Conheça os Tipos de Cursos Online Disponíveis no Mercado Educacional

Lápis amarelo sendo apontado

O mercado educacional possui diferentes tipos de cursos online, confira todos eles aqui!

Com o passar dos anos, o mercado educacional vem se reinventando conforme as necessidades mostradas na sociedade e, se por um lado isso pode ser bom, pelo outro isso pode acarretar em algumas questionamentos.

É muito comum que as pessoas não compreendam plenamente qual o objetivo dos tipos de cursos online disponíveis no mercado educacional, e para facilitar um pouco mais esse assunto, resolvemos elaborar esse post.

Tipos de Cursos Online Disponíveis no Mercado Educacional - Conheça os Tipos de Cursos Online Disponíveis no Mercado Educacional
Quer saber quais são os tipos de cursos online disponíveis no mercado educacional? Então basta conferir esse post.

O ensino a distância tem estado cada vez mais em voga no Brasil, e isso se dá devido ao fato de os brasileiros terem uma agenda muito cheia, fazendo com que busquem maneiras alternativas de se inserirem no mercado educacional. A popularidade é tanta que os cursos online já se mostraram ser preferência entre milhões de pessoas, pois a possibilidade de fazer o próprio horário é uma vantagem muito estimada.

Através dos cursos online é possível adquirir uma graduação, pós-graduação, mestrado e vários outros. É muito difícil um brasileiro que consiga se dedicar exclusivamente aos estudos, pois geralmente a necessidade é de conseguir conciliar trabalho com a vida acadêmica, e caso a única opção fosse apenas os cursos ou faculdades presenciais, poderia se tornar um grande problema.

Os tipos de cursos online disponíveis no mercado educacional auxiliam para que as pessoas tenham uma maior facilidade na sua agenda, mas a verdade é que as opções são tantas que geram uma certa confusão. Por exemplo, você sabe o que são os cursos livres ou um curso tecnólogo? Sabe qual peso acadêmico de cada um? Essas e várias outras informações você encontrará nesse post. Confira!

Quais tipos de cursos online existentes

Os cursos online ofertam cursos de diferentes áreas de conhecimento e disponibiliza certificados para quem tem desde ensino básico à pós-graduação. O mercado da educação tem crescido com a nova modalidade de cursos online, isso porque a busca por aprimoramento profissional é ainda mais inquirido em tempos de crise. 

E como uma das principais características do curso online é o preço mais baixo, na hora de escolher entre um curso online e presencial muitos optam por ele. Confira a seguir as modalidades dos cursos online disponíveis no mercado educacional atual e veja quais cursos online se adequam no seu perfil.

  • Ensino fundamental e médio

São cursos destinados a estudantes que não tiveram a oportunidade de estudar no tempo regular e agora adulto desejam se formar no ensino básico. No geral, você consegue realizar esse ensino em um tempo muito mais reduzido se comparado com a duração dessa fase no período da adolescência. Além do mais, caso queira seguir em frente no ramo acadêmico, esse tipo de ensino é essencial. 

  • Curso técnico

O curso técnico é direcionado para profissionais de nível médio que queiram ter conhecimento de uma habilidade específica, como Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Administração, Técnico em Radiologia, para atuar no mercado de trabalho. Vale ressaltar que, em alguns estados, é possível fazer o ensino médio integrado com um ensino técnico.

  • Curso tecnólogo

São cursos de nível superior voltados às necessidades do mercado de trabalho. Tem um tempo de formação curto e são bem procurados pelos estudantes por ter alta taxa de empregabilidade. Suas disciplinas são voltadas mais para a prática, apesar de também conter teoria na grade curricular. E para quem tem dúvida, o tecnólogo é considerado uma graduação de nível superior e pode ser usado em concurso.

  • Curso de licenciatura

Também são cursos superiores, mas voltados para formação de professores do ensino fundamental e médio e pesquisadores. Por exemplo: História, Matemática, Pedagogia, Letras, Educação Física, Ciências Biológicas, entre outros. Esses cursos online geralmente têm duração de três anos e meio a quatro anos, porém, algumas ressalvas devem ser mencionadas.

Tipos de Cursos Online Disponíveis no Mercado Educacional 2 - Conheça os Tipos de Cursos Online Disponíveis no Mercado Educacional
Cada área da licenciatura será voltada para matérias específicas, entretanto, há matérias em comum.

Cada curso de licenciatura possui uma estrutura própria. Sendo assim, uma licenciatura em matemática terá matérias como cálculo e estatística, enquanto uma licenciatura em Letras – Português será direcionada para literatura, gramática etc. Entretanto, toda licenciatura, independentemente da área, tem uma carga horária considerável de disciplinas de cunho pedagógico, como técnicas de ensino, teorias da aprendizagem, didática etc.

  •  Bacharelado

O  bacharelado forma estudantes para terem uma visão ampla, tendo como possibilidade atuar em diversas áreas do curso escolhido.  Dentre os cursos existentes de nível bacharel estão: Arquitetura, Direito, Psicologia, Engenharia, entre outros. O tempo de duração é de aproximadamente quatro anos.

  • Pós-graduação

São cursos para graduados que desejam se especializar em uma área específica de sua formação. O tempo pode variar de acordo com o nível de formação (Especialização, MBA, mestrado ou doutorado). Em tempos onde é mais difícil conseguir algum trabalho, uma pós-graduação tem um peso muito grande dentro do currículo, especialmente o mestrado ou doutorado. 

  • Cursos livres

Os cursos livres não oferecem grau de formação, pois eles têm como finalidade complementar ou trazer novos conhecimentos para qualquer pessoa, independente de sua formação. Dentre os cursos livres mais conhecidos estão os cursos de inglês, informática e administrativo. Esse tipo de curso possui uma duração variável, que vai desde algumas horas até alguns meses e não exige comprovação de escolaridade anterior.

Formas de Ensino a Distância

O ensino a distância já é uma modalidade reconhecida pelo MEC, tanto que algumas universidades já passaram a aderir essa modalidade. Entretanto, vale salientar que nem todos os cursos estão regulamentados e devidamente aceitos pelo ministério da educação e, por isso, vale a pena conferir essa informação com antecedência. As instituições que disponibilizam cursos online, dependendo do nível de ensino, disponibiliza as seguintes formas de ensino a distância:

  • A distância

São cursos que têm 80% das aulas pela internet, na plataforma da instituição de ensino escolhida. Os outros 20% devem ser realizados presencialmente. Essa carga presencial normalmente é utilizada para a realização de provas, seminários, atividades em laboratório etc.

  • Semipresencial

Uma parte das atividades são realizadas a distância e outra parte presencialmente. Quem estipula a porcentagem de aulas online e presenciais são as instituições de ensino. Normalmente, esses modelos são utilizados por cursos que exigem mais prática, mas, de qualquer forma, já é uma ótima opção para aquelas pessoas que possuem a agenda cheia.

Como foi apresentado, há diversas opções para quem deseja fazer um curso online. Basta ver qual mais se encaixa em seu perfil e procurar uma instituição que oferece cursos online. Você gostou do conteúdo? Então não deixe de compartilhar nas suas redes sociais para que outras pessoas tenham acesso a esses conteúdos. E continue acompanhando outras matérias sobre cursos online para você seguir a melhor opção. Até a próxima!