Inep Aplica Provas do Encceja 2019 no Exterior


Veja algumas informações necessárias referente ao Encceja Exterior!


Guia de Serviço > Educação > Inep Aplica Provas do Encceja 2019 no Exterior

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, também conhecido como Inep, é uma entidade pública e federal que é vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Dentre algumas das suas funções, o Inep tem a finalidade de conduzir estudos e pesquisas referente ao sistema educacional brasileiro. Em resumo, a entidade produz informações fundamentais para alavancar a educação no país. Além disso, o Inep atribui diversos projetos estudantis, que é o caso do Encceja, o qual esse post irá se focar.

Mão de um menino respondo um gabarito da prova do Encceja Exterior
O Inep possui diversos programas estudantis, incluindo o Encceja Exterior, o qual iremos falar um pouco mais nesse post, então não deixe de conferir!

Criado em 1937, o Inep tem uma série de atribuições e, dentre eles, é possível citar o desenvolvimento e organização de estatísticas ligadas à educação, planejamento e orientação de sistemas e projetos de avaliação educacional e parceria com outras instituições nacionais e internacionais na área da educação. São essas parcerias, por exemplo, que possibilita o fato de o Inep aplicar provas no exterior.

O Inep aplica provas do Encceja no exterior justamente para que todos possam ter oportunidades dentro do mercado, uma vez que o ensino básico é sempre exigido para que se possa ingressar numa faculdade, por exemplo. Por isso, quem teve de se mudar para o exterior e não teve tempo de terminar o ensino fundamental ou médio, pode aproveitar desse programa intermediado pelo Inep.

O Encceja exterior acontece anualmente e sempre em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e com a representação diplomática do Brasil em vários locais. Portanto, se você está pensando em realizar essa prova, mas está com alguma dúvida sobre esse assunto, não deixe de conferir esse post, pois iremos abordar um pouco mais essas questões aqui. Sem mais delongas, vamos ao que importa.

Inep aplica provas do Encceja 2019 no Exterior

Neste domingo, dia 15 de setembro, mais de 1,8 mil brasileiros que moram no exterior puderam fazer as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos residentes no exterior (Encceja Exterior), edição 2019. A prova foi aplicada em 18 cidades distribuídas em 12 países: Bruxelas (Bélgica); Barcelona e Madri (Espanha); Boston, Houston, Nova Iorque e Miami (Estados Unidos); Paris (França); Caiena (Guiana Francesa); Amsterdã (Holanda); Roma (Itália); Nagoia, Hamamatsu e Tóquio (Japão); Lisboa (Portugal); Londres (Reino Unido), Genebra (Suíça) e Paramaribo (Suriname).

Mapa mundi nas duas mãos de um homem, representando os lugares onde a prova do Encceja Exterior é aplicada
As provas do Encceja Exterior são aplicadas em diversos países do mundo!

Os candidatos puderam acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição no site da Página do Participante na internet. No cartão era possível conferir as informações pessoais, acessar o número de inscrição e o endereço onde seria aplicado o exame, além dos recursos de acessibilidade, se fosse o caso. A recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) era de que os candidatos imprimissem e levassem o cartão para a prova, de forma a minimizar quaisquer problemas.

Para que serve o Encceja?

O Encceja é um exame para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. Para se fazer as provas é preciso atender a algumas condições, tais como: os interessados em tentar o certificado do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos de idade completos na data da prova; para obter o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos.

Como é a prova do Encceja?

As provas do Encceja 2019 foram divididas em quatro avaliações objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além da redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história e geografia.

Homem segurando um lápis fazendo uma prova de ciências exatas, uma das matérias que cai na prova do Encceja aplicada pelo Inep
A prova do Inep aplicada pelo Encceja sofre algumas alterações conforme a certificação que você quer obter.

Já para o ensino médio, as áreas avaliadas são ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e redação e ciências humanas e suas tecnologias. Essa é a mesma divisão realizada nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Certificação no Encceja

Uma vez aprovado no exame, a certificação dos candidatos fica por conta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília e o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, que firmaram Acordo de Cooperação Técnica junto ao Inep.

Os candidatos aprovados ficarão sabendo que foram aprovados e que os documentos estão disponíveis na embaixada para retirada. Cabe ao Ministério das Relações Exteriores encaminhar os certificados e as declarações de proficiência às embaixadas e aos consulados de cada país.

Homem negro usando roupa de formatura após ter feito a prova do Encceja Exterior aplicada pelo Inep
Você consegue conferir o resultado da sua prova consultando o site do Sistema Encceja Exterior.

Além da modalidade regular e do exame para residentes no exterior, o Inep também aplica o Encceja para Jovens e Adultos brasileiros residentes no exterior que cumprem Pena Privativa de Liberdade (Encceja Exterior PPL). Em 2019, as provas para esse público serão aplicadas somente em Tóquio, no Japão, de 16 a 27 de setembro.

Como se inscrever para o Encceja Exterior?

Se você irá realizar essa prova nos anos seguintes, é importante que você saiba como se inscrever no Encceja Exterior e, para tirar as suas dúvidas, resolvemos elaborar esse tópico. Primeiro de tudo, devemos explicar que as inscrições são totalmente gratuitas e são realizadas de acordo com o cronograma previsto no edital. O edital é sempre disponibilizado via internet no portal do exame para residentes no exterior.

Se você está interessado em fazer a prova, há a necessidade de preencher um Questionário Socioeconômico (QSE), que é disponibilizado de forma online. Entretanto, caso o brasileiro não tenha acesso à internet, saiba que são disponibilizados computadores para a realização das inscrições. Os endereços para utilizar esses computadores também aparecerão no edital, junto com o horário de atendimento.

Escritório cheio de computadores onde podem ser feitas as inscrições para a prova do Encceja Exterior aplicada pelo Inep
Caso ocorra algum imprevisto na sua internet no dia da inscrição, por exemplo, você pode ir até o endereço especificado no edital.

O participante deve, obrigatoriamente, informar um endereço de e-mail válido, pois toda forma de comunicação, atualização ou notícia será feito por intermédio desse canal. Caso seja fundamental, informe se é necessário um atendimento especializado e/ou específico. Essa informação deve ser constada em um campo próprio do sistema de inscrição, de acordo com as opções que serão apresentadas.

Além disso, o participante deve informar, ainda nesse questionário, qual o tipo de certificação de conclusão de ensino que deseja receber; se é referente ao ensino fundamental ou ao ensino médio. Essas são todas as informações que você precisa saber para realizar o exame do Encceja Exterior, mas não deixe de conferir onde será o local em que a prova será aplicada e fique de olho nas datas e horários para evitar se atrasar.

O nosso post termina por aqui, mas se você gostou dessas informações, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais. No mais, convidamos você a conferir outros posts daqui do site, pois temos certeza de que você irá gostar de muitos deles. A gente se despede por aqui, até o próximo post!