foi passada, qualificação do mutuário e do procurador, objeto da outorga com a designação e a extensão dos poderes conferidos.

Fora isso, é necessário apresentar a procuração junto com o RG do procurados, também original e cópia, pois a cópia deverá ficar retida. O imóvel também deve estar contido na procuração, inclusive com a citação do endereço, e a cópia da procuração ficará retida.

Após reunir todos esses documentos, você pode requisitar esse serviço indo em um posto de atendimento ou acessando a página de parcelamento de prestações atrasadas, situado dentro do site da CDHU.

Como quitar o parcelamento das prestações atrasadas antecipadamente?

Se por acaso você recorreu ao parcelamento de dívidas atrasadas, mas eventualmente conseguiu o valor total para pagar o valor total das parcelas, você pode optar por quitar o parcelamento antecipadamente das prestações atrasadas e, dessa forma, diminuir a dor de cabeça com qualquer dívida que esteja atrasada.

A CDHU permite que o mutuário em dia com suas contas emita um boleto para realizar o pagamento total do saldo relativo ao parcelamento das prestações atrasadas, utilizando-se de recursos próprios. Nesses casos, não é necessário pagar nenhuma taxa, mas a solicitação só será aceita se ela for feita pelo próprio mutuário, seu cônjuge, coparticipante do financiamento ou procurador.

Nesse caso, os documentos que você deve ter em mãos são os mesmos citados no tópico anterior, e a regra é a mesma para quando esse procedimento é feito por um procurador. Portanto, não deixe de tirar as cópias necessárias e seguir todos os demais procedimentos para evitar que o seu pedido não seja aceito.

2º Via do Boleto CDHU - Parcelamento, Negociação e Quitação
O documento necessário é o RG, mas pode ser substituído pela sua CNH ou carteira de trabalho, por exemplo.

Entretanto, para serviços que envolvem a alteração das condições originais do contrato, como uma incorporação de débitos ao saldo devedor ou a dilatação do prazo de financiamento, deve estar expressamente citado na procuração a finalidade de assinar quaisquer documentos exigidos pela CDHU para o serviço específico.

Após reunir todos os documentos necessários, você pode solicitar esse serviço através de algum posto de atendimento ou, se preferir, pode fazer pela internet, através da página interna do CDHU destinada a quitação de prestações atrasadas.

Como negociar a dívida da CDHU?

É muito importante destacar essa questão, pois muitas pessoas nem sabem que é possível negociar alguma dívida, afinal de contas é uma notícia bem recente. No ano de 2019 a CDHU lançou a campanha “CDHU em dia”, cujo intuito, como o próprio nome sugere, é oferecer facilidades e algumas condições especiais para renegociação de créditos do financiamento habitacional. Portanto, para saber como negociar a dívida da CDHU, basta continuar lendo esse artigo.

Para poder facilitar com que as pessoas fiquem em dia com suas dívidas, a empresa resolveu oferecer diferentes condições para negociação. Entretanto, é importante destacar que a ação tem como destino os mutuários que possuem mais de duas prestações em atraso e que tenham acordo com a Companhia ou que aguardam por isso. Portanto, antes de solicitar uma negociação, certifique-se de estar enquadrado nesses requisitos.

Dentre algumas condições especiais, vale destacar a isenção de juro e mora para aquelas pessoas que quitar integralmente e à vista a respectiva dívida. Porém, para aquelas pessoas que devem até 11 prestações, mas que não solicitaram um acordo anterior com a CDHU, há uma isenção de entrada, mas, em contrapartida, quem já tem um histórico de solicitação de negociação, a entrada é no valor equivalente a uma prestação.

2º Via do Boleto CDHU - Parcelamento, Negociação e Quitação
A depender de quantas parcelas atrasadas você tem, as condições especiais modificam um pouco.

Aqueles que possuem um atraso de 12 e 36 meses, contudo, deverão pagar uma entrada de 5% do valor total da dívida. Já em relação àqueles inadimplentes acima de 36 parcelas em atraso, o valor da entrada equivalerá a 10% do valor do débito total. Para saber mais sobre a negociação, ligue para o “Alô CDHU” pelo número 0800 000 2348 ou, se você for do interior, também pode entrar em contato através dos escritórios regionais da Companhia.

Entretanto, se você quiser entrar em contato com a empresa por qualquer outro motivo, seja por reclamação, para dar um elogio, fazer uma solicitação, tirar uma dúvida ou fazer uma sugestão, há outros canais que você pode acessar. Você pode entrar em contato com a empresa através do Fale Conosco CDHU, pois é super simples e prático, basta preencher um formulário e enviar a conteúdo da sua mensagem.

Entretanto, caso queira ir até um local de atendimento presencial, também é possível. Na capital, há o posto de atendimento Domingo de Morais, situado na rua Domingos de Morais, 2706 – Vila Mariana, ao lado da estação Santa Cruz do Metrô, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17. Para conferir todos os demais endereços, acesse as gerências regionais e postos de atendimentos contido no site da CDHU.

O nosso post termina por aqui, mas se você achou esse conteúdo relevante, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais ou com algum amigo seu que também é cliente da CDHU. No mais, se gostou desse post, confira outros artigos daqui do site, temos certeza que você irá se identificar com algum deles, nos vemos na próxima!