Criar E-Book Para Vender Na Internet é Uma Boa Ideia?


Será que vale a pena criar e-book para vender na internet? Confira a resposta nesse post!


Guia de Serviço > Marketing Digital > E-books > Criar E-Book Para Vender Na Internet é Uma Boa Ideia?

Será que realmente vale a pena vender e-book na internet? Um e-book nada mais é do que um livro digital que pode ser lido através de um computador, tablet, celular ou notebook. Nesse documento são inseridos textos, imagens e outros conteúdos com o objetivo de ensinar algo, educar ou até levar entretenimento para determinado público.

Vale a Pena Criar e-book Para Vender na Internet
Você está pensando em vender seus conhecimentos através de um livro digital? Então confira nesse post se vale a pena criar e-book para vender na internet!

Você já deve ter visto muitos materiais gratuitos nesse formato sendo divulgados na internet, mas eles também podem ser usados como infoprodutos, ou seja, produtos digitais onde a mercadoria é a informação. Nesse ínterim, é possível se questionar se vale a pena criar e-book para vender na internet, e essa é uma questão bem interessante de ser respondida.

Sabe-se que nem sempre é fácil criar um conteúdo de qualidade, pois isso exige muito tempo e dedicação. Contudo, quando se estrutura um material de qualidade, é comum querer receber por isso. E é justamente nesse contexto que algumas pessoas se perguntam se vale a pena criar e-book para vender na internet, afinal, do que valeria o esforço se isso não for bem recompensado?

A realidade é que já existe pessoas que tentam vender e-book na internet, porém, será que realmente é possível ganhar dinheiro vendendo livros digitais? Criar e-books para vender na internet realmente é uma boa ideia? Continue a leitura desse post e descubra as respostas para questões como essas e muitas outras. Entenda porque o e-book é uma tendência de vendas e os motivos para você embarcar nessa onda também. Confira!

Brasileiros gostam de ler

Tudo bem, talvez você tenha ficado em dúvida ao ler o título desse tópico. Afinal, a imagem que temos dos brasileiros não é lá muito boa, não é? Mas, fique sabendo que o brasileiro gosta de ler sim. Pelo menos foi o que afirmou a Biblioteca Digital Árvore de Livros. Segundo a empresa, 56% dos brasileiros são leitores assíduos e gostam de mergulhar no mundo das letras.

Vale a Pena Criar e-book Para Vender na Internet
Apesar do dito popular de que brasileiro não tem o hábito de leitura, esse cenário tende e mudar.

Outro dado importante é que o Brasil ocupa a 27ª posição entre os países mais leitores do mundo. É claro que o interesse pela leitura em nosso país ainda precisa crescer muito, mas os e-books podem ajudar com isso popularizando o acesso a informação. Em contrapartida, você pode ganhar dinheiro enquanto leva esses materiais para o mercado.

Leitores estão migrando para o digital

Você sabia que a preferência por livros digitais está crescendo? Pois é! Uma pesquisa do IBOPE revelou que 26% da população brasileira prefere ler livros no formato digital em comparação com os impressos. Não é a toa que os leitores de e-book como o Kindle, Kobo e Lev, por exemplo, tem se tornado cada vez mais populares e sendo objeto de desejo pelas pessoas.

Além disso, as vendas de e-books em editoras subiram de cerca de 7% em 2016 para 15% em 2017. Um crescimento maior que 50% em apenas um ano, demonstrando que o interesse por esses materiais vem crescendo e muito.

Vale a Pena Criar e-book Para Vender na Internet
Pesquisas apontam que, gradativamente, o brasileiro está criando o hábito da leitura, e os e-books podem contribuir com isso.

Contudo, embora todo esse crescimento seja visível, 63% das editoras tradicionais simplesmente ignoram esse formato de conteúdo. Essa descoberta foi feita no Censo do Livro Digital realizado pela Fipe, a CBL e o SNEL em 2017.

A representação das editoras no Brasil mostra que há uma grande oportunidade para produtores independentes, como você, que pode contar com a ajuda de empresas especializadas na criação de e-books. Essas empresas fazem o material completo, sem que você precise se preocupar com algo e mesmo que você não tenha nenhuma habilidade de escrita ou design.

Ótima forma de compartilhar seus conhecimentos

Os e-books também se destacam por serem ótimas ferramentas para compartilhar conhecimento. Esse destaque fica por conta das vantagens oferecidas por esse formato, entre elas:

  • Custo de produção mais baixo do que livros impressos, cerca de 30% menor;
  • Não ocupam espaço físico em prateleiras ou armários;
  • Permitem mais agilidade na leitura através de recursos como pesquisa, destaque de partes do texto e outros;
  • Pode ser levado para qualquer lugar;
  • Promovem a acessibilidade, permitindo que o leitor aumente o tamanho da letra ou até conte com a opção de narração em um mesmo documento, sem alterar o custo final da produção;
  • Tem durabilidade infinita, já que não sofrem com a degradação como os livros impressos;
  • São interativos (permitem a inclusão de vídeos, áudios e outras mídias);
  • Se adaptam a diferentes dispositivos.

Todas essas vantagens reforçam que criar um e-book para vender é um excelente negócio. E, se não bastasse, 19% dos leitores brasileiros leem com o objetivo de atualização cultural e aprendizado, o que é mais uma oportunidade de você compartilhar o que sabe e ser bem remunerado para isso.

Bom, depois de ler todo esse post, tenho certeza que não resta mais dúvidas sobre as vantagens dos livros digitais e o porquê criá-los para vender na internet, não é? Sem dúvidas, essa é uma das facilidades do mundo digital que pode ser usado para ganhar dinheiro e ter um negócio. Portanto, não perca tempo e aproveite essa tendência para compartilhar aquilo que você sabe e receber por isso. Comece a produzir o seu e-book para vender agora mesmo!

O nosso post termina por aqui, mas esperamos que você tenha gostado desse artigo e dos pontos que foram retratados aqui. Se você gostou, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais para que outras pessoas também possam ter acesso a essa informação. No mais, não deixe de conferir outros posts daqui do site. Nos vemos no próximo post, até mais!

 

Este post foi escrito por César Ribeiro, CEO do RedatorOnLine.net, uma empresa especializada na criação e lançamento de e-books como produtos digitais. https://redatoronline.net