ENCCEJA 2020: Saiba o que é, quem pode fazer e como se inscrever


Está com dúvidas sobre a prova do ENCCEJA 2020? Então confira esse post e tire todas as suas dúvidas!


Guia de Serviço > Educação > ENCCEJA 2020: Saiba o que é, quem pode fazer e como se inscrever

A prova do ENCCEJA 2020 é uma ótima oportunidade para quem não conseguiu terminar os estudos e deseja recuperar o tempo perdido, pois ter uma formação é crucial para quem deseja garantir o seu lugar no mercado de trabalho. Entretanto, muitas pessoas que desejam realizar essa prova têm algumas dúvidas, e é essencial que todas as suas questões sejam respondidas para que não haja nenhum problema na hora de fazer o seu exame, e esse é o intuito do post de hoje. Acompanhe!

Homem escrevendo em um caderno e segurando o celular em uma das mãos pesquisando sobre a prova do ENCCEJA
Vai fazer a prova do ENCCEJA 2020 mas está com algumas dúvida? Então basta conferir o nosso post!

É fundamental que você esteja em dia com todas as informações dessa prova, desde como se inscrever no ENCCEJA 2020 a quem pode realizar as provas, pois qualquer informação errada pode fazer com que você seja impedido de realizar os exames, e certamente essa é a última coisa que você deseja. Essa prova é uma ótima oportunidade para aquelas pessoas que não tiveram oportunidade de terminar os estudos, seja o ensino fundamental ou médio.

Por isso, saber quem pode fazer a prova do ENCCEJA 2020 é essencial, pois a depender de qual ensino você quer obter o certificado, as exigências são diferentes, e caso você não se encaixe em algum dos pré-requisitos a sua inscrição será cancelada. Existe uma idade mínima para poder realizar cada uma dessas provas, mas é fácil observar que nem todas as pessoas possuem essas informações.

Pensando nisso, preparamos este artigo com informações importantes sobre esse programa, dentre elas, o que é o ENCCEJA, como esse programa funciona, quais as exigências para participar do mesmo e como realizar a sua inscrição. Então, se você está cogitando fazer essa prova, não deixe de ler esse post até o final para retirar todas as suas dúvidas. Sem mais delongas, vamos para o que realmente importa!

ENCCEJA: O que é?

O programa é uma das iniciativas do MEC (Ministério da Educação) que tem como objetivo levar a educação para todos os cidadãos brasileiros. Portanto, o ENCCEJA (Exame Nacional de Certificação dos Jovens e Adultos) contribui para garantir a conclusão dos estudos de jovens e adultos a partir de 18 anos e, consequentemente, tem um grande impacto positivo na vida de muitas pessoas.

Mulher de blusa azul escrevendo em um caderno de prova do ENCCEJA
O ENCCEJA é um programa associado ao MEC, e sua importância é muito grande na vida de vários brasileiros que não conseguiram concluir os seus ensinos.

Para participar do encceja 2020 é preciso realizar a sua inscrição de acordo com a data divulgada pelo INEP (Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas) e aguardar o cartão de confirmação que informará a data e local da prova, as quais, geralmente, são realizadas no mês de agosto e os resultados saem no mês de novembro.

É importante verificar o edital do ENCCEJA 2020, pois ele explica toda a regulamentação para efetuar a prova, informando desde  o que é cobrado, instrui para que o candidato não venha a ter problemas com a realização do exame, dentre outras informações concernentes a prova.

Quem pode se inscrever para o ENCCEJA?

O ENCCEJA 2020 dá oportunidade para diversas pessoas que desejam se organizar e ficar em dia com os estudos. No entanto, os interessados devem ficar atento a quem pode se inscrever na prova do ENCCEJA. Para saber essa informação, basta seguir o regulamento exigido pelo programa, o qual envolve:

  • Para conseguir o diploma de ensino fundamental é necessário ter idade superior a 15 anos;
  • Para receber o diploma do Ensino médio é preciso ter mais de 18 anos;
  • Ter inscrição no CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Desde que cumpra os requisitos, as pessoas podem participar das provas mesmo estando fora do país ou cumprindo medidas socioeducativas. Entretanto, vale ressaltar que os meios para se inscrever são um pouquinho diferentes. Por exemplo, se você estiver fora do Brasil e mesmo assim quiser realizar a prova, você deve procurar saber sobre o ENCEEJA Exterior, pois esse programa é voltado justamente para atender brasileiros que residem em outros locais.

Cronograma do ENCCEJA

As datas para o ENCCEJA 2020 ainda não foram divulgadas, mas é possível utilizar o cronograma de 2019 para ter uma base, podendo verificar as datas de inscrição, prova e resultado, uma vez que costuma acontecer em meses iguais. Para conferir essas informações, basta acompanhar o site INEP para não perder os prazos.

Calendário do cronograma da prova do ENCCEJA
Para ter total certeza do cronograma do ENCCEJA 2020, o mais recomendável é que você confira o edital

Fora isso, vale ressaltar também que as datas serão divulgadas através do edital, e por isso é importante que você sempre esteja atento a todas as informações descritas lá. É possível acompanhar essas informações através de outros canais de comunicação também, como as notícias ou até pelo próprio site do ENCCEJA.

Como realizar a inscrição ENCCEJA 2020?

Para garantir a sua participação no ENCCEJA 2020 é necessário realizar a inscrição no período que o INEP estipular. Assim que o edital e a inscrição forem divulgados, basta acessar a página do participante no site do ENCCEJA e informar os dados solicitados para a realização do cadastro.

Site do INEP onde é possível fazer a inscrição do ENCCEJA
Para poder realizar a sua inscrição, você deve fornecer algumas informações pessoais, bem como o número do CPF e a data de nascimento.

– Após informar os dados que foram requeridos, você deve clicar na imagem correspondente a que está sendo pedida e clique para enviar;

– Na página seguinte, o estudante deve informar outros dados pessoais, como o RG, nacionalidade, sexo, cor, endereço e estado civil;

– Depois, informe se você precisa de um atendimento especializado. Caso você não precise, é só apertar para pular essa etapa;

– Em seguida, você deve informar qual nível da prova que você deseja obter a sua certificação, se é ensino fundamental ou médio. Fora isso, também deve-se colocar a cidade onde quer que a prova seja realizada e a instituição certificadora, que é o local onde você deverá pegar o certificado, caso tire a pontuação exigida;

– Aperte para confirmar todos os dados informados e clique em “Próximo”;

– Feito isso, será solicitado que você responda um questionário socioeconômico. Aperte para confirmar ao final de todas as respostas;

– Por último, informe um telefone e e-mail válido para contato, pois é através desses dois canais que você poderá acompanhar o andamento da sua inscrição e outras informações a respeito da prova. Depois de informar os dados para contato, cadastre uma senha que deverá ser utilizada para acessar o cartão de confirmação e o resultado do ENCCEJA.

Basta seguir todas as orientações informadas no site e edital, anotando a instituição escolhida no momento da inscrição, pois a mesma será responsável pela emissão do certificado, se for aprovado nos exames. Conclua a sua inscrição e aguarde a mensagem confirmando a mesma. Lembre-se que a inscrição só pode ser realizada por estudantes que não concluíram os estudos no tempo hábil.

Não perca essa oportunidade, faça o ENCCEJA 2020 e garanta a sua formação! Se você gostou desse post, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações e retirem todas as suas dúvidas sobre essa prova que é tão importante na vida de alguns jovens e adultos! No mais, não deixe de conferir outros posts daqui do site, temos certeza de que você irá gostar de muitos deles. Nos vemos na próxima.