Cursos de Extensão: O que é e por que Fazê-los

Pessoas reunidas envolta de uma mesa de trabalho

Em algum momento da nossa vida acadêmica ou profissional é normal ouvir falar dos cursos de extensão, entretanto, em primeiro contato, é comum que algumas pessoas surjam. Afinal de contas, o que é um curso de extensão e quem pode optar por esse tipo de curso? Se você está com essa ou outras dúvidas, basta continuar nesse post que iremos responder para você.

Cursos de Extensão O que é e por que Faze los - Cursos de Extensão: O que é e por que Fazê-los
Os cursos de extensão podem ser uma ótima opção, porém, é importante saber todas as informações a respeito.

Ao longo de uma graduação, por exemplo, é muito comum que os próprios professores mencionem os cursos de extensão universitária, pois ele pode fazer grande diferença na hora de preencher um currículo. Basicamente, os cursos de extensão são uma atividade acadêmica, técnica ou cultural que não está inclusa como parte obrigatória da graduação ou pós-graduação.

O curso de extensão universitária, como também pode ser chamado, é oferecido por algumas universidades como uma possibilidade de formação de curta duração, e geralmente o intuito é de complementar a graduação com conteúdos relacionados ao curso. Como já foi falado, ele não é parte obrigatória, mas a grande maioria opta por fazê-los, já que ele é permite uma maior capacitação e preparado acadêmico.

Apesar de o curso de extensão ser bastante procurado, é importante ressaltar que esse tipo de curso não é válido como um pós-graduação, por exemplo, pois ele possui uma menor duração e tem um foco no aperfeiçoamento, especialização e aquisição de conhecimento em novas áreas de formação. Caso você queira saber mais a respeito desse assunto, basta continuar lendo até o final.

Cursos de extensão

Os cursos de extensão são uma oportunidade de especialização profissional de curta duração que as faculdades oferecem para os acadêmicos como um complemento da graduação. Normalmente, eles têm duração de até três meses, com carga horária inferior a 360 horas, em média. É válido salientar que os cursos de extensão oferecem certificado emitido por uma faculdade, com validade em todo o Brasil e até no exterior.

Cursos de Extensão O que é e por que Faze los Cursos de extensão - Cursos de Extensão: O que é e por que Fazê-los
O curso de extensão universitária são ótimas opções para quem quer se manter atualizado!

Os cursos de extensão universitária são uma boa oportunidade para quem recém ingressou e está em busca de um estágio na faculdade, pois são voltados a áreas específicas do conhecimento. Através deles, é possível aprimorar os conhecimentos na área e melhorar o currículo para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho, algo que está mostrando ser cada vez mais concorrido.

Eles também são úteis para os acadêmicos já formados e que querem continuar estudando e fazer uma pós-graduação em alguma área específica, mas que ainda estão em dúvida sobre qual pós-graduação fazer. Por serem de curta duração, os cursos de extensão são ideais para se inteirar e enriquecer o conhecimento sobre determinado tema da área da pós-graduação desejada.

Quem pode fazer?

Para realizar os cursos de extensão não é exigido do aluno o diploma de nível superior. Sendo assim, eles também podem ser realizados por aqueles que ainda não ingressaram na faculdade,  por aqueles que estão cursando ou para os que já acabaram o ensino superior. Todavia, é necessário verificar com a instituição de ensino ofertante quais são os requisitos estabelecidos para participação na modalidade.

Cursos de Extensão O que é e por que Faze los Quem pode fazer - Cursos de Extensão: O que é e por que Fazê-los
Como é possível escolher uma instituição diferente daquela que você obteve o diploma, você pode escolher uma universidade mais preparada, por exemplo, ou mais acessível.

Além disso, você também deve saber que não há necessidade de você realizar o curso de extensão na mesma faculdade em que você conseguiu o diploma da graduação ou da pós. O estudante é livre para optar por um curso em qualquer outra instituição que achar melhor, seja por um motivo específico ou pelo fato de haver preços mais acessíveis.

Como são os programas? 

Os conteúdo programático dos cursos de extensão são desenvolvidos a partir dos programas dos cursos de graduação. No entanto, como os cursos de extensão servem como um complemento da graduação, eles também incluem atividades práticas, acadêmicas, culturais e outras que não são vistas e desenvolvidas na sala de aula do curso regular.

Como eles preparam os alunos para o mercado? 

O ponto positivo é que os cursos de extensão preparam os seus alunos com conhecimentos e práticas mais atualizadas do que os cursos de graduação, pois são atualizados mais constantemente e desenvolvidos de acordo com as necessidades e exigências do atual mercado de trabalho, portanto, trata-se de uma ótima opção para quem precisa se atualizar nos conteúdos.

Quais são as modalidades dos cursos de extensão?

Muitas instituições de ensino renomadas no Brasil ofertam cursos de extensão tanto presenciais quanto online, na modalidade de ensino a distância (EAD). Na modalidade EAD, os cursos de extensão são desenvolvidos em um ambiente virtual de aprendizagem, sem necessidade de encontros presenciais, o que é extremamente benéfico para quem não tem muito tempo mas não quer abrir mão dos estudos.

Cursos de Extensão O que é e por que Faze los Quais são as modalidades dos cursos de extensão - Cursos de Extensão: O que é e por que Fazê-los
Caso você queira continuar se aperfeiçoando mas não tem muito tempo, o curso de extensão EAD pode ser uma ótima escolha.

Nos cursos online, os alunos têm contato com as aulas de acordo com o conteúdo programático, realizam atividades e, ainda, participam de discussões em fóruns com os demais alunos da turma, proporcionando a troca de conhecimentos e experiências, tal qual como se fosse em uma sala de aula presencial. Entretanto, a programação pode variar conforme a instituição que você escolhe.

É importante avaliar muito bem a instituição que você pretende fazer o curso de extensão, desde o conteúdo programático até os professores que irão lecionar, pois se trata dua sua vida acadêmica. A vantagem é que na modalidade EAD o aluno pode realizar um curso de extensão que não tenha disponível em nenhuma instituição de ensino da sua cidade e, ainda, sem precisar se deslocar para assistir às aulas.

Como é feita a certificação dos cursos de extensão?

Em ambas as modalidades, tanto online quanto presencial, após a conclusão do programa, os alunos recebem um certificado. Entretanto, apesar de a certificação de cursos de extensão não ter validade acadêmica ou de pós-graduação, deve-se salientar que ele é considerado como um curso de nível superior e, portanto, para alguns fins, ele pode ter um grande peso.

Cursos de Extensão O que é e por que Faze los Como é feita a certificação dos cursos de extensão - Cursos de Extensão: O que é e por que Fazê-los
Apesar de não ser reconhecido como uma pós-graduação, o curso de extensão ainda possui certa importância.

Segundo o artigo 44 da Lei de Diretrizes e Bases – Lei 9394/96, está estabelecido que “a educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas: […] IV – de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino. Sendo assim, ainda que ele não tenha validade como pós-graduação, ele não deixa de ter certa relevância.

Quais são as instituições que oferecem cursos de extensão? 

Muitas instituições de ensino renomadas no Brasil ofertam cursos de extensão tanto presenciais, quanto online, na modalidade de ensino a distância (EAD). Entretanto, é fundamental que você procure por cursos à distância EAD certificado pelo MEC ou, do contrário, é possível que o seu diploma não tenha valor nem em âmbito nacional como em alguns países de fora.

Cursos de Extensão O que é e por que Faze los Quais são as instituições que oferecem cursos de extensão - Cursos de Extensão: O que é e por que Fazê-los
Há muitas instituições conhecidas que ofertam essa possibilidade, portanto, vale a pena pesquisar a respeito.

O Senac, que é uma instituição reconhecida nacionalmente, por exemplo, oferta cursos de extensão nas suas unidades distribuídas no país e também na modalidade EAD. Os cursos são em diversas áreas, tais como Certificações em Tecnologia; Comunicação e Artes; Desenvolvimento Social; Design; Eventos e Lazer; Gastronomia e Alimentação; Gestão Executiva; Gestão e Negócios; Hotelaria e Turismo; Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho; Moda, Saúde e Bem-estar; e Tecnologia da Informação.

Cursos de extensão vs Cursos de Pós-Graduação

Os cursos de extensão universitária também podem ser chamados de cursos de aperfeiçoamento. Por outro lado, são totalmente diferentes do que os cursos de pós-graduação, em primeiro lugar por conta da duração, haja vista que os cursos de extensão possuem uma carga horária consideravelmente menor. Em segundo porque eles são voltados para áreas muito mais específicas.

Cursos de Extensão O que é e por que Faze los Cursos de extensão vs Cursos de Pós Graduação - Cursos de Extensão: O que é e por que Fazê-los
Deve-se ter em mente que cursos de extensão e cursos de pós-graduação não possuem o mesmo peso academicamente falando.

Os cursos de pós-graduação são de nível superior e contemplam os cursos de especialização, MBA, Mestrado e Doutorado. Eles cobram como exigência básica o diploma de curso superior reconhecido pelo MEC. Por esse motivo, não é possível fazer a pós-graduação antes de terminar a faculdade, diferente do curso de aperfeiçoamento, como já mencionado acima.

A pós-graduação pode ser do tipo Lato Sensu ou Stricto Sensu. A primeira, abrange todos os cursos que possuem como foco a atuação no mercado profissional. Já a formação stricto sensu, é voltada para cursos de preparação do profissional para a carreira acadêmica, de pesquisa e docência. 

Afinal, devo fazer um curso de extensão?

Os cursos de extensão possibilitam adquirir aptidões que podem se tornar diferenciais no seu currículo na hora de participar de seleções. O recrutador, ao constatar que o candidato busca aperfeiçoamento e aprimoramento acadêmico, irá ver o currículo com outros olhos. Afinal, hoje em dia, com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, se destacam os profissionais que buscam uma formação complementar, que aperfeiçoam os conhecimentos e que buscam soluções e qualificação técnica para o mercado. 

O post termina por aqui, mas esperamos ter sanado todas as suas dúvidas em relação ao curso de extensão. Se gostou desse post, não deixe de compartilhar com aquele seu amigo que ainda possui alguns questionamentos a respeito desse assunto. No mais, convidamos você a acompanhar outros artigos do site, temos certeza que irá gostar de muitos deles. Até a próxima!