Conheça os Tipos de Cursos Online Disponíveis no Mercado Educacional

Conheça um pouco mais sobre as diferentes modalidades de cursos online.


O mercado da educação tem crescido com a nova modalidade de cursos online. Isso porque a busca por aprimoramento profissional é ainda mais inquirido em tempos de crise.

E como uma das principais características do cursos online é o preço mais baixo, na hora de escolher entre um curso online e presencial muitos optam por ele.

Confira a seguir as modalidades dos cursos online disponíveis no mercado educacional atual e veja quais cursos online se adequam no seu perfil.

Imagem 1: Curso online X curso presencial

 

Quais tipos de cursos online existentes

 

Os cursos online ofertam cursos de diferentes áreas de conhecimento e disponibiliza certificados para quem tem desde ensino básico à pós-graduação.

  • Ensino fundamental e médio

São cursos destinados a estudantes que não tiveram a oportunidade de estudar no tempo regular e agora adulto desejam se formar no ensino básico.

  • Curso técnico

O curso técnico é direcionado à profissionais de nível médio que queiram ter conhecimento de uma habilidade específica, como Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Administração e Radiologia, para atuar no mercado de trabalho.

  • Curso tecnólogo

São cursos de nível superior voltados às necessidades do mercado de trabalho. Tem um tempo de formação curto e são bem  procurados pelos estudantes por ter alta taxa de empregabilidade. Suas disciplinas são voltadas mais para a prática, apesar de também conter teoria na grade curricular.

  • Curso de licenciatura

Também são cursos superiores, mas voltados para formação de professores do ensino fundamental e médio e pesquisadores. Por exemplo: História, Matemática, Pedagogia, Letras, Educação Física, Ciências Biológicas, entre outros. Esses cursos online geralmente têm duração de três anos e meio a quatro anos.

  • Bacharelado

O  bacharelado forma estudantes para terem uma visão ampla, tendo como possibilidade atuar em diversas áreas do curso escolhido.  Dentre os cursos existentes de nível bacharel estão: Arquitetura, Direito, Psicologia, Engenharia, entre outros. O tempo de duração é de aproximadamente quatro anos.

  • Pós-graduação

São cursos para graduados que desejam se especializar em uma área específica de sua formação. O tempo pode variar de acordo com o nível de formação (Especialização, MBA, mestrado ou doutorado).

  • Cursos livres

Os cursos livres não oferecem grau de formação, pois eles têm como finalidade complementar ou trazer novos conhecimentos para qualquer pessoa. Independente de sua formação. Dentre os cursos online mais conhecidos estão os cursos de inglês, informática e administrativo.

Formas de Ensino à Distância

 

As instituições que disponibilizam cursos online, dependendo do nível de ensino, disponibiliza as seguintes formas de ensino a distância:

  • À distância

São cursos que têm 80% das aulas pela internet, na plataforma da instituição de ensino escolhida. Os outros 20% devem ser realizados presencialmente. Essa carga presencial normalmente é utilizada para a realização de provas, seminários, atividades em laboratório.

  • Semipresencial

Uma parte das atividades são realizadas a distância e outra parte presencialmente. Quem estipula a porcentagem de aulas online e presenciais são as instituições de ensino. Normalmente, esses modelos são utilizados por cursos que exigem mais prática.

Imagem 2: Alunos em sala de aula

Como foi apresentado, há diversas opções para quem deseja fazer um curso online. Basta ver qual mais se encaixa em seu perfil e procurar uma instituição que oferece cursos online.

Você gostou do conteúdo? Continue acompanhando outras matérias sobre cursos online para você seguir a melhor opção.

Curta o site no Facebook!