Curso de Mestrado à Distância Gratuito EAD


Sabia que é possível fazer um curso de Mestrado via EAD e de forma Gratuita?


Guia de Serviço > Educação > Cursos > Curso de Mestrado à Distância Gratuito EAD

Curso de mestrado à distância gratuito é possível conseguir sim, mas não é comum. O mestrado é um curso feito por quem já fez faculdade e quer ter o título de mestre em algum segmento. Os cursos gratuitos de mestrado podem ser conquistados se a pessoa conseguir uma bolsa de estudos. O mestrado é uma forma de conquistar o mercado de trabalho que, como se sabe, não está nada simples.

Mulher sentada à mesa usando um notebook
Sabia que nos dias de hoje já é possível encontrar cursos de mestrado à distância e totalmente gratuito? Se você quer saber mais sobre esse assunto, no post de hoje iremos falar tudo sobre esses cursos!

Essa é uma informação que muitas pessoas não tem conhecimento, mas hoje em dia já é possível encontrar cursos de mestrado EAD e, o que é ainda melhor: de maneira totalmente gratuita. É de saber geral que o mercado de trabalho anda muito competitivo, e nem sempre é possível conseguir um bom emprego somente com um curso superior. Por muitas das vezes o mercado nos obriga a cursar um mestrado para ser mais credibilizado na hora de encontrar um emprego.

Mas como bancar um mestrado quando não se é possível encontrar um trabalho que supra essa despesa? É justamente aí que entra os cursos de mestrado gratuitos! E se por acaso você não tiver tempo para estar todos os dias numa sala de aula, isso também não é problema, pois você consegue uma parcela das aulas do mestrado de forma totalmente online e à distância.

Para fazer um curso de mestrado à distância é necessário somente ter um computador e ter aceso à internet. Mesmo quem tem acesso a internet somente no trabalho, por exemplo, consegue ter acesso a esse tipo de graduação. O curso à distância é fabuloso e a pessoa consegue se destacar nesse mercado tão criterioso. Os cursos gratuitos de mestrado são muitos e, de fato, podem fazer uma grande diferença em vários segmentos. Aulas de graça sempre são diferenciadas e fazem sucesso em muitos sentidos, mas para que você consiga fazer um mestrado nesse esquema, você precisa ficar atento as oportunidades.

Curso de Mestrado à Distância Gratuito

Os cursos de mestrado à distância precisam ser certificado pelo Ministério da Educação, pois sem essa certificação a pessoa não consegue usar o seu diploma para fins de comprovação de sua autoridade no assunto. Ou seja, tudo o que a pessoa aprende será invalidado, isso porque o curso sem certificação pelo MEC acaba sendo fajuto. A certificação do Ministério da Educação mostra que o curso passou por uma avaliação e que ele está apto para ser ministrado.

Cursos à distância sem certificação são bem comuns, mais do que gostaríamos de ver. Por isso, antes de investir o seu tempo ou dinheiro em ensinos assim, pesquise. Para achar um curso gratuito de mestrado à distância é necessário verificar junto às instituições educacionais alguns projetos de bolsas de estudo e, aproveitando essa visita, vale a pena questionar se há o certificado do MEC.

Uma lupa e uma caneta dourada por cima de um livro com globos terrestres ao fundo.
Para um curso ser certificado pelo MEC, ele precisa ser rigorosamente avaliado, e é por essa razão que os cursos certificado pelo MEC possuem relevância nacional.

Os cursos de mestrado de graça e à distância são diferenciados e, portanto, vale a pena apostar nessas capacitações profissionais de graça sempre que puder. No entanto, um mestrado feito nesse esquema e de graça é um pouco mais complicado de se encontrar, mas não impossível. O que você pode tentar fazer é pesquisar bolsas de estudo por meio de programas da universidade que você pretende frequentar.

Muitas faculdades premiam com bolsas pessoas que se destacam em seu processo de seleção, por exemplo. Então, ao presentar um projeto de mestrado diferenciado, isso o ajudará a se destacar e, dessa forma, poder te garantir o curso de graça. O mestrado é uma parte importante na formação da pessoa que deseja lecionar ou se destacar no mercado de trabalho.

Vale muito a pena dedicar um pouco do seu tempo para investigar se a instituição que você pretende estudar tem a validação do Ministério da Educação. Afinal, você vai ter que investir uma boa carga horária e se dedicar nos estudos e, certamente, você não quer que todo esse esforço seja em vão. Para que você possa usar esse curso, futuramente, como uma forma de demonstrar entendimento e capacitação, é fundamental ter a certeza da certificação. E se você quer saber se o seu curso é certificado pelo MEC, nós iremos te ensinar.

Como saber se o Mestrado à distância é certificado pelo MEC?

Como dissemos anteriormente, é importante procurar por curso de mestrado gratuito que são certificados pelo MEC, e para descobrir isso, é um processo bem simples. É importante buscar esses cursos com validação porque somente dessa forma o diploma será reconhecido a nível nacional, já que somente o aval do Ministério da Educação propicia essa garantia.

Homem usando terno e relógio com uma caneta assinando um caderno
Saber se o curso à distância possui certificado do MEC é a maneira mais segura de garantir bons resultados.

Em faculdades e mestrados na área de engenharia, enfermagem, medicina, farmácia e etc., há uma obrigação legal de ser registrado no Conselho Regional, e isso só se torna possível com cursos certificados pelo MEC. E é somente com ele que se torna possível realizar concursos públicos que exijam nível superior, por exemplo, daí a necessidade de se atentar para esse detalhe. Confira abaixo como saber se o curso é reconhecido pelo MEC.

  • Primeiramente acesse o site do e-MEC;
  • Em seguida, vá na aba “Consulta Avançada”;
  • Você será redirecionado para uma página de pesquisa com campos para preencher e filtrar sua pesquisa;
  • Em “Buscar por”, selecione a opção “Instituição de Ensino Superior”;
  • Em seguida, nos dizeres “Nome ou Sigla da Instituição”, digite o nome da faculdade da qual você quer se informar;
  • Se desejar, coloque o estado e o município.
  • Os campos seguintes são opcionais.
  • Em “Situação”, selecione a opção “Ativa”.
  • Digite o código de verificação no campo correspondente e clique em “Pesquisar”.

Dessa forma você conseguirá ter acesso se a faculdade que você deseja possui ou não o certificado. Outra opção é questionar na universidade se ela tem a verificação do MEC, mas caberá a você dar um voto de confiança na idoneidade de cada instituição. Portanto, ainda que não seja o método mais seguro, ainda é uma opção. Vale salientar também que, caso haja uma resposta afirmativa da universidade, você pode solicitar por comprovações.

Curso de Mestrado à Distância Gratuito – Aulas Presenciais

Os cursos presenciais de mestrado gratuitos em universidades públicas são mais comuns de serem achados. Nesses casos, o curso não somente é gratuito, como também a pessoa recebe para estudar. Esses programas de bolsas de estudo são liberados pelo Governo porque geralmente o mestrado é algo que precisa do dia todo dedicado a estudar e, por isso, a pessoa não tem tempo de trabalhar quando faz um mestrado.

Uma mesa com um notebook, um copo d'água, um caderno e uma caneta.
Uma boa oportunidade para quem busca por cursos de mestrado à distância e gratuito, é apostar em programas do Governo Federal que fornecem uma bolsa de estudo e, aliado a isso, distribuem uma quantia em dinheiro por estudar.

Pensando nessa prioridade do estudo é que bolsas de incentivo são dadas para as pessoas que atuam nesse setor. Por isso, aposte sempre em bolsas de mestrado para ter informações a respeito. Os cursos gratuitos de Mestrado geralmente são presenciais, mas em alguns casos a educação à distância de graça já pode ser vista.

Contudo, os cursos à distância de mestrado exigem uma parte presencial. Isso significa dizer que a pessoa que está fazendo esse tipo de curso, pode apostar em dias de encontros presenciais. Não é toda semana, mas é exigido por lei que tenha alguns encontros presencialmente em polos. Por isso, veja se tem algum curso perto de você. O grande erro da maioria das pessoas é achar que fazer mestrado à distância é algo que é totalmente feito de casa quando na verdade ele tem uma parcela de seu processo presencial.

Como funciona o mestrado à distância?

O funcionamento de um curso  de mestrado através da educação à distância (EAD) é um tanto diferenciado dos cursos presenciais.  No inicio das aulas, o estudante realizará um cadastrado por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou simplesmente uma plataforma online. Após isso tudo a pessoa começa a ter acesso aos conteúdos. São diversas as formas de conteúdo de um cursos à distância. O principal composto desses conteúdos são os textos em PDF. No entanto, no ambiente digital tem também aulas onlines com professores dando todo o suporte para o estudante, mesmo ele estando longe fisicamente de você.

A lei de regulamentação dos cursos à distância exige que a educação à distância realize aulas presenciais ou ao menos testes no caso de cursos de mestrado. Por esse motivo não podemos dizer que o curso é totalmente online. As aulas não são somente feitas pela internet, em casa, por meio do computador. O curso de mestrado EAD também tem como componente grupos de discussão online, entre outras formas. No curso de mestrado à distância os grupos de discussão são bem comuns e você pode também conquistar espaço no mercado de trabalho.

Uma mesa de estudo com notebook, caderno, clips e post-its
Engana-se quem pensa que um curso de mestrado à distância não tem tanta credibilidade. Há algumas plataformas de discussões que tem relação com o curso que você pode fazer uso.

Da mesma forma do que ocorre em cursos de graduação presencial, o de mestrado o estudante é obrigado a ter uma frequência mínima para ter o diploma considerado. O número de presença virtual e física no curso varia muito de acordo com a instituição de ensino escolhida. Para fazer parte de um grupo de mestrado à distância é preciso ter um diploma de nível superior e passar por um processo de seleção, que inclui:

– Análise do currículo do candidato;
– Elaboração de um projeto resumido de pesquisa;
– Prova escrita com temas pertinentes à área do curso;
– Entrevista com avaliadores;
– Teste de língua estrangeira.

Para saber se o seu curso de mestrado está de acordo com as normativas do Ministério da Educação é necessário entender se ele teve nota positiva em sua avaliação. A instituição que regulamenta e avalia dos cursos de pós-graduação no Brasil é o chamado Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), uma fundação ligada ao Ministério da Educação (MEC).

De acordo com as estatísticas do Governo Federal, o Brasil já tem mais de 115 mil estudantes de mestrado acadêmico (entre presencial e à distância) e quase 22 mil matriculados em mestrados profissionais. Os cursos de mestrado podem lhe qualificar para ajudá-lo a conquistar um nome de peso no campo acadêmico. O mestrado ajuda quem quer lecionar e, inclusive, a conquistar um salário maior.

Como escolher um curso de mestrado à distância gratuito?

O mestrado é algo extremamente importante, e justamente por esse motivo você deve levá-lo a sério, e justamente por isso você deve sempre realizar uma pesquisa referente a instituição de ensino que você deseja estudar. Algo que você deve ter bem claro na sua mente é que todos os mestrados, para poder ter os seus certificados aceitos nacionalmente, devem ser estar de acordo com a CAPES.

Logo da CAPES, uma instituição que certifica cursos de mestrado à distância gratuito.
Para que você possa ter mais segurança no curso de mestrado, é importante que você verifique se ele possui a certificação da CAPES

A CAPES possui um site onde há todas as universidades que estão de acordo para poder emitir certificados que sejam aceitos nacionalmente. O site é todo organizado por estados, o que facilita ainda mais a sua pesquisa. Portanto, caso você queira fazer um mestrado na região centro-oeste, por exemplo, é possível filtrar as suas pesquisas. Porém, para você ter uma noção, indicaremos alguns mestrados à distância gratuitos.

  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC);
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC);
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BAURU (ITE);
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI (FEI);
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ);
  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN);
  • FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR);
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA (NEWTON PAI).

Essas são somente algumas das universidades que dispõe da possibilidade de realizar um curso de mestrado à distância gratuito, porém, uma coisa precisa ser dita. Anualmente, o edital sofre alterações, e isso significa dizer que, a depender de quando você pesquisa por alguma vaga, é possível que ela já não esteja mais disponível.

Portanto, para evitar que isso aconteça, a nossa dica é que você procure estar constantemente se atualizando nessas informações. Para que você possa obter essas informações de maneira mais fácil, recomendamos que você acesse o site da CAPES e visualize as informações concernentes a cada instituição educacional.

Outra coisa que você deve saber é que os mestrados são divididos em duas categorias, que são: Mestrado Acadêmico (ME) e Mestrado Profissional (MP). É importante que você tenha noção dessas duas subdivisão e que os seus desejos estejam alinhados com o objetivo de cada uma dessas modalidades. Iremos explicar, nos próximos tópicos, qual a finalidade dessas duas linhas de mestrado.

Vantagens de fazer mestrado à distância

É inegável afirmar que o mestrado à distância possui um grande impacto na vida de alguns brasileiros, pois essa modalidade de ensino propicia que um maior número de pessoas tenham acesso a um ensino superior. Além disso, é válido destacar que o fato de ser uma modalidade à distância diminui consideravelmente os custos, o que também proporciona um aumento de pessoas de baixa renda com mestrado.

Mulher estudando mestrado à distância com um caderno e notebook
A possibilidade de fazer mestrado à distância faz com que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior.

Isso tudo sem contar o fato de que a opção da modalidade à distância prioriza outros benefícios que ampliam as chances e oportunidades profissionais. Na realidade, a possibilidade de mestrado se deu início após o sucesso dos cursos à distância certificados pelo MEC. Logo abaixo nós citamos alguns outros possíveis benefícios de fazer mestrado à distância, confira!

– Economiza dinheiro e tempo;
– Flexibilidade de horários;
– Acompanhamento e revisão constante;
– Aumento da remuneração e maior reconhecimento no mercado de trabalho;
– Validação do diploma;
– Possibilidade de iniciar um doutorado;

Como é possível perceber, há grandes vantagens em se fazer um curso de mestrado à distância, ainda mais quando se é gratuito, pois isso irá aumentar consideravelmente as suas chances dentro do mercado de trabalho. Entretanto, antes de você iniciar os seus preparos para começar a estudar por uma bolsa de mestrado, é importante ter conhecimento de duas coisas, as quais iremos abordar logo abaixo.

Diferença entre mestrado profissional e mestrado acadêmico

Ao começar a cogitar a possibilidade de entrar em um mestrado, você irá se deparar com duas modalidades de ensino, que são: mestrado profissional e mestrado acadêmico. É importante você conhecer a diferença entre ambos, pois cada um é dedicado para um fim específico, e é interessante que os seus interesses estejam alinhados com cada proposta.

No mestrado profissional, o foco está direcionado para o desenvolvimento de técnicas para a qualificação ocupacional, ampliando estratégias de atuação no mercado de trabalho. Dentro dessa modalidade você tende a aprofundar o conhecimento na área escolhida e colocá-lo em prática com o auxílio de professores capacitados. Vale ressaltar que essa é a modalidade mais comum e das mais oferecidas no Brasil.

Biblioteca com vários livros técnicos para mestrado à distância
Cada mestrado possui uma finalidade específica e, portanto, é importante você escolha que supra as suas expectativas.

Já em relação ao mestrado acadêmico, o seu foco está ligado a formação de pesquisadores e professores habilitados a atuar na academia, visando o maior aprofundamento no olhar de pesquisador. Geralmente, opta por essa modalidade professores e pesquisadores. Em alguns casos, também, essa opção direciona os estudos para que eles sejam continuados no doutorado.

O post acaba por aqui, mas esperamos ter ajudado você a compreender um pouco mais sobre os cursos de mestrado à distância e gratuitos. Se você gostou desse post, não esquece de mandar para os seus amigos e de compartilhar nas suas redes sociais. No mais, não deixe de conferir outros posts daqui do site. Nos vemos na próxima!