Saiba Como Investir Com Pouco Dinheiro!


Descubra como é possível fazer investimentos com pouco dinheiro!


Guia de Serviço > Serviços Financeiros > Saiba Como Investir Com Pouco Dinheiro!

Muita gente tem desejo de começar a investir, mas sempre acaba adiando pois consideram impossível um investimento com pouco dinheiro. Essa linha de pensamento é até compreensível, mas, se você sempre usou isso com argumento, saiba que é totalmente possível realizar investimentos com pouco dinheiro. Gostou desse assunto e quer saber mais sobre essas questões? Basta continuar lendo esse artigo para obter todas as respostas.

Como Investir Com Pouco Dinheiro
Está querendo começar um investimento, mas se sente desmotivado por ter pouca renda? Então descubra como começar a investir tendo pouco dinheiro.

Você pretende investir em um negócio, mas está com pouco capital e não faz ideia do que deve ser feito para dar certo? Então você precisa saber como investir com pouco dinheiro. Primeiro de tudo, você deve ter na mente que, acima de tudo, investir diz muito respeito a ter paciência e comprometimento. A vida financeira, por si só, deve ser sempre arraigada de muito cuidado, e quando o assunto é investimento, isso não deixa de ser realidade.

Investir com pouco dinheiro é possível, pois investimento não é um luxo das pessoas com boa capacidade financeira, mas sim uma qualidade que se alimenta de paciência, disciplina e diligência. Você pode aumentar perfeitamente seus recursos financeiros se definir metas claras, fazer uma frequência para alimentar o investimento e escolher os mecanismos apropriados para realizá-los.

A maneira mais simples de como começar um investimento com pouco dinheiro é o efeito bola de neve, que propõe a economia de pequenas quantias para transformá-las em um importante impulso econômico. Apesar de ser uma maneira bem simples, ela é extremamente eficiente e pode fazer com que você inicie o seu processo de investimentos de uma maneira correta. Descubra como aplicar essas e outras dicas nesse post!

Como começar a investir com pouco dinheiro e obter um retorno positivo?

Ainda que muitas pessoas falem que é impossível investir com pouco dinheiro, isso não condiz com a realidade. É certo que um investimento de baixa renda irá trazer retornos significativos em um período de tempo mais comprido, mas, com o passar do tempo, os ganhos irão se tornar cada vez mais expressivos. Iniciar com pouco pode ser sim mais complicado, mas nunca impossível. Para saber como realizar um investimento com pouco dinheiro, acompanhe as dicas abaixo.

Analise os recursos disponíveis

Se você tiver dinheiro suficiente em sua conta poupança para cobrir seis meses, poderá investir em longo prazo e definir metas em uma escala maior. Por outro lado, quando se começa com pouco dinheiro, é necessário avaliar o quanto está disposto a investir. Os objetivos devem ser menos ambiciosos para não perder a estabilidade de suas economias.

Imagem de um gráfico com a foto de uma nota de dólar ao fundo
Para que você seja ainda mais sucedido nos seus investimentos, é fundamental analisar de maneira atenciosa a sua situação econômica.

Um erro muito comum de alguns investidores iniciantes é separar uma quantia de dinheiro para investimento muito maior do que o aquilo que realmente pode. Por acharem que todo o valor investido irá ter retorno, acabam extrapolando e colocando um percentual maior para, consequentemente, o valor retornar em dobro. De certa forma, esse pensamento até faz sentido.

É inegável afirmar que quanto maior for o valor investido, maior será o retorno, mas há várias outras variáveis que você também deve levar em consideração. A primeira delas é a possibilidade de nem sempre o retorno ser a quantia que você esperava, mas a principal questão que você deve entender é que nunca deve se investir um valor superior a sua renda, e por isso é tão importante analisar os seus recursos disponíveis.

Considere rentabilidade e risco

O retorno está diretamente ligado ao nível de risco envolvido em um investimento, e isso quer dizer que se você pretende obter um alto retorno, o risco será maior do que se decidir começar com pouco. A escolha depende do seu objetivo, mas uma ótima opção para investidores iniciantes é sempre optar por um que tenha a menor taxa de risco, pois isso irá trazer mais segurança para você e para o seu dinheiro.

Delineie seu objetivo

Seguindo o objetivo que definiu, poderá correr um risco maior ou menor. Certifique-se de restringir seu alvo para considerar quanto pode perder e evitar prejuízos irreparáveis. Em suma, isso quer dizer que além de traçar o seu objetivo, você deve delinear todas as eventualidades que podem ocorrer com o seu dinheiro até que a sua meta seja alcançada.

Desenho de um gráfico de coluna colorido
Traças os seus objetivos não é somente saber onde você quer chegar, mas também prever possíveis prejuízos ou eventualidades.

Esse é um costume que quem já é mais experiente nessas questões já toma como um hábito, e por isso é importante que você tenha essa atitude o quanto antes. Analisar todos os possíveis acontecimentos irá fazer com que você realmente entenda sobre o seu dinheiro, onde ele está investido e até mesmo faz com que você anteveja possíveis prejuízos e os evite.

Investigar taxas de serviços monetários

O investimento implica uma despesa porque requer tempo. Os bancos e planos de poupança cobram taxas para a prestação de serviços, como qualquer outra empresa. Você deve descobrir que custos têm o sistema selecionado para investir, assim poderá ter certeza o quão benéfico pode ser em relação a lucratividade que receberia em seu negócio e, dessa forma, também consegue prospectar qual seria o retorno.

Efeito bola de neve

Estude o valor em relação às suas despesas diárias para analisar se é capaz de separar uma pequena quantia a cada mês para reinvestir. Sendo consistente, você conseguirá uma bola de neve depois de alguns meses – pequenas proporções que se tornarão uma soma considerável – e talvez você consiga uma administração melhor que lhe permita aumentar um pouco de ponto percentual de economia. Naturalmente, quanto maior sua renda, maior a porcentagem que você pode investir.

Fique firme

Quando os investimentos dão os resultados esperados, embora em pequenas proporções, há a tentação de retirar dinheiro do sistema em que foi colocado para atingir a lucratividade e gastá-lo. Mantenha-se firme com sua decisão e evite usar o dinheiro investido para outros fins, pelo menos por um tempo considerável, para que isso não afete o crescimento que você está esperando.

Setas coloridas apontando para cima com o fundo de uma mulher ao telefone
É muito tentador gastar o dinheiro quando vê que ele está rendendo, mas tente superar essa tentação, pois os resultados virão em dobro.

Tenha em mente que quanto mais tempo o seu dinheiro fica investido, maior será a sua lucratividade, então ao invés de tirar antes do tempo para gastar, por que não esperar e ter um conforto ainda maior? Investir não é só questão de sabedoria, mas também de muita paciência, responsabilidade e disciplina, e se essas são características que faltam em você, é bom tentar desenvolvê-las.

Seja paciente e constante

A falta de resultados imediatos frustra os investidores iniciantes que querem ver sua evolução no curto prazo. Os investimentos requerem um longo tempo para conseguir impacto significativo e uma grande dose de perseverança. Portanto, não entre no mundo da lucratividade financeira se você não tiver paciência e perseverança, o imediatismo é um grande mal para quem pretende investir.

Marque um ritmo

Fazer contribuições com uma frequência estabelecida ajudará você a obter a consistência necessária para acumular dinheiro lentamente. Além disso, é essencial seguir o curso de seus objetivos iniciais. Na medida do possível, manter decisões sólidas em vez de alterar seus objetivos permanentemente é a chave para garantir o aumento de seus recursos.

Evite ficar em dívida

Usar dinheiro que você não possui fisicamente para começar seu investimento pode ter o efeito oposto e o potencial aumento de seus recursos se tornará uma dívida. Qualquer investimento tem um componente de incerteza, portanto, estude seus recursos e descubra os mecanismos disponíveis, daí a grande importância de analisar a sua atual situação financeira.

Um notebook, um celular com a calculadora aberta e notas de dólar na mesa
Não é uma escolha muito sábia começar a investir quando se deve para alguém. O mais sensato é que você passe a pensar nessa questão somente após quitar todas as dívidas.

Há algumas pessoas que pensam que começar a investir é a solução para quitar as suas dívidas, mas é totalmente o contrário, em especial se você não entende nada dessas questões financeiras. Investir pode sim contribuir grandemente para a sua renda no final no mês, mas, para que isso ocorra, é essencial que você já tenha uma vida regrada e tenha uma relação saudável com o seu dinheiro.

Diversifique seus recursos

Distribua o dinheiro que você deseja investir entre diferentes produtos e classes de ativos. Dessa forma, se um investimento não produzir os resultados esperados, você sempre terá um plano B. O fato é que pode não ser uma decisão muito inteligente manter todo o seu dinheiro investido em uma única coisa, pois caso ela seja desvalorizada, todo o seu dinheiro sofrerá consequências.

Ilustração de um gráfico pizza colorido e com porcentagens
Essa é uma outra técnica que os mais experientes já aplicam, e é uma ótima dica pra você aderir.

Portanto, a decisão mais sensata é diversificar os seus recursos, pois caso um deles não se comporte como o planejado, o restante poderá lhe trazer ótimos retornos. Mas é importante ressaltar que para poder investir em diferentes recursos, é essencial que você tenha um certo entendimento, então, antes de começar, estude muito acerca desses assuntos. Caso queira aprender a investir seu dinheiro, você encontrará ótimas dicas no site Bons investimentos.

Outra forma de investir com pouco dinheiro

Além de precisar aplicar as dicas anteriores para investir com pouco dinheiro, também é interessante que você conheça algumas plataformas de investimentos, e é sobre isso que falaremos agora. Uma plataforma que pode agradar muito tanto os investidores iniciantes como os mais avançados é o PAI, também conhecido como Plataforma Aberta de Investimentos, do Banco Inter.

Com o PAI você investe da sua maneira, sem interferências, sem intermediários e sem interesse que não são os seus. Com ele você pode operar na bolsa de valores via Home Broker, mas essas não é a única opção. É possível investir, também, em renda fixa, fundos de investimentos (com possibilidade de cashback), previdência privada, renda variável e ofertas públicas.

Home Broker do Banco Inter, plataforma onde é possível investir com pouco dinheiro
A plataforma do Banco Inter pode ser uma ótima opção para quem quer começar a investir, pois ele consta com uma interface facilitada e intuitiva.

É uma maneira bem fácil de você começar a investir, pois se trata de um aplicativo desenvolvido para facilitar o entendimento do usuário. Porém, para que você possa passar a utilizar essa plataforma, é fundamental que você saiba como abrir conta no Banco Inter, pois sem ter uma conta nesse banco, não é possível utilizar a Plataforma Aberta de Investimentos.

Pronto, agora que já conferiu nossas dicas, não perca seu tempo e invista de maneira consciente e aumente seus recursos! E se você gostou dessas dicas, não deixe de compartilhar com os seus amigos para que eles também comecem a investir e, consequentemente, aumentem o próprio poder financeiro. No mais, não se esqueça de conferir outros posts aqui do site pertinente a esse assunto. Nos vemos na próxima.