Como Cancelar a NuConta do Nubank? DEFINITIVO!


Aprenda a solicitar o cancelamento da NuConta do Nubank!


Guia de Serviço > Bancos > Nubank > Como Cancelar a NuConta do Nubank? DEFINITIVO!

Pode haver alguns motivos que levem você a quer saber como cancelar a NuConta do Nubank e, se você está com dúvida de como realizar esse procedimento, é só continuar lendo esse post que iremos lhe ensinar todo o passo a passo. Contudo, já é válido adiantar que, diferente de outros bancos, a ruptura de contrato no Nubank é extremamente simples e muito ágil, algo que já é comum quando se trata da empresa. Quer saber mais? Então continue lendo esse post!

Como Cancelar a NuConta do Nubank
Está pensando em cancelar a NuConta do Nubank, mas está com alguma dificuldade? Então confira esse post para obter esclarecimentos.

Quando nos sentimos insatisfeitos com alguma coisa, é comum sentir vontade de querer findar com o que nos incomoda. Pensando por esse lado, pode ser normal você querer cancelar a NuConta do Nubank, ainda que a grande maioria tenha se adaptado aos seus serviços e gostem do que a conta tem para oferecer. A realidade é que cada caso é um caso e, se você tem vontade de romper o contrato, saiba que é um direito seu amparo por lei.

Há diversas razões que possam levar você a querer saber como cancelar a NuConta, seja por algum motivo inteiramente pessoal, seja por insatisfação no tocante ao atendimento, seja por achar que os serviços ofertados não condizem com o seu perfil ou seja porque você está se mudando do Brasil. Independente de qual tenha sido a motivação que tenha despertado o desejo de realizar esse cancelamento, ele deve ser concedido.

E como já era de se imaginar, a forma de como solicitar o cancelamento da NuConta é muito prática, o que acabou se tornando um sinônimo da empresa. Tudo é resolvido através do aplicativo, sem nenhuma burocracia, o que já é um grande destaque positivo e faz com que a empresa se diferencie de outros bancos. Então, para saber como solicitar esse cancelamento e compreender mais sobre essas questões, confira esse post!

Dúvidas frequentes sobre o cancelamento da NuConta

Por se tratar de uma modalidade de conta nova, onde o Nubank não é considerado um banco e a NuConta ser considerada uma “conta de pagamentos”, algumas pessoas podem ter algumas dúvidas na hora de encerrar a NuConta do Nubank. Pensando nisso, resolvemos elenca algumas das dúvidas mais frequentes quando o assunto é o cancelamento dessa conta e, para obter as respostas, basta continuar a sua leitura!

É possível cancelar a conta com débito?

A resposta é não. Caso você queira solicitar o cancelamento da NuConta, tenha em mente que o seu saldo em conta deve ser igual a zero. Se caso você ainda tiver dinheiro na sua conta, é necessário fazer um TED para um outro banco, podendo ser de mesma titularidade. Aproveite que os TEDs da NuConta são gratuitos para realizar esse procedimento, pois mesmo que a sua conta tenha somente alguns centavos, não será possível dar continuidade ao cancelamento.

Como Cancelar a NuConta do Nubank
Se você ainda tiver dinheiro na sua NuConta, faça uma transferência para uma outra conta para que o cancelamento possa ser prosseguido.

O mesmo vale para quem tem o cartão de crédito da Nubank, também. Se você tem alguma pendência financeira no seu cartão de crédito, é imprescindível quitar essa dívida para poder solicitar o cancelamento da sua conta. Qualquer obrigação de pagamento, mínima que seja, será um impedimento de que sua conta possa ser cancelada, então certifique-se de que não há nenhuma pendência.

O cancelamento da NuConta cancela o cartão de crédito Nubank?

Essa é uma dúvida bem pertinente e interessante em relação ao cancelamento de conta, mas a realidade é que não, o cancelamento da NuConta não cancela automaticamente o seu cartão de crédito. Apesar de os dois serem complementares, o cancelamento de um não garante que o outro também seja cancelado. Contudo, se você quiser cancelar os dois, também é possível e extremamente simples.

Como Cancelar a NuConta do Nubank
Apesar de o cancelamento da NuConta não cancelar o seu cartão, você pode fazer essa solicitação através do aplicativo também.

O cancelamento do cartão do Nubank também pode ser feito através do aplicativo da NuConta, e o procedimento é bem semelhante. Se você quiser saber o passo a passo para solicitar esse cancelamento, é só continuar nesse artigo que também iremos lhe tirar essa dúvida.

Há um tempo mínimo para solicitar o cancelamento da conta?

Nem a Nubank nem qualquer outro banco pode exigir um tempo mínimo para que o cliente possa solicitar o cancelamento da conta bancária. É necessário frisar que isso é um direito de todos, e é dever da instituição financeira fornecer essa solicitação sempre que o cliente solicitar. Com isso, é plenamente possível afirmar que não há um tempo mínimo para que você peça o cancelamento.

Como Cancelar a NuConta do Nubank
Não precisa ter receio de solicitar o cancelamento da sua NuConta só porque você abriu a conta a pouco tempo. Você tem o direito de pedir o cancelamento quando desejar.

Portanto, ainda que você tenha a aberto a conta a menos de uma semana, por exemplo, você tem todo o direito de pedir que o banco, ou, no caso o Nubank, realize a ruptura de contrato. Essas regras devem ser aplicadas porque é uma cláusula estipulada pelo próprio Banco Central do Brasil, e ela não pode ser desrespeitada e, caso isso ocorra, você pode procurar medidas legais.

É possível ter a conta cancelada por inatividade?

É muito comum, nos bancos tradicionais, ter a conta cancelada por inatividade, mas muitos se perguntam se o mesmo ocorre com os bancos digitais. De fato, é uma pergunta muito relevante, haja vista que o cancelamento por inatividade se dá para evitar que o cliente pague pelas taxas cobradas pelos bancos e, como na Nubank não há taxa de manutenção, mensalidade e anuidade, não haveria um porquê do cancelamento por inatividade.

Como Cancelar a NuConta do Nubank
Ainda que o Nubank não se encaixe nos motivos da necessidade de cancelamento de conta por inatividade, essa é uma regra determinada pelo Banco Central.

Contudo, é importante ressaltar que essa é uma norma do Banco Central e que, consequentemente, acomete qualquer instituição financeira que atue como banco. Ou seja, é plenamente possível ter a NuConta cancelada por inatividade, mas, nesse caso, diferente de outros bancos, é necessário manter a conta inativa por 12 meses. Além do mais, também é possível ter a sua conta cancelada por outros motivos, bem como atitudes suspeitas e coisas do gênero.

Como Cancelar a NuConta do Nubank?

Agora que você tirou algumas dúvidas em relação ao cancelamento da NuConta do Nubank, certamente já pode realizar esse procedimento sem que algum questionamento permeie na sua cabeça. Para que você consiga dar continuidade a sua solicitação, é necessário se ater se há saldo na sua conta e, caso haja, você deverá transferir toda a quantia para uma outra conta bancária. Feito isso, siga o seguinte passo a passo:

1. Ao abrir o seu aplicativo Nubank, aperte sobre o seu nome, situado na parte superior da tela;

Como Cancelar a NuConta do Nubank
O aplicativo NuConta é bem intuitivo e fácil de mexer e, para realizar esse procedimento, não é necessário burocracia.

2. Ao apertar, irá aparecer algumas opções. Toque em “Configurar NuConta”;

Como Cancelar a NuConta do Nubank
Se você tiver alguma dúvida durante o procedimento, também pode optar por turar alguma dúvida através do chat do Nubank.

3. Aperte nos dizeres “Cancelar conta”. Nessa etapa, caso você ainda tenha saldo em conta, você será avisado e o cancelamento não poderá ser realizado, do contrário, tudo irá correr perfeitamente.

Como Cancelar a NuConta do Nubank
Todo o procedimento para cancelar a sua NuConta demora menos de um minuto.

4. Ao apertar para cancelar a sua conta, irá aparecer uma tela dizendo que você poderá reativar a sua conta quando desejar.

Como Cancelar a NuConta do Nubank
Para que o cancelamento se dê por completo. basta apertar em “Cancelar NuConta”.

Ao final desses processos, a sua conta já será cancelada e você irá receber um e-mail confirmando o cancelamento. Contudo, após cancelar a sua conta, poderá demorar cerca de 90 dias para que a NuConta desapareça do SRC do Banco Central, pois a base de dados pode demorar um pouco para constatar que houve o encerramento da conta bancária, mas nada que lhe prejudique.

Como Cancelar o Cartão Nubank pela NuConta

Como falamos anteriormente, ao cancelar a sua NuConta, o seu cartão não é cancelado automaticamente. Contudo, se você quiser realizar o cancelamento dos dois através do seu aplicativo, isso é possível, e nós iremos explicar como fazê-lo. Diferente de alguns outros bancos, onde há bastante burocracia para cancelar o cartão, na Nubank não é assim, pois tudo é bem simplificado.

– Primeiro, você deve abrir o seu aplicativo e, ao apertar no seu nome, situado no topo da tela, aperte em “Configuração do Cartão”;

– Em seguida, é só apertar nos dizeres “Cancelar Cartão” e pronto, só seguir as instruções do próprio aplicativo para concluir esse cancelamento.

O nosso post termina aqui, mas se você gostou desse artigo, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais ou com algum amigo seu, para que eles também possam ter acesso a essas informações. No mais, se você tiver qualquer outra dúvida, pode tentar obter respostas através do chat da Nubank, no próprio aplicativo. Por fim, nos despedimos por aqui, até o próximo post!