Cursos à Distância EAD Certificado pelo MEC


Conheça algumas possibilidades de cursos à distância certificados pelo MEC!


Guia de Serviço > Educação > Cursos > Cursos à Distância EAD Certificado pelo MEC

A Educação à Distância vem revolucionando o processo educacional mundial. Os cursos podem ser gratuitos ou pagos, mas todos tem em comum a necessidade de um bom acesso a internet. Várias faculdades renomadas possuem cursos á distância que você pode fazer, mas somente os melhores são regulamentos e podem emitir diplomas válidos. Por isso, confira como ter certeza quais são os cursos à distância com certificado pelo MEC.

Homem negro estudando curso à distância com um notebook e um caderno
Está com dificuldade de encontrar cursos à distância certificados pelo MEC? Então basta conferir esse post até o final!

Os cursos à distância tem algo em comum: o uso do computador e da internet. A educação à distância precisa também de muita disciplina, pois de nada adianta somente ligar o computador e somente estudar para as provas. É preciso uma constante dedicação e sempre procurar fazer a leitura do material de apoio que geralmente é disponibilizado pela instituição.

Algo que muito preocupa as pessoas que optam por esse tipo de ensino é se eles são realmente válidos para o mercado de trabalho e, para esse questionamento, é válido ressaltar que somente os cursos à distância certificados pelo MECé que obterão mais relevância e que, consequentemente, criará mais credibilidade para o seu currículo.

Por conta disso, se você quer usar algum curso como um caminho mais fácil para conseguir alguma vaga de emprego, é extremamente importante que você procure algum curso à distância certificado pelo MEC, do contrário, pode acontecer de o seu diploma não ter tanto crédito assim. Quer saber quais instituições oferecem a possibilidade de estudar à distância e mesmo assim receber um diploma certificado pelo MEC? Então continue acompanhando esse post.

Como saber se um curso é aprovado pelo MEC?

Saber se um curso é mesmo vinculado ao MEC é bem mais simples do que imagina, já que os cursos certificados pelo Ministério da Educação podem ser consultados sem que você saia de casa. Já faz algum que o MEC colocou no ar o site Cadastro das Instituições de Ensino Superior, mais conhecido como e-MEC, onde você pode verificar com facilidade mais dados sobre instituições e cursos superiores de ensino.

Antes de fazer o vestibular é necessário verificar se a instituição é credenciada ao Ministério da Educação, uma vez que, depois que você já estiver na faculdade, o valor pago é praticamente perdido. Por isso é necessário fazer essa consulta antes de ingressar no curso superior, pois certamente você não irá querer investir erroneamente o seu dinheiro.

Por meio do site Educação Superior – INEP você pode verificar se ainda vai encontrar explicações se a instituição é mesmo credenciada ao Ministério da Educação com autorização e reconhecimento dos cursos do Ministério da Educação. Nesse site você pode pesquisar também as faculdades que ministram o curso que deseja fazer. Lá você encontra também endereços, telefones e as notas que a faculdade teve do MEC nos cursos que tem aulas.

Um livro com uma caneta no meio e um caderno com anotações para estudo de curso à distância
Caso você esteja com dificuldade em saber se o curso à distância é certificado pelo MEC, você pode tentar questionar à instituição que você pretende ingressar.

Se por acaso a instituição não tiver credenciamento no Ministério da Educação e mesmo assim estiver funcionando, essa faculdade é considerada irregular e não pode emitir um diploma válido, salvo em caso de a instituição for considerada um “curso livre”, uma modalidade que também iremos explicar no decorrer desse texto.

Uma dúvida muito comum que algumas pessoas se fazem é se o MEC fiscaliza somente as faculdades públicas, porém, o Ministério da Educação tem como função fiscalizar as instituições de ensino no Brasil, seja particular ou pública. Portanto, os cursos gratuitos ou pagos são fiscalizados e somente os melhores – aqueles que seguem os critérios do MEC – é que podem emitir uma certificação válida

Cursos à Distância com Certificado pelo MEC

Um curso válido tem que ser testado e certificado pelo Ministério da Educação, e são muitos os processos do MEC para certificar um curso, mas somente depois da formação da sua primeira turma é que o certificado passará a ser validado. Por isso, é importante que você entenda como funciona a certificação de cursos à distância por meio do Ministério da Educação.

A educação à distância é usada como ferramenta para levar conhecimento. Mesmo as pessoas que estão longe, em locais com dificuldade de acesso, podem optar por essa modalidade, bastando ter acesso a internet. Além disso, com o baixo custo de faculdades à distância, os cursos ficaram ainda mais acessíveis. Por isso e muito mais vale a pena fazer um curso certificado pelo Ministério da Educação.

Uma mesa para estudos de curso à distância contendo um celular, caderno, lápis, notebook e óculos.
Cursos com certificação do MEC são facilmente aceitos em todo o país, por isso pode ser interessante você se atentar a esse detalhe.

Também salientamos que, além da possibilidade de fazer algum curso à distância, nos dias de hoje também é possível realizar curso de mestrado à distância gratuito. Essa é uma informação que muitas pessoas não conhecem mas que vale a pena ser divulgada, pois dessa forma mais pessoas poderão ter acesso a educação superior e melhorar de vida.

Os cursos à distância tem se tornado realmente uma opção na vida de muitos brasileiros, pois sem sombra de dúvidas ele possibilita diversas vantagens, bem como uma maior flexibilidade de horário e a possibilidade de estudar em qualquer lugar. Entretanto, visto que algumas pessoas ainda tem certa dificuldade em encontrar instituições com cursos que são certificados pelo MEC, resolvemos fazer uma lista de algumas instituições credenciadas, confira!

Instituições com cursos à Distância Certificado pelo MEC

Como falamos anteriormente, aqueles que querem tentar fazer uma faculdade à distância precisam garantir de que o curso é certificado pelo MEC. Porém, para facilitar um pouco mais o seu trabalho, nós resolvemos fazer uma lista de algumas instituições com cursos à distância certificado pelo MEC e, para conferir o resultado, basta continuar rolando para baixo.

  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL);
  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA);
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU);
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA);
  • Universidade de Franca (UNIFRAN);
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID);
  • Universidade Anhembi Morumbi.

Essas são algumas das universidades que são bem reconhecidas e que ainda dispõe do ensino à distância. Caso você tenha alguma dúvida em relação a matrícula ou até mesmo sobre quais os cursos oferecidos por cada instituição, aconselhamos você a acessar o site de cada uma das universidades citadas e pesquisar mais a fundo sobre ou, se for o caso, entrar em contato com a faculdade.

Cursos livres

Esse é assunto bem interessante que vale a pena a gente citar, pois muita gente ainda não compreende completamente essa questão. Não é muito difícil ver vários outros cursos EAD pela internet que não são vinculados com as universidades citadas acima e, por isso, é importante que você saiba um pouco mais sobre o que a modalidade “cursos livres” significa.

Os cursos livres são uma modalidade de ensino à distância e que faz parte do nicho de Educação Profissional. Esses cursos não são reconhecidos pelo MEC, mas, apesar disso, eles possuem uma base legal, segundo o decreto nº 5.154/04 e a Portaria Nº 008/02 e, em alguns casos, esses tais cursos possuem um certificado que é amplamente aceito em território nacional.

Os cursos livres à distância são uma espécie de ensino que possui uma duração variável, podendo ser desde algumas horas ou alguns meses, e vale destacar que essa modalidade de curso não exige comprovação de escolaridade anterior. Portanto, mesmo que você não tenha concluído o ensino médio, é possível realizar esses cursos, por exemplo.

Mesa para estudo de curso à distância contendo um notebook
A grande vantagem dos cursos livres à distância é que eles são bem acessíveis, mas nem sempre eles são as melhores opções.

Apesar de aparentar ser uma boa escolha, é importante que você fique atento a algumas características dos cursos livres. Por não ser reconhecido pelo MEC, o término de algum curso não confere título, ou seja, os órgãos que regulamentam as profissões não enxergam o curso livre como capacitação profissional, mas unicamente como capacitação e atualização.

Então, esse tipo de modalidade é mais indicada para quem já possui algum faculdade mas precisa se atualizar em algum assunto ou para aqueles que estão a procura de conhecimento, mas que não pretendem levar, necessariamente, como comprovação para conseguir alguma vaga de emprego.

Os cursos são dos mais variados tipos, desde odontologia a web design, por exemplo. Porém, como falamos, algumas instituições digitais disponibilizam um certificado que pode ser usado como comprovação, mas nem todas empresas podem aceitá-lo, então nem sempre vale o risco. A nossa dica é que você pesquise bastante sobre a instituição e sobre o certificado e tome as próprias conclusões.

O que é preciso saber antes de fazer um curso à distância?

Não faz muito tempo que as pessoas torciam o nariz para um curso à distância, mas também não faz muito tempo que grandes universidades pelo mundo começaram a ministrar aulas a partir dessa modalidade, assim como mostramos anteriormente. O sistema funciona, mas é necessário que o aluno entenda que estar longe do seu professores e da sala de aula exige mais sacrifícios.

A falsa ideia de estudar em casa com conforto pleno causa uma confusão comum na educação à distância. As pessoas que iniciam nesse processo de educação sem sair de casa acham que tudo é válido, desde estudar e ao mesmo tempo escutar música alta ou ficar pausando para mexer no celular, já que ninguém sequer está olhando, mas não deve ser bem assim.

Homem estudando curso à distância com um notebook e um caderno
Ainda que muitas pessoas pensem que estudar à distância é fácil, saiba que é preciso muita disciplina e foco para um aprendizado constante.

Na verdade, a educação à distância é complicada justamente por conta dessa organização. Não existe ninguém te fiscalizando, mas você precisa sempre estar de olho para não perder o foco e dispersar facilmente . Basicamente o ensino à distância trabalha com um bom conteúdo, cronograma e muita disciplina. As pessoas estão mais propensas a postergar nessa modalidade de educação, mas é um mal que deve ser combatido.

Existe data de entrega para absolutamente tudo, e deve-se cumprir religiosamente os requisitos. É necessário empenho e dedicação para isso. A boa internalização e entendimento do conteúdo do material de apoio é essencial para que se consiga compreender as matérias de maneira geral, mas é necessário focar e estudar de verdade, e não somente quando tiver uma avaliação.

Vantagens de fazer um curso à distância

A educação à distância é muito importante porque colocou em contato com o estudo pessoas que jamais teriam essa possibilidade, seja pelo fato de não ter dinheiro o suficiente ou seja pela dificuldade de locomoção. A pessoa que estuda por meio da EAD pode realizar seus estudos em qualquer lugar, só precisa de internet, um computador ou, às vezes, até pelo celular.

O ensino à distância também ficou famoso por baratear o custo e tornar possível que mais pessoas tenham acesso. Uma faculdade onde é necessário manter salas de aula, professores, funcionários administrativos e de limpeza com certeza vai custar mais do que uma que funciona somente em um ambiente digital.

Mesa para estudar curso à distância com celular, caneta, agenda, notebook e café
O curso à distância, por ser mais barato, tende a beneficiar famílias mais pobres, e isso é um grande avanço.

Além disso, não podemos deixar de citar a versatilidade de horários, pois é basicamente você que determina quais são os momentos mais apropriados para estudar. Isso é uma grande vantagem, haja vista que há várias pessoas que tem um dia muito corrido e que geralmente não conseguiriam acessar o ensino superior de maneira presencial.

Por todos esses motivos recomendamos sim uma faculdade em modelo EAD, no entanto, consultar se a instituição está cadastrada e aprovada no MEC é essencial. Estudar em um curso que não está vinculado ao MEC pode fazer com que você acabe tendo problemas no momento de se colocar ao mercado de trabalho.

Conclusão sobre o ensino à distância

Infelizmente existe mais instituições do que se pode pensar que estão oferecendo cursos sem validação do Ministério da Educação e depois seus estudantes não conseguem se inserir no mercado. Por isso, para não jogar o seu dinheiro no lixo é recomendado uma pesquisa antes de começar qualquer curso, ainda mais à distância.

Os ensinos à distância são complicados porque a fiscalização é mais complexa no sentido de que a pessoa tende a ter problemas de fiscalizar algo que está longe do alcance dos seus olhos, mas nada é impossível, portanto mantenha atenção com isso. A conclusão que se chega é de que é possível sim ter um ensino à distância certificado pelo MEC, mas é necessário se atentar nos pontos que citamos.

Mulher de óculos e mochila estudando curso à distância com um notebook na mão
É necessário muito foco e disciplina para que o estudo à distância gere resultados positivos, pois se engana quem pensa que é fácil.

Para mais informações sobre cursos à distância, recomendamos que você faça uma pesquisa rápida no site do Ministério da Educação. A pesquisa junto a faculdade que deseja cursar também é recomendada. Pesquise sempre antes de fazer qualquer curso para não entrar em uma roubada. E no caso de faculdades à distância, pesquise na internet também e confira se não tem nenhum problema com a instituição.

Gostou desse post? Então não deixe de enviá-lo para algum colega seu que está cogitando a possibilidade de ter um ensino à distância, pois temos certeza que essas informações serão interessantes. Além disso, não deixe de compartilhar esse post nas suas redes sociais e conferir outros posts que temos aqui no site, temos certeza de que você irá gostar de alguns deles.