Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Antivírus Gratuito


Está com dúvidas em relação a antivírus gratuitos? Então confira esse post!


Guia de Serviço > Serviços Digitais > Softwares > Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Antivírus Gratuito

Atualmente, devido as potenciais ameaças que se encontram na internet, é fundamental que o usuário procure se proteger, seja utilizando um antivírus gratuito ou procurando se precaver em relação a quais sites ele visita. Contudo, a opção mais viável e segura é apostar em um antivírus. Mas você sabe como esse sistema é desenvolvido ou como é o seu funcionamento? Confira isso e muito mais no post de hoje!

Símbolo do antivírus gratuito
Os antivírus gratuitos são essenciais para quem quer se sentir mais protegido na internet. Confira nesse post tudo o que você precisa saber sobre eles!

Procurar entender como o antivírus gratuito funciona pode ser uma das peças fundamentais para que você se sinta ainda mais relaxado, pois compreender de maneira sistêmica as suas funcionalidades irá trazer mais certeza a sua eficácia. Os sistemas são sempre desenvolvidos com muita atenção aos detalhes, mas há determinados antivírus que são mais eficazes do que outros, e isso se dá devido a maneira como ele foi desenvolvido.

Porquanto, para além de trazer mais segurança na confiabilidade do sistema, saber como um antivírus gratuito funciona fará com que você saiba escolher aquele que melhor se adequa para as suas necessidades. Com o passar do tempo os antivírus tiveram que ser atualizados, afinal de contas, as ameaças não são as mesmas de alguns anos atrás e, consequentemente, os mesmos antivírus não estão devidamente equipados para lutar contra prenúncios atuais.

Em um mundo dependente de dados, a necessidade de software antivírus gratuitos estão aumentando. Isso se deve ao volume de informações geradas, armazenadas e transmitidas diariamente e à dependência das empresas desse movimento de carga preciosa para continuar sem impedimentos. Como resultado, o valor dos ativos de informações aumentou drasticamente e a necessidade de protegê-los também. Conheça tudo o que você precisa saber sobre antivírus, aqui neste artigo.

Como o antivírus funciona?

O sistema antivírus tem mudado bastante ao longo dos anos, afinal de contas há uma constante atualização nos programas maliciosos. Mas, atualmente, as melhores soluções anti-malware usam uma combinação de táticas diferentes para ajudar a proteger os desktops do PC e do MacOS, bem como os dispositivos e redes inteligentes. Aqui estão os três métodos mais usados ​​pelo software antivírus:

Assinaturas

Esse é o método mais experimentado, testado e reacionário usado para combater vírus e outros malwares. A detecção baseada em assinatura procura o código digital específico de um vírus e, se detectar, coloca-o em quarentena ou acaba o excluindo, o que é muito bacana, visto que acaba criando uma biblioteca de códigos maliciosos. Entretanto, esse modo de segurança têm os prós e os contras

Biblioteca de livros simulando a biblioteca de dados do antivírus gratuito
Esse é um dos modos mais comuns e testados, entretanto, ele possui alguns contras.

A vantagem disso é que, depois que um vírus é identificado, ele pode ser adicionado a um banco de dados de assinatura que é armazenado localmente ou na nuvem e, em seguida, acessado ao verificar ameaças no sistema. A desvantagem disso é que não é muito útil para novas ameaças. Requer que pelo menos uma pessoa ou sistema seja atacado pelo software malicioso e identifique-o antes que todos possam ser protegidos contra ele.

Detecção comportamental

Uma técnica mais moderna para rastrear vírus e malware conhecidos e desconhecidos é a detecção comportamental. Em vez de analisar o que é um software, o monitoramento do comportamento analisa o que o software faz.

A maneira como um ser humano pode operar determinados programas ou o sistema operacional, como o Windows ou o MacOS, pode executar determinadas funções é quantificável e relativamente bem definido. Vírus e outros programas maliciosos, no entanto, tendem a executar certas funções que não são típicas de um usuário.

Antivírus procurando vírus no computador
Essa é uma tática muito mais moderna e que apresenta resultados eficazes.

O malware pode tentar desligar ou ignorar as soluções do antivírus no sistema. Ele pode tentar fazer com que seja executado sempre que você inicializar o sistema sem perguntar ou entrar em contato com um servidor externo para baixar outro software malicioso no sistema.

A análise comportamental procura o software que tenta executar essas funções e até o potencial dos aplicativos para executá-las, mais uma vez colocando-as em quarentena ou excluindo-as à medida que são detectadas.

Aprendizado de máquina

Ensinar os computadores a fazer alguma coisa sempre foi difícil e demorado, mas o aprendizado de máquina permite que os computadores se ensinem de uma maneira muito mais eficiente.

O software antivírus que usa o aprendizado de máquina pode analisar o código dos aplicativos e decidir, com base no entendimento de programas maliciosos e benignos, se esse software em particular é perigoso ou não. É efetivamente uma solução de inteligência artificial e, quando usada em conjunto com outros protocolos de segurança, provou ser extremamente eficaz no combate a ameaças novas e antigas.

Imagem com fundo preto e "antivírus" escrito em amarelo
Esse método também é bastante seguro, uma vez que conta com a inteligência artificial aliada com outros mecanismos.

O aprendizado de máquina exige conectividade com a internet para que você possa aproveitar o poder dos bancos de dados conectados à nuvem de informações das quais extrai para detectar software malicioso. No entanto, ele pode evoluir e se ajustar muito mais rapidamente do que os métodos mais antigos de proteção antivírus, o que ajuda a manter as soluções mais modernas atualizadas com o cenário de ameaças em constante evolução.

Qual é o melhor antivírus gratuito?

Os perigos que a internet pode proporcionar são muitos, e justamente por isso é fundamental que você tente se blindar de toda e qualquer ameaça. Entretanto, para que você possa se sentir mais seguro durante as suas navegações na internet, é interessante que procure obter o melhor antivírus gratuito. Por isso, para facilitar um pouco mais as coisas para você, resolvemos elencar alguns antivírus gratuitos bastante eficientes.

Qual é o melhor antivírus gratuito? – Kaspersky

Esse antivírus já é muito conhecido, principalmente por causa da sua versão paga, que é considerada uma das melhores do mundo. Entretanto, há também a opção do Kaspersky gratuito, que também oferece uma proteção muito boa, mas com menos funções do que a versão a paga. Ele funciona somente no Windows e consta com proteção contra malware e phishing, além de conter VPN.

Qual é o melhor antivírus gratuito? – Avast

Esse é, provavelmente, o antivírus mais popular do mundo, haja vista que ele tem cerca de 400 milhões de utilizadores. No geral, o Avast fornece uma proteção generalizada muito boa, além de ser um programa bem simples e intuitivo de ser usado. Além de proteger contra malware e phishing, ele também tem a função de inspecionar Wi-Fi, gerenciar palavras-chaves, classificação de segurança de sites e constante atualização do software de outros programas.

Logotipo do antivírus gratuito Avast
O antivírus gratuito Avast é, possivelmente, um dos mais populares, mas a sua funcionalidade é bem positiva.

Caso você resolva utilizar esse antivírus, é importante você se atentar que a empresa irá colher informações pessoais suas. Entretanto, é possível desabilitar essa função manualmente, pois por padrão ela vem ativada. É possível encontrar o Avast para Windows, Mac e Android, o que pode ser muito útil para você.

Qual é o melhor antivírus gratuito? – Bitedefender

Esse é um programa muito eficiente, mas ele é voltado para um público específico, ou seja, para aqueles que querem somente o básico. Porém, mesmo ele se limitando a segurança básica, ele é excelente no que faz, pois o Bitedefender defende de ficheiros com vírus e de páginas da internet que são fraudulentas. O aplicativo vale muito a pena, mas caso você queira ter mais funções e garantir mais segurança, somente na versão paga.

Logotipo do antivírus gratuito Bitedefender
Se você está procurando um antivírus gratuito somente para o básico, esse é o ideal para você.

O Bitedefender é compatível com Windows, Mac e Android e possui uma proteção contra malware muito boa e excelente proteção contra phishing. Além disso, caso você não queira ser importunado com notificações, é possível colocar o programa no modo “autopiloto” e, dessa forma, você não irá ser mais incomodado e poderá se dedicar ao que precisa.

Agora que já sabe como funciona o sistema de proteção do antivírus, e conhece alguns antivírus, não deixe de adquirir um antivírus gratuito para a sua proteção.

O nosso post termina por aqui, mas esperamos que essas informações tenham sido úteis para você compreender um pouco mais sobre os antivírus gratuitos. Se gostou desse artigo, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais para que outras pessoas possam saber de todas essas coisas. No mais, convidamos você a ler outros posts do site, temos certeza que você irá gostar de muitos deles. Até a próxima!