Como Funciona o Seguro de Fiança Locatícia 2019/2020?


Confira o funcionamento do seguro de fiança locatícia para o ano de 2019/2020.


Guia de Serviço > Imóveis > Como Funciona o Seguro de Fiança Locatícia 2019/2020?

O seguro de fiança locatícia pode ser uma boa opção para aquelas pessoas que estão pretendendo morar de aluguel. Entretanto, existe algumas questões que é necessário pontuar e que você deve ter em mente e, uma dessas questões, é como será o funcionamento desse seguro no ano de 2019 e 2020. Ainda que existam pequenas mudanças, é fundamental você conhecer a fundo esse assunto, afinal de contas, uma simples mudança pode fazer uma grande diferença e, como resultado, pode acabar não valendo a pena no final das contas. No post de hoje iremos abordar esse assunto com profundidade, então, se você quer saber mais, basta ler até o final.

Como Funciona o Seguro de Fiança Locatícia
Está com dúvida em relação ao seguro de fiança locatícia? Então não deixe de dar uma olhada nesse artigo, onde iremos esclarecer as suas dúvidas.

Quem está pensando em morar de aluguel, provavelmente já deve ter se deparado com o seguro aluguel, também chamado de seguro de fiança locatícia. É de conhecimento comum que esse tipo de serviço tem por finalidade garantir o pagamento das parcelas do aluguel estabelecido, mas esse é somente uma pequena questão. É importante compreender em sua plenitude esse seguro anteriormente a assinar o contrato, e foi pensando nisso que resolvemos elaborar esse artigo, para esclarecer tudo a respeito desse assunto.

Para que você tenha uma maior compreensão de como funciona o seguro de fiança locatícia, é necessário passar por vários processos, pois pode não ser um assunto tão simples de ser compreendido. Você deve saber quis tipos de imóveis podem ser aderidos a esse seguro, qual a renda necessária, algumas vantagens etc. Pode aparentar ser um assunto um pouco extenso, mas quando se trata de um local para você morar, é de suma importância você conhecer tudo a respeito do assunto.

O seguro locatício é uma forma de garantir que todas as dívidas serão pagas, e isso é tão vantajoso para você, que irá alugar um imóvel, como para o proprietário que estará dispondo da residência. É uma maneira mais confiável e, por isso, muitos recorrem as instituições que fornecem esse seguro. Nesse sentido, são os bancos ou seguradoras que oferecem o seguro aluguel como garantia ao não pagamento das obrigações do inquilino. Para saber mais sobre o assunto, basta conferir os tópicos conseguintes.

O que é o seguro de fiança locatícia?

A grande maioria das pessoas, quando estão nesse processo de alugar algum imóvel, se perguntam o que é o seguro de fiança locatícia. Se você já se fez esse tipo de questionamento, fique tranquilo, pois é totalmente comum desconhecermos algo que não faz parte da nossa rotina, mas é sempre importante pesquisar sobre quando se é necessário. A resposta dessa pergunta pode ser bem simples, mas a aplicação dela, já na prática, pode aparentar ser levemente mais dificultoso.

Basicamente, o seguro de fiança locatícia substitui o fiador e garante que o proprietário do imóvel urbano irá receber o pagamento de aluguéis e encargos não pagos pelo inquilino. Consequentemente, quando você opta por esse tipo de seguro, pode ocorrer de haver uma ação mais ágil no que diz respeito a aprovação da sua proposta de aluguel. Ou seja, em caso de inadimplência da parte do pagador, há uma garantia ao proprietário do imóvel que o banco ou a seguradora irá ressarcir devidamente os custos.

Como Funciona o Seguro de Fiança Locatícia
O seguro de fiança locatícia é uma maneira de garantir os seus pagamentos, mesmo quando você não está com condições financeiras de arcar com essas responsabilidades.

Obviamente esse tipo de seguro é regulado por algumas normas específicas que devem ser seguidas, em especial a lei do inquilinato que define e limita as garantias da locação. Todas essas regras foram estabelecidas pela resolução nº 202 de 2008, no Conselho Nacional de Seguros Privados. Dentre essa resolução, é importante ressaltar que há uma proibição de um mesmo contrato de locação ter mais de um seguro desse tipo. Ou seja, você estará limitado a possibilidade de um único contrato de seguro dessa espécie.

Entretanto, enquanto você for o inquilino, você será o responsável pela contratação e o pagamento do seguro junto a sua seguradora. O proprietário, por outro lado, será o segurado e beneficiário do seguro, ou seja, a pessoa que irá receber a indenização. É uma maneira bem simples e segura, a única coisa que você deverá fazer analisar essa possibilidade, e em seguida procurar alguma instituição bancária ou seguradora que avalie o seu perfil e aceite a sua proposta.

Qual o valor do seguro de fiança locatícia?

Levando em consideração somente a inclusão da cobertura básica, que garante primordialmente o pagamento do aluguel, o valor do seguro de fiança locatícia anual varia entre uma ou duas vezes o valor do seu aluguel. Entretanto, esse valor pode estar passível de mudança, pois existe alguns fatores que podem influenciar esse resultado. Um desses fatores que pode influenciar diretamente, é o resultado da análise de crédito e cadastro da sua seguradora.

Como Funciona o Seguro de Fiança Locatícia
Mensalmente, pode ser que o valor da parcela do seguro chegue a 15% do valor do seu aluguel.

Esse resultado irá determinar se o valor das parcelas do valor do seguro de fiança locatícia terá os juros alto ou não. Entretanto, pessoas que tem o score mais alto, provavelmente irão receber os menores juros possíveis, enquanto aqueles que não tem uma pontuação tão boa, irão, provavelmente, receber parcelas cujo juros será mais elevado. Porém, algo que pode animar, é que há um crescente na procura desses serviços, que incita concorrência e prospecta queda de preços, então vale a pena fazer uma boa pesquisa de seguradoras que prestam esse serviço.

Como funciona o seguro de fiança locatícia?

Agora que você já conhece um pouco mais desse serviço, irá conseguir compreender melhor como funciona o seguro locatício. O que muito se fala é que o seguro fiança é uma maneira mais segura e confiável tanto para o dono do imóvel quanto para o inquilino, pois, com esse serviço, é dispensado a necessidade de um fiador. Por conta desse fato, é mais seguro essa contratação de serviço do que estabelecer um fiador ou coloque um depósito caução de três aluguéis.

E isso acaba acontecendo porque, com três aluguéis, há-se um limite para acobertar possíveis prejuízos. Por exemplo, se acaso o inquilino danificar o imóvel, e o próprio não conseguir pagar, o proprietário tem aquele valor do depósito caução para cobrir esses danos. Entretanto, se o valor da perda for superior do que o deixado em caução, o dono do imóvel terá de arcar com o prejuízo com o próprio dinheiro.

Como Funciona o Seguro de Fiança Locatícia
O funcionamento do seguro de fiança locatícia pode sofrer algumas variações conforme a seguradora que você contrata, então é sempre bom deixar os termos esclarecidos.

O seguro de fiança locatícia pode ser bastante benéfico, pois ele, além de garantir o pagamento do aluguel atrasado, também dispõe outras funcionalidades, se assim você contratar. Você pode optar por alguns “complementos”, como, por exemplo, o pagamento do condomínio e o IPTU. Algumas empresas seguradoras oferecem um pacote que pode ser bem em conta para você, por isso é importante que você se atenha ao máximo de empresas possíveis.

Entretanto, antes de você realmente optar por esse seguro, recomendamos que você faça uma avaliação financeira, pois, a depender do seu perfil, esse seguro poderá ser uma despesa a mais na sua vida. É fato que esse tipo de serviço pode ser algo extremamente benéfico e que possa evitar possíveis dores de cabeça e frustrações, então é recomendável você sentar e avaliar detalhadamente essa possibilidade.

O nosso post termina por aqui, mas esperamos ter lhe ajudado com esse assunto. Se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos para que eles tenham essas mesmas informações. Nos vemos no próximo post, até mais!

Compartilhe Se Gostou!