Marketing Digital Está Saturado No Brasil? Devo Desistir?


Será que o marketing digital mais precisando o marketing de afiliados, está saturado? Confira a resposta aqui!


Guia de Serviço > Marketing Digital > Afiliados > Marketing Digital Está Saturado No Brasil? Devo Desistir?

É possível enxergar que muitas pessoas iniciantes no marketing digital possuem uma dúvida muito comum e que é um tanto fácil de responder, que é se o marketing digital está saturado no Brasil. Essa, inclusive, é uma dúvida que impede algumas pessoas de iniciarem os seus trabalhos na internet. Entretanto, iremos falar um pouco mais sobre esse tema no post de hoje, então não deixe de conferir.

Imagem de uma mão segurando pontos de interrogação e outra segurando lâmpadas
Se você está com receio de começar no marketing digital por achá-lo saturado, confira esse post e repense a sua opinião!

É muito fácil simplesmente falar que o marketing digital está saturado. Quando se inicia nesse ramo é comum ter esse tipo de dúvida e, por causa dela, muita gente acaba se atrapalhando. Porém, é importante que você sempre busque respostas confiáveis para que todas as questões sejam dissipadas, e assim, não desanimar dessa possibilidade de renda que pode surtir muito efeito positivo.

Muita gente realmente fala que o marketing digital brasileiro está saturado, mas é sempre importante ter o discernimento e um filtro em relação a quais pessoas você está ouvindo, pois nem sempre a resposta condiz com a realidade. Não é porque esse mercado não deu certo para uma pessoa que signifique que ele é ineficiente, pois vários outros fatores podem colaborar para esse fim.

Por isso, resolvemos responder com fatos se o marketing digital está saturado ou não no Brasil, e esse post será muito útil para aquelas pessoas que ainda estão com certo receio de começar os seus trabalhos pela internet. Portanto, se você quer saber mais sobre esse assunto, basta continuar lendo esse post até o final para ter a resposta para a sua pergunta.

Onde o marketing digital está saturado?

Muitas pessoas também possuem essa dúvida, e a resposta é: existe alguns nichos que são sim concorridos, mas não saturados. Porque nichos de mercado concorridos possuem mais busca por parte das pessoas, mas essa questão não significa que eles estejam saturados.

Mulher utilizando um iPad para pesquisar se o marketing digital está saturado no Brasil com um computador ao fundo
Há uma grande diferença entre um nicho ser bem concorrido e o marketing digital estar saturado, pois na realidade é justamente o oposto.

Realmente a quantidade de pessoas que trabalham nesse tipo de negócio é grande, mas não é saturado. Isso porque, apesar de existir muitos afiliados que trabalham nele, muitos deles não o fazem corretamente. São poucos os afiliados – ou até mesmo produtores – que fazem o que podem para se destacar nos nichos concorridos, e isso pode ser uma vantagem para você.

Ou seja, eles estudam SEO, tráfego pago e geram conteúdos incríveis para sua audiência. Resumidamente, existe muitas pessoas em nichos concorridos, mas poucos trabalham de forma correta.

Muitas pessoas já trabalham a internet, acho que não tem espaço para mim

Esse é um outro questionamento que muitos afiliados que estão começando agora possuem. Se você também está paralisado por conta dessa forma de pensar, saiba que esse questionamento é, também, facilmente respondido! Reflita um pouco; quantos estudantes de universidades e cursos técnicos no Brasil se formam por ano? Então, são milhares!

Agora reflita novamente; como existe oportunidade para todas essas pessoas no mercado de trabalho e com o país passando por uma de suas piores crises de desemprego? Com essa simples análise você chega facilmente na conclusão de que existe sim mercado para todo mundo, mas para qualquer coisa na vida há um porém!

Duas mulheres se abraçando com roupa de formatura de faculdade
O trabalho na internet funciona da mesma maneira que o mercado empresarial, ou seja, somente os mais bem capacitados é que terão espaço.

Somente pessoas que são diferenciadas e dedicadas ao trabalho possuem uma maior chance de sucesso. Ou seja, não importa se têm muitas pessoas formadas ou que trabalham na sua área, pois se você for um profissional diferenciado, a concorrência será irrelevante e diversas empresas irão atrás dos seus serviços. A excelência é sempre o melhor caminho para percorrer e que chama atenção do grande público.

E na internet isso não é nada diferente. Se você estudar tudo que for relacionado a SEO, tráfego pago e geração de conteúdo, por exemplo, o sucesso do seu negócio online é garantido. Além disso, se o seu trabalho na internet for diferente da sua concorrência, as chances de sucesso são ainda maiores. Isso porque a diferenciação chama mais atenção do público. É claro, não é fácil, mas o resultado final é sempre muito bom.

Em nichos concorridos é difícil de obter resultados rápidos?

Como citamos anteriormente, não é fácil, mas é possível alcançar bons resultados em nichos concorridos. Entretanto, como toda informação deve ser verdadeira, e nós somos comprometidos com a realidade, não podemos deixar de levar em conta todos os argumentos, pois somente dessa forma você estará preparado e consciente de todos os possíveis acontecimentos.

Para conseguir os primeiros resultados trabalhando em nichos concorridos, demanda um pouco mais de trabalho, tempo e dedicação, isso tudo aliado a forma que você vai trabalhar como afiliado e quanto tempo você irá despender nisso. Claro que, se você decidir apostar somente em tráfego orgânico, o resultado do trabalho demora um pouco mais.

Duas peças de xadrez sob um tabuleiro, estando uma delas caída
A principal virtude que uma pessoa precisa ter para trabalhar com internet é paciência, pois muitas das vezes os seus esforços resultarão em retornos futuros

Em contrapartida, em tráfego pago, o resultado pode vir um pouco mais rápido, dependendo um pouco mais da exigência de estudo sobre anúncios e segmentação de público. Por isso, é necessário que você tenha em mente que os resultados não aparecem da noite para o dia, é tudo uma questão de esforço, dedicação, escalabilidade e consistência.

Aliás, se fosse tudo fácil, todo mundo já estaria rico e não existiria mais pobreza no mundo. O intuito não é deixar você com um pé atrás em relação ao marketing digital saturado, e sim te incentivar a não desistir desse mercado que está apenas começando no Brasil.

Existe algum nicho no marketing digital que não esteja saturado?

A resposta para esta pergunta não é complicada, mas ao invés de dar uma resposta monossilábica, aqui vai algo muito mais concreto para você retirar da sua cabeça de uma vez por todas de que o “marketing digital está saturado”. O fato é que existe diversos nichos inexplorados e subnichos que poucos afiliados e produtores trabalham, e você pode aproveitar essa chance.

Além disso, escolher nichos inexplorados é bom porque a concorrência é baixa e a procura é relativamente média sobre o assunto. Fora isso, também existe os subnichos, que no caso são temas relacionados a um nicho principal. Apesar de ter uma procura média, os ganhos podem lhe surpreender positivamente.

Exemplo de nicho de marketing digital: tráfego pago com anúncios. O tema de tráfego com anúncios é um subnicho dentro do nicho de marketing digital. Dentro dele é abordado diversos assuntos sobre técnicas de conversão e segmentação.

O marketing digital em geral ficará saturado?

Pode até parecer estranho, mas mesmo em mercados altamente competitivos como nos Estados Unidos, sempre haverá espaço para todo mundo. Exemplo claro disso foi da empresa Uber que, em menos de 5 anos, decolou no mercado mundialmente. E você sabe qual foi a estratégia de empresa?

Criar um modelo de negócio nunca feito antes, que no caso é criar a possibilidade de pessoas ganharem dinheiro com o seu próprio carro e, por parte dos clientes, pagar uma viagem muito mais barata em relação ao táxi. Isso é apenas um exemplo, pois é claro que, para isso acontecer, foi feito um investimento inicial.

Imagem de uma mulher segurando uma placa escrita taxi
Fixe na sua mente que, se o seu serviço for melhor que o do outro, você acabará se destacando, assim como aconteceu com a empresa Uber. O diferencial de negócio é essencial para a ascensão do sucesso.

Mas quem disse que para alcançar o sucesso na internet precisa, necessariamente e inicialmente, de dinheiro? Claro que não, pois quem usa a criatividade e usa como trabalho o que possui, também consegue alcançar o sucesso.

Um exemplo bem claro disso é o YouTuber Whindersson Nunes, que não vem ao caso se você gosta dele ou não, mas é inegável que ele alcançou o sucesso no começo usando apenas uma câmera de baixo custo para gravar seus primeiros vídeos e usando a criatividade.

Bom, o nosso post termina por aqui, mas esperamos que você tenha gostado desse artigo e que a sua dúvida tenha sido respondida. Por fim, convidamos você a acompanhar outros posts daqui do site, pois temos certeza de que você irá gostar de muitos deles. No mais, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais ou com algum amigo seu. Abraços e sucesso!