Como Saber se Lojas Virtuais são Confiáveis?


Quer comprar em lojas virtuais, mas tem dúvidas se elas são confiáveis? Então confira esse post!


Guia de Serviço > Marketing Digital > Loja Virtual > Como Saber se Lojas Virtuais são Confiáveis?

Saber se uma loja é confiável antes de realizar uma compra é algo fundamental, ainda mais quando o assunto é loja virtual. Então para aprender como saber se uma loja virtual é confiável, confira este artigo até o final, pois apesar de aparentar ser um procedimento que exige somente de sorte, há algumas técnicas e conhecimentos que você pode aplicar para obter um pouco mais de certeza em relação a confiabilidade da loja.

Mulher com uma vermelha segurando um windows phone branco procurando saber se loja virtual é confiável
É muito comum que, principalmente, pessoas mais velhas tenham resistência em comprar através de uma loja virtual. Mas nesse post iremos esclarecer todos os pontos.

Com o passar do tempo, tem se tornado cada vez mais comum que as pessoas realizem compras pela internet, mas sempre há uma dúvida que prejudica na hora da consumação dos objetos escolhidos, que é sobre como identificar uma loja virtual confiável. Esse é um fator que deve ser levado muito a sério, pois apesar de haver muitas pessoas honestas, há outras que são mal-intencionadas.

Há quem diga que não é possível saber se uma loja virtual é confiável a não ser que ela já tenha um bom histórico, mas não é necessariamente desse jeito. É inegável afirmar que obtemos mais crença naquelas lojas que possuem mais reconhecimento, mas esse não deve ser o único parâmetro decisório para definir se um comércio online é confiável ou não, pois há outros meios de identificar.

Portanto, com intuito de querer ajudar você em como saber se um e-commerce é confiável, resolvemos elaborar esse post com algumas dicas simples, mas que podem fazer uma grande diferença na hora da decisão. Todo cuidado é pouco, afinal de contas, estamos falando de dinheiro, e nunca devemos confiar cegamente em qualquer loja que aparece. Sem mais delongas, vamos para o que realmente importa!

Como saber se uma loja virtual é confiável?

Descobrir se lojas virtuais são confiáveis não é difícil, porém é algo que exige bastante pesquisa. Alguns sites confiáveis fornecem todas as informações que você precisa sobre uma loja virtual. Mas se você não encontrar nenhuma avaliação criteriosa sobre determinada loja, é possível descobrir por si mesmo se a loja é de boa procedência ou não.

Para te ajudar a entender como funcionam os critérios de pesquisa, utilizaremos a loja Kabum como exemplo. Ao final desse post, seremos capazes de dizer se a Kabum é confiável ou não, com base nos critérios de pesquisa que ensinaremos nesse post logo a seguir:

Certificados de segurança

Esse é o passo primordial para descobrir se lojas virtuais são confiáveis e, caso o resultado não seja como esperado, a possibilidade de ser uma loja fraudulenta é grande. Ao acessar um site, é sempre importante conferir ao lado da URL se o site possui certificado. Clicando no cadeado, você consegue saber se a loja virtual possui certificado válido e se a conexão é segura.

Página inicial da Kabum onde mostra a certificação de segurança, uma das formas de saber se uma loja virtual é confiável
Esse é um dos primeiros passos para você conferir se um estabelecimento online é confiável.

Outra forma de conferir as certificações do site é acessando a página inicial da loja online. No rodapé da página, você pode conferir se há informações sobre certificados de segurança. A Kabum, por exemplo, possui diversas certificações, tem selo de Site Blindado e de Site Seguro do Google.

Formas de pagamento

Essa é uma ótima forma de como saber se as lojas virtuais são confiáveis. Isso porque muitas lojas fraudulentas oferecem poucas opções de pagamento e geralmente não aceitam cartão de crédito. Lojas que oferecem várias formas de pagamento quase sempre são confiáveis.

Mão de uma senhora entregando um cartão para uma mão saindo do monitor
Porém, às vezes também é preciso entender que, por ser uma loja recente, novas formas de pagamento ainda serão implementadas. Mas é sempre importante ter muito cuidado quanto a isso.

Como exemplo, a Kabum oferece cartão de crédito de várias bandeiras, boleto bancário e Paypal. Aliás, lojas que aceitam Paypal são muito mais confiáveis, pois a carteira eletrônica é bastante criteriosa ao selecionar seus parceiros. Portanto, caso você tenha alguma dúvida sobre a idoneidade de algum estabelecimento virtual, você pode procurar saber se o local aceita pagamentos pelo Paypal.

Reclamações no Reclame Aqui

O Reclame Aqui é um ótimo portal para descobrir se a loja é confiável. Ao acessar o site, pesquise pelo nome da loja e veja sua reputação na plataforma. Pontuações entre bom e ótimo indicam que a empresa é confiável, possui um bom índice de solução e se preocupa com seus consumidores. A Kabum, nesse quesito, está entre as lojas online com melhor reputação no Reclame Aqui.

Site da KaBum no Reclame Aqui, uma das formas de saber se uma loja online é confiável
O Reclame Aqui é um ótimo site para saber a procedência da loja, pois é lá que os clientes expõem livremente as suas experiências com determinados estabelecimentos.

É claro que dificilmente você encontrará uma loja que não tenha nenhum tipo de comentário negativo, mesmo porque todas as lojas estão suscetíveis a erros, mas você deve se atentar em como a loja procurou se desdobrar frente a um erro. Além de ler a reclamação de um usuário no Reclame Aqui, procure sempre ler a réplica da loja sobre como – ou se – o problema foi solucionado. Isso irá garantir uma confiabilidade ainda maior em relação a estabelecimento.

Buscas no Google e visitas mensais

A quantidade de visitas mensais na loja e o volume de busca pelo nome da loja no Google também indicam o quanto a empresa é confiável. Afinal, se muitas pessoas pesquisam e compram em determinada loja, há mais chances de ela ser confiável. Você pode usar diversas ferramentas para fazer essa pesquisa, e obter uma melhor visualização, como o SimilarWeb e o Ubersuggest.

Essa é uma técnica que provavelmente irá eliminar todas as suas dúvidas, pois se você notar que o número de compras e visitas é alta, certamente é porque os clientes estão satisfeitos tanto com a loja quanto com o produto, o que significa dizer que as chances de ser um estabelecimento online confiável é muito maior.

Perfil nas redes sociais

As redes sociais são ótimos parâmetros de como saber se uma loja online é confiável, pois elas indicam a interação da loja com seus consumidores. Geralmente, lojas confiáveis possuem perfis nas principais redes sociais (Facebook e Instagram) e contam com um bom número de seguidores. É certo que, nesse aspecto, lojas mais conhecidas têm certas vantagens, pois acabam conseguindo um número grande de seguidores mais facilmente e, geralmente, possuem mais interações.

Foto de um celular com vários aplicativos de redes sociais
Algumas lojas novas, inclusive, utilizam das redes sociais como um canal para gerar mais confiabilidade no potencial cliente.

Contudo, há lojas virtuais que possuem perfis oficiais em redes sociais justamente para que haja um contato mais transparente e direto com o cliente. Isso significa dizer que você pode mandar uma mensagem para a loja e solicitar alguns esclarecimentos, por exemplo. Em alguns casos, também é possível encontrar alguns depoimentos de clientes através da aba de destaque do Instagram, mas, para isso, você precisa selecionar bem as lojas. É muito eficiente tentar descobrir se as lojas virtuais são confiáveis através das redes sociais.

Como saber se uma loja no Instagram é confiável?

No geral, as lojas no Instagram que possuem muitos seguidores, vários comentários e outras interações, apresentam uma certa confiabilidade. O ideal é que a loja também possua um site para vendas online, assim é mais fácil descobrir se a loja realmente é confiável. Além do mais, você pode conferir se o perfil possui o selo de conta verificada, pois isso irá dar uma confiança ainda maior.

Se a loja no Instagram também tiver uma loja online, siga os critérios que mencionamos anteriormente para determinar se a loja é confiável. Agora, se a loja não contar com um site, você pode ainda pesquisar pelo nome da empresa no Reclame Aqui.

Logo do Instagram, rede social onde é possível abrir uma loja online
Geralmente, as lojas virtuais que são confiáveis são bem mais trabalhadas, pois elas são minuciosamente pensadas para evitar que o estabelecimento passe uma sensação de insegurança.

Em todo caso, tome sempre cuidado com lojas no Instagram que oferecem apenas boleto bancário como forma de pagamento. É verdade que nem todas são fraudes, mas você pode acabar correndo o risco de ser enganado, e é necessário ter todo o cuidado possível em relação ao nosso dinheiro.

O nosso post termina por aqui, mas se você gostou das nossas informações sobre como saber se uma loja virtual é confiável, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais ou até de mandar para algum amigo que está com o pé atrás em relação a algum estabelecimento. No mais, convidamos você a acompanhar outros posts daqui do site, temos certeza de que você irá gostar de muitos deles. Nos vemos no próximo post!