Como Aumentar seu Score? – Descubra Aqui!

Descubra algumas dicas para conquistar um score alto.


Aumentar a sua pontuação pode te gerar infinitos benefícios, por isso, descubra aqui como aumentar seu score e aproveitar os benefícios que um score alto pode te proporcionar. Dentre um dos benefícios, está a possibilidade de solicitação de um cartão de credito ou um empréstimo com maior facilidade de aceitação, além de obter uma menor quantia de juros cobrada.

Um score alto pode garantir muitas possibilidades, e essa é a razão de muitas pessoas quererem saber algumas dicas de como aumentar o score. A verdade é que não há muito segredo, só é um caminho um pouco ardiloso de se percorrer. Além do mais, é necessário levar em conta qual a sua pontuação.

Caso você tiver uma pontuação não muito favorável, a distância e a demora para se conseguir um score alto que te renda benefícios, poderá se tornar mais árduo. Contudo, ainda que seja um pouquinho mais demorado de se conquistar, valerá a pena, tendo em vista que há recompensas satisfatórias ao alcançar esse patamar.

O que é score?

Score nada mais é do que uma pontuação feita por alguns órgãos, como o SPC e Serasa e ProScore. Trata-se de uma pontuação que é dada para cada indivíduo, e essa nota equivale ao seu nível de bom pagador. Isso quer dizer que, se você for um bom pagador, o seu score será alto. Em contrapartida, se você tem um perfil de mal pagante, significa dizer que seu score será baixo.

Muitos bancos se baseiam nessa nota quando os é solicitado algum tipo de empréstimo. Por lógica, se você tiver uma pontuação baixa num desses órgãos que avaliam seu perfil de comprador, o banco irá rejeitar a sua solicitação de empréstimo. Em suma, quanto mais baixo for seu score, menor serão as suas oportunidades, e quanto maior for sua pontuação, maior será os benefícios.

Contudo, os benefícios de se ter um score alto não se limita exclusivamente a ter crédito e empréstimos aprovador com maior facilidade. Com uma boa pontuação, o grau de confiança com o seu banco aumenta, criando uma série de benefícios diários, tais como; juros reduzidos, limites ampliados, possibilidade de alguns seguros gratuitos e o acúmulo de milhagens para compras e viagens.

Como aumentar seu score

Confira agora algumas dicas de como fazer seu score aumentar. Lembre-se que esse não é um processo imediato e você pode estar conferindo sua pontuação atual no site.

Limpe seu nome

Em primeiro lugar, se você está buscando aumentar a sua pontuação, é de suma importância que você tenha seu nome limpo. Sem isso, é praticamente impossível que seu score aumente. Se você já possui o nome limpo, esse já é um bom começo para começar a aplicar as demais dicas.

Mas, se você possui algumas dívidas sem pagamento, o ideal é que negocie com os credores e busque pagar todas elas. Essa é a dica fundamental, haja vista que, com o nome sujo, dificilmente o mercado irá enxergar com muita confiança o seu perfil de comprador.

As instituições bancárias tendem a recusar os pedidos para quem tem contas inadimplentes e, consequentemente, a sua pontuação dificilmente subirá. Quando não há uma possibilidade de negociação, algumas pessoas procuram um outro tipo de empréstimo para quitar todas as dívidas e regularizar a situação e retirar o nome do SPC.

Essa não é uma opção necessariamente errada, mas deve ser feita com muito cuidado e depois de muita análise financeira. Planejar todas as suas medidas financeiras é ideal, ainda mais nessa situação. Sem um planejamento, a possibilidade de aumentar as dívidas e diminuir a sua saúde financeira é grande, tornando ainda mais complicado o aumento do score. Por isso, tome cuidado e avalie minunciosamente todo seu processo financeiro.

Atualize seus dados na Serasa

Essa pode ser uma dica meio óbvia, mas tem um grande valor e nem todo mundo segue à risca por não compreender a dimensão que permeia essa questão. Quanto mais exatas forem as suas informações pessoais, tais como idade, endereço, telefone etc., maior será a confiabilidade do seu cadastro.

Ou seja, se você estiver constantemente atualizando seus dados, as instituições irão enxergar com bons olhos e se tornará mais fácil o alavancamento do seu score. Por isso, sempre comunique quando houver a necessidade de atualização de seus dados. É um processo bem simples que pode ser feito tanto de maneira online como de maneira presencial.

Você pode estar atualizando seu perfil tanto nas instituições que você possui crédito como nos órgãos de proteção de crédito e, caso você não possua um perfil na instituição que você possui crédito, poderá estar realizando esse procedimento através do site do seu banco.

Essa tarefa, por mais simples que pareça ser, torna-se um diferencial no momento de análise do seu perfil. Primeiro porque mostra que você é um usuário ativo e segundo porque garante que você seja reconhecido e exclua todas as dúvidas de que não é nenhuma outra pessoa que está se passando por você.

Pague suas contas em dia

Essa é talvez a dica mais valiosa para aumentar o seu score. Procure sempre evitar atrasar suas contas, mantenha-se atento quanto ao vencimento das faturas e boletos. Quando você atrasa um pagamento, o seu perfil fica sujo, tornando difícil a aceitação de limite de crédito como a sua pontuação.

Pagar em dia já se torna uma grande possibilidade de um score alto, mas muitas pessoas acreditam que efetuar o pagamento com antecedência faz com que as instituições bancárias enxerguem com bons olhos esse perfil. A verdade é que, infelizmente, isso não procede. Esse tipo de dado não é enviado para o SPC Serasa e afins. Eles sabem que você pagou ou não uma conta, mas não mensuram se foi com antecedência ou não.

Se você tem problemas quanto ao pagamento de suas dívidas em dia por questões de esquecimento, é aconselhável habilitar tudo no sistema de débito automático. Trata-se de um sistema onde qualquer conta é paga automaticamente no dia do vencimento de uma determinada compra. Isso faz com que todas as suas compras futuras fiquem num padrão de regularização, evitando possíveis atrasos.

Ter contas em seu nome

Essa é uma questão que algumas pessoas não se dão conta, mas você deve elevar sua atenção para essa questão. Assim como é importante pagar as suas dívidas em dia, também é importante ter contas em seu nome. Se você pagar contas em dia, mas essas contas pagas não estiverem em seu nome, de nada irá adiantar para você.

Isso ocorre porque não há como uma instituição avaliar seu perfil de pagamento com base em pagamentos que você fez no nome de outras pessoas. É necessário ter contas em seu nome e pagar essas contas em dia, somente dessa forma seu score começará a aumentar.

Isso não significa dizer que você tenha de realizar compras despretensiosamente somente com intuito de aumentar a sua pontuação. Algumas contas simples podem ser de suma importância, como conta de água, luz, telefone, internet etc.

Há casos de pessoas que não possuem o nome negativado, mas que mesmo assim não conseguem um empréstimo ou um cartão de crédito. Esses casos podem ocorrer devido à falta de contas em seu nome, já que, se você não possui contas em seu nome, não há como você ser reconhecido como consumidor.

Então, na hora dos bancos analisarem seu perfil financeiro, não encontrarão informações necessárias sobre o seu perfil e, consequentemente, não é possível gerar um score devido a falta de informações.

Tome cuidado com frequência de pedido de crédito

Muitas pessoas caem no erro de pedir constantemente um aumento de crédito, empréstimos e afins. Contudo, essa frequência de solicitação de crédito pode se tornar um malefício para quem quer aumentar seu score. Alguns hábitos fazem com que a pontuação diminua, e essa é uma delas, entenda o porquê:

Essa ação de baixar seu score quando há pedidos constantes de aumento de crédito é uma “medida de segurança” para você mesmo. As instituições enxergam esse ato como sendo uma pessoa de má fé que esteja usando seus dados para solicitar crédito. Achando que se trata de um terceiro usando seus dados, afim de evitar danos mais graves, seu score é abaixado para que os bancos e instituições entendam que não é para liberar crédito.

Quando há uma solicitação de aumento de crédito negado, os bancos e instituições aconselham esperar cerca de 6 meses para fazer o pedido novamente. Do contrário, a probabilidade de abaixar seu score é bem mais alta.

Cadastro positivo

O cadastro positivo é uma ferramenta com uma proposta bem simples, mas que pode fazer uma grande diferença na hora de solicitar crédito e no aumento do seu score. Trata-se de um jeito simples de mensurar informações que as empresas e instituições julguem importantes na hora de liberar crédito para o consumidor.

Essa ferramenta disponibiliza informações como quantas contas você já pagou – contas como luz, água, boletos, prestações – seu bom relacionamento com bancos e empresas etc.

Essa é uma boa maneira de fazer com que seu limite e/ou score aumente mais rápido e facilmente, haja vista que mostra que você é um bom pagador, especialmente quando você realiza as contas em dia. Para fazer esse cadastro, clique aqui.

Finalizamos esse artigo por aqui, esperamos que você tenha extraído ao máximo desse post. Aproveite para aplicar essas dicas na sua vida financeira e aumentar o seu Score para aproveitar os benefícios. Até a próxima!

Curta o site no Facebook!