O que é a NuConta e Como ela Funciona?


Entenda o que é a NuConta, como ela funciona e quais os seus benefícios.


Guia de Serviço > Bancos > Nubank > O que é a NuConta e Como ela Funciona?

A NuConta é uma conta que vem chamando atenção de muitas pessoas, mas que também tem criado um certo desentendimento em relação a algumas questões dessa conta digital. Nesse post você vai compreender o que é essa conta, quais são as suas finalidades, vantagens e como ela funciona na prática. Se você se interessa por esse assunto, não deixa de acompanhar a matéria!

Homem segurando o cartão do Nubank com o aplicativo da NuConta aberto no celular
Está pensando em migrar para a NuConta, mas ainda está com algumas dúvida? Continue nesse post que iremos esclarecer tudo para você!

A empresa Nubank lançou uma nova versão dos seus serviços; a NuConta. Muitos ainda não entendem qual a proposta dessa conta digital, mas hoje nós iremos falar tudo que diz respeito a essa conta e se vale a pena obter esses serviços. Antes de qualquer coisa, é bom entender que NuConta é uma conta gratuita da Nubank. Ou seja, pode se dizer que é uma extensão dos serviços da empresa em questão, mas com algumas funcionalidades no mínimo, intrigantes.

Cada dia mais se percebe um aumento de contas digitais e, realmente, não é para menos. Esse tipo de conta tem as suas vantagens, mas nem todos compreenderam o que é a NuConta. O fato é que esse novo serviço da empresa promete trazer algumas funcionalidades bem inovadoras, capaz de fazer muita gente migrar para essa conta digital.

É certo que nem todos sabem do que se trata esses serviços, mas hoje iremos lhe mostrar de forma simplificada como a NuConta funciona, além de falar quais são os seus diferenciais e o porquê vale a pena investir nessa ideia. Esse é o tipo de serviço que irá cativar muita gente, justamente por conta da sua total transparência. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa.

O que é a NuConta?

Primeiro de tudo, vale a pena ressaltar uma coisa; apesar da NuConta ser parte dos serviços financeiros prestados pela Nubank, isso não quer dizer que ela é um banco. A Nubank ainda não se tornou oficialmente um banco, devido a ainda não ter conseguido essa autorização, mas esse posto vem sendo fortemente cogitado pela empresa e não seria surpresa caso ela conseguisse.

Contudo, apesar de não ser reconhecida como um banco, de forma alguma significa dizer que ela não tenha credibilidade, mas muito pelo contrário. Ainda que a empresa não tenha conseguido esse reconhecimento, ela vem batendo de frente com vários outros bancos renomados, e um dos motivos é bem simples; a sua transparência e facilidade.

Aplicativo da NuConta aberta em um iPhone com o fundo roxo
A NuConta é uma conta completamente digital oferecida pela empresa Nubank. Para pode ter acesso a todas as funções, é importante ter um aparelho celular.

Então, basicamente, a Nubank é uma empresa que processa pagamentos, e a NuConta é uma extensão dos seus serviços que traz uma série de benefícios e facilidades. A NuConta se trata de uma conta digital totalmente gratuita e livre de taxas, o que por si só já faria com que conquistasse um espaço considerável no ramo financeiro, mas não acaba por aí.

A conta digital NuConta é redigida de forma totalmente online, e isso quer dizer uma maior autonomia sobre o seu dinheiro. Todos os processos são feitos através do aplicativo e, por isso, para tirar total proveito da ferramenta, é imprescindível que você tenha um aparelho smartphone para realizar o download do app, tanto Android quanto um iOS.

Algumas pessoas pensam que, para ter a NuConta, é preciso ter primeiramente o cartão de crédito. Essa afirmativa está errada, pois a atribuição de um não está relacionada com o outro. Isso significa dizer que a NuConta não é um serviço exclusivo de clientes quem obtenham o cartão Nubank e, dessa forma, qualquer pessoa pode aproveitar as suas vantangens.

Como a NuConta funciona?

É possível encontrar informações que apresentam a NuConta como uma conta-corrente, o que está, de certa forma, errado. Segundo a própria empresa e segundo as diretrizes do Banco Central, a modalidade correta seria “Conta de Pagamento”. Ainda que algumas das finalidades se estreitem à uma conta-corrente, essa não é a nomenclatura correta para distinguir a NuConta.

Mulher com anel de noivado e unhas pintadas em rosa utilizando um iPhone e um MacBook na mesa
Ainda que muitas das funcionalidades da NuConta sejam parecidas com uma conta corrente, o nome correto é “Conta de Pagamento”.

Uma conta de pagamento é, resumidamente, uma maneira de intermediar pagamentos entre adquirentes. Sendo assim, algumas de suas funções são pagamentos de boletos, transferência entre contas, realização de saques, recarga de celulares dentre outros benefícios. E isso funciona como uma forma de amenizar o tempo gasto com algumas tarefas, deixando o seu tempo mais livre e trazendo mais comodidade para você.

Mas como é o funcionamento da NuConta? De acordo com a regulação do Banco Central, para a modalidade de uma conta pagamento, é exigido que todo o dinheiro depositado por eventuais clientes fique separado do patrimônio da empresa Nubank. Em suma, isso quer dizer que a empresa não pode usar o dinheiro para emprestar para terceiros como forma de crédito, o que traz uma seguridade maior para a sua conta.

Quais as vantagens de ter a NuConta?

Ter acesso a esse serviço da Nubank acarretará em grandes benefícios. Ainda que a empresa não seja um banco, há grandes diferenciais que a fazem se destacar no mercado, fazendo até que essa seja a primeira opção de muita gente. Dentre os principais benefícios da NuConta é possível citar a transparência e o total controle que o usuário tem sobre a sua conta.

Além desses, a NuConta é totalmente gratuita e digital, o que agrada muita gente, uma vez que isso acarreta em maior comodidade e facilidades. Mas não é só por esses simples fatores que a NuConta se destaca, existem vários outros motivos para te convencer e migrar para a Nubank, e vamos citar cada um dos seus benefícios logo abaixo, confira!

A NuConta tem serviços mais inteligentes

Algo que pode ser muito frustrante para grande parte dos usuários, principalmente para aqueles que são novos na vida financeira, é o fato de que, às vezes, os sistemas ou tecnologias de algum outro banco se pareça complicado de mexer. Mas isso não ocorre com a Nubank, pois o seu uso é extremamente intuitivo, além de ter uma tecnologia inteligente.

Uma lâmpada acessa em um piso de madeira
Um dos grandes diferenciais da empresa, ainda que pareça simples, é a extrema transparência.

É verdade que nem sempre é fácil fazer alguns processos pelos aplicativos de banco, mas com a Nubank isso não é realidade. A forma com que ele foi construído é de uma maneira primorosa, fazendo com que o usuário realmente se sinta dono do seu próprio dinheiro, pois é somente ele quem irá controlar as suas ações e todas as informações de sua conta aparecerá no seu aplicativo.

Um dos grandes diferenciais da NuConta é o fato de ela ser extremamente transparente. A Nubank não acredita em tarifas escondidas, e isso faz com que todos os seus gastos e o que você tem que pagar, apareçam para você, sem nunca esconder nada. Ou seja, com a NuConta você toma total controle sobre a sua conta e o seu dinheiro, sem pegadinhas, sem nada por trás.

Rendimento da NuConta

Um dos principais fatores que fazem com que a Nubank se destaque é o rendimento da NuConta. Diferente do que outros bancos oferecem em conta-corrente, ao deixar o seu dinheiro parado na conta, ele irá render de forma diária. Ou seja, a NuConta é análoga a uma conta poupança, mas com certo diferencial também.

Quando se deseja guardar dinheiro por um longo período, imediatamente a grande maioria das pessoas pensam em abrir uma conta poupança, já que ela irá render uma certa quantia de juros. Hoje, a conta poupança rende de lucro por volta de 70% da meta da taxa SELIC, e isso pode até aparentar ser uma ótima solução, mas a NuConta pode lhe surpreender!

Gráfico com setas coloridas apontando para cima
O NuConta pode ser comparada a uma conta poupança, mas com um rendimento ainda maior!

Contudo, a NuConta rende mais que a conta poupança, pois o seu rendimento gira em torno de 100% da taxa, e isso quer dizer que, ao final do mês, o seu rendimento terá sido superior ao de uma conta poupança, e esse é só um dos grandes motivos que tem feito as pessoas migrarem para a Nubank.

Mas como as taxas podem variar um pouco – sem o controle da Nubank – todos os dias, ao acessar o seu aplicativo, irá aparecer quanto o seu dinheiro rendeu até aquele presente momento. Isso significa dizer que você pode acompanhar em tempo real as estatísticas de rendimento, ou seja, o valor que o seu dinheiro rendeu naquele dia!

Transferir seu dinheiro sem perder o seu rendimento

Algo muito comum entre os bancos tradicionais é que você só recebe o rendimento gerado daquele mês caso seja retirado a cada 30 dias, o chamado “aniversário de depósito”. Então, se você precisar retirar seu dinheiro antes dos 30 dias, você irá perder todo aquele rendimento mensal, e isso acaba frustrando muita gente.

Ícone azul de dois celulares com um símbolo de transferência de dados no meio
Com a NuConta, você pode ter o dinheiro na hora que quiser e sem perder a quantia que rendeu durante esse período.

Mas, na NuConta, isso não ocorre. Ainda que você retire o seu dinheiro antes do “aniversário” você irá retirar tudo o que o seu dinheiro rendeu naqueles dias. Isso acontece porque a NuConta rende todos os dias e , o melhor de tudo; sem nenhum tipo de tarifa escondida. Vale salientar, também, que para o seu dinheiro começar a render, não é necessário fazer parte de uma versão “premium”, por exemplo.

Quando o seu dinheiro é transferido para a NuConta, automaticamente ele começará a render de forma diária. Sendo assim, você pode usar esse rendimento a qualquer hora do dia, visto que o seu dinheiro estará sempre líquido. Então você poderá usá-lo para fazer transferências, pagamentos de contas diversas ou mesmo para pagar a fatura do seu cartão.

Pagar boletos

É possível pagar boletos com a NuConta! E isso com certeza é uma forma de atrair novos clientes, já que isso demonstra uma grande facilidade e comodidade na hora de realizar os pagamentos. Com a NuConta você não precisa mais se deslocar para uma agência para fazer esses pagamentos, tudo pode ser feito no conforto da sua casa, sem filas e sem demoras.

Ícone azul de um monitor com um ícone de boleto ao lado
Antigamente, o pagamento por boleto não era possível. Contudo, como a empresa gosta de atender as demandas do seu público, hoje isso é possível.

É possível pagar contas de luz, telefone, água e até mesmo realizar pagamento das suas compras online. Para utilizar esse tipo de serviço, após abrir o aplicativo, basta acessar a parte que diz “pagar” e apertar se você deseja pagar a fatura do cartão ou se deseja pagar um boleto. É possível tanto escanear o código de barras do boleto como inserir o código manualmente.

Transferência ilimitada entre NuContas

Quando você precisar transferir algum valor para uma outra NuConta, você pode fazer isso facilmente através do QR Code ou até mesmo do CPF. Ao invés de ter que digitar todas as informações da conta, como o número da agência, número da conta, etc., tudo na NuConta é simplificado, você pode salvar o número de telefone e, sempre que quiser fazer uma transferência, é só selecionar o contato.

Dois celulares utilizando o método de transferência do Nubank via QR Code
Além de tudo, você ainda pode fazer transferências de maneira ilimitada para qualquer NuConta.

E em toda transferência de uma NuConta para outra, o valor cai de maneira instantânea. Ou seja, se alguém que tenha a NuConta transferir algum valor para você agora, já será possível utilizar na mesma hora, e, o melhor de tudo, é que você pode fazer isso quantas vezes quiser, pois ele é ilimitado e você não precisa pagar por utilizar esse serviço várias vezes no mês.

Transferência ilimitada para outros bancos

Além de ser possível transferir ilimitadamente para outras NuConta, também é permitido fazer transferência ilimitada para outros bancos. A maioria das instituições financeiras já permitem isso, mas geralmente elas liberam somente um TED gratuito, e caso você queira fazer mais de um, é cobrado uma taxa para poder fazer esse serviço.

Ícone de uma xícara de café, uma carteira com dois cartões, dinheiro e moedas e um mouse se ligando na carteira
Indo na contramão de muitas outras contas digitais e de bancos tradicionais, a NuConta não estipula limite máximo de TED mensal gratuito.

Mas na NuConta o TED é ilimitado e gratuito! Isso mesmo que você leu, na NuConta não é estipulado a quantidade de transferência via DOC ou TED que você pode fazer de forma gratuita. Independente de quantas transferências mensais você faça, todas elas não serão cobradas taxa, e isso é algo que certamente chama a atenção de muitas pessoas, pois são poucas as instituições que oferecem essas possibilidades gratuitamente.

Transferência via boleto

Essa era uma das desvantagens da NuConta, visto que, anteriormente, essa função não estava disponível. Contudo, isso não será mais problema, visto que já é possível transferir dinheiro para a NuConta via boleto. Como bem sabemos, a empresa tem sempre o costume de dar ouvidos às necessidades dos seus clientes, e justamente por isso que essa questão foi resolvida.

A alma de todo negócio é dar prioridade para resolver as necessidades dos clientes, e nessa questão a empresa tem sabido lidar muito bem! Com a possibilidade de boleto, todos os clientes Nubank ficam isentos de pagamento de qualquer taxa cobradas por outros bancos, pois é só gerar um boleto de depósito no app da NuConta e realizar o pagamento em qualquer outro banco!

Enviar lembrete de pagamento

O aplicativo NuConta tem uma função chamada “Cobrar”, e a sua finalidade é enviar um lembrete de pagamento para algum amigo em questões de segundos. É comum ter aquele amigo esquecidinho, que sempre deixa de pagar algo devido ao esquecimento, mas com essa função, todos os seus problemas podem ser resolvidos.

O lembrete funciona da seguinte forma: basta digitar o valor que a pessoa precisa pagar e enviar o lembrete de cobrança da forma que você preferir. As opções de envio são através do aplicativo de mensagem, rede social – como o WhatsApp e Instagram – ou e-mail. Caso queira, você pode optar por enviar o lembrete sem atribuir nenhum valor, tudo depende da sua intenção.

Papel amarelo escrito "E-mail"
Se por acaso aquele seu amigo esquecer de fazer aquela transferência, você pode enviar um lembrete e evitar qualquer transtorno.

A pessoa que também tiver a NuConta, ao abrir esse lembrete, irá ser redirecionada para uma página do aplicativo a abrirá direto na aba de transferência, com todos os dados já devidamente preenchidos. Basta que a pessoa digite a senha e o pagamento/transferência será efetuado e, dessa forma, o saldo cairá instantaneamente na sua conta e você já poderá utilizá-lo.

Mas se o seu amigo não tiver uma conta Nubank, essa função também irá funcionar com ele. Assim que ele clicar no lembrete que você enviou, a pessoa irá ter acesso aos seus dados, como o seu nome, número da conta, agência, CPF e todos os demais dados necessários para a pessoa fazer uma transferência do banco dela, basta que ela abra o aplicativo e preencha com os dados que já foram previamente enviados.

Dúvidas frequentes sobre a NuConta

Como você pôde perceber, essa conta digital possui diversas vantagens. Entretanto, diante dos extensos benefícios da NuConta, algumas pessoas podem ter algumas dúvidas, o que é totalmente normal. Aqui, pretendemos ajudar a todos, e resolvemos trazer algumas dúvidas frequentes que são feitas em relação a NuConta e tentaremos respondê-las.

É possível agendar transferência?

Sim, é possível agendar transferência na NuConta. Você pode encontrar algumas outras informações dizendo que essa é uma das desvantagens de se ter uma conta na empresa Nubank, o que não está completamente errado. Anteriormente, de fato, esse recurso não era possível, mas sempre é feito constantes atualizações e melhoras de serviços e, com o tempo, essa função foi habilitada.

É preciso ter o cartão Nubank?

Uma dúvida muito comum entre as pessoas é se é preciso ter o cartão de crédito ou mesmo o de débito para ter a NuConta. É uma dúvida bem relevante, mas como já dito anteriormente, são serviços diferentes, sendo dispensado a obrigatoriedade de um para adquirir outro.

Cartão simbólico do Nubank com o nome do titular sendo Gabriel Lima
Uma dúvida que permeia a mente de muita gente é se é necessário ter o cartão Nubank para obter acesso a NuConta.

Não é obrigatório ter o cartão de crédito, mas se você desejar, é possível sim. Inclusive, recentemente a empresa Nubank anunciou o seu novo cartão de débito, e um dos pré-requisitos para conseguir esse cartão é ter uma NuConta. Se você se interessar por esse cartão, poderá ler mais sobre isso no post que fizemos sobre o cartão de débito Nubank.

É feito análise de crédito para ter a NuConta?

Não! A Nubank não consulta o SCPC ou Serasa para definir quem tem acesso a NuConta. Dessa forma, as chances de mais pessoas terem acesso a essa conta é muito maior. Pelo fato de a NuConta não apresentar nenhum risco de inadimplência, por exemplo, não é necessário fazer uma análise de crédito. Consequentemente, qualquer um que quiser pode ter essa conta, mesmo quem possui o nome negativado.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo de hoje e entendido o que é a NuConta e como ela funciona! Os seus serviços são realmente inovadores, e pode valer muito a pena você investir nessa empresa. Se você gostou desse conteúdo, compartilhe nas redes sociais e deixe um comentário. Qualquer outra dúvida será respondida, até a próxima!