Como Cancelar Conta no Bradesco? DEFINITIVO!


Aprenda a cancelar a sua conta do Banco Bradesco de forma definitiva.


Guia de Serviço > Bancos > Bradesco > Como Cancelar Conta no Bradesco? DEFINITIVO!

Para quem está pensando em cancelar conta no Bradesco, pode ser fundamental acompanhar esse post, pois nele iremos explicar o passo a passo detalhadamente e, além disso, também iremos falar sobre algumas obrigações impostas pelo banco que devem ser feitas antes de você realizar o pedido de cancelamento. Gostou desse assunto e quer saber mais sobre ele? Então basta continuar acompanhando esse artigo!

Como Cancelar Conta no Bradesco
Está querendo cancelar conta no Bradesco mas está com dificuldade? Então acompanhe esse post até o final!

Atualmente, há diversas razões que podem fazer você querer saber como cancelar conta no Bradesco, podendo ser por motivos pessoais, financeiros ou por pura insatisfação para com a instituição financeira. Independente de qual tenha sido a sua inclinação para optar por essa decisão, ela deve ser respeitada, pois o banco não pode se negar a acatar a sua solicitação – salvo em algumas ocasiões.

Com o advento dos bancos digitais, muitas pessoas começaram a procurar meios de como cancelar a conta no Bradesco e, para a decepção de alguns, esse procedimento continua sendo um pouco burocrático. Há alguns trâmites necessários que devem ser seguidos à risca ou, do contrário, isso pode ocasionar em problemas no cancelamento da sua conta bancária, a falaremos um pouco sobre isso no post de hoje.

Apesar de o procedimento de cancelamento de conta no banco Bradesco ser um pouco trabalhoso, é interessante que você dê continuidade a essa solicitação caso você esteja obstinado a não usar mais a conta, pois muitos caem no erro de deixar a conta inativa. O cancelamento por inatividade não é o procedimento ideal, pois ele pode ocasionar em alguns problemas financeiros futuros. Tudo isso e muito mais falaremos nesse artigo e, para conferir todas as suas respostas, confira os tópicos seguintes!

Perguntas sobre o cancelamento de conta bancária

Para que você consiga compreender completamente como cancelar conta no banco Bradesco, é necessário que algumas dúvidas sejam esclarecidas e, pensando nisso, resolvemos elaborar esse tópico, onde elencamos algumas das principais perguntas feitas pelos clientes. Ao terminar de ler esses assuntos, você certamente estará mais esclarecido a cerca do cancelamento de conta. Sem mais delongas, confira as respostas!

Há um prazo mínimo para poder cancelar a conta bancária?

Essa é uma dúvida bastante constante e que merece uma atenção especial; a resposta é não, não existe um prazo estipulado em que você deve manter a sua conta aberta para poder solicitar o cancelamento. O cliente tem o direito de pedir que a sua conta seja cancelada a qualquer momento, desde que esteja de acordo com outras exigências, mas nenhuma diz respeito ao tempo de conta.

Como Cancelar Conta no Bradesco
Não há nenhuma cláusula que obrigue um tempo mínimo para que você possa cancelar a sua conta no Bradesco.

 

Dessa forma, é perfeitamente possível que o cliente solicite o cancelamento da conta bancária meses ou semanas após a conta ter sido ativada. Não há nenhuma regulamentação ou política de cancelamento que obrigue você a manter a conta ativa por um determinado período pré-estipulado e, portanto, o consumidor pode solicitar o encerramento de conta no Bradesco a qualquer momento.

Para encerrar a conta, posso ir em qualquer agência?

Sim, você pode encerrar em qualquer agência do banco Bradesco, pois o formulário exigido para dar prosseguimento ao cancelamento da conta pode ser pego em qualquer unidade. Ou seja, não é necessário ir até a agência onde você abriu a sua conta para realizar esse procedimento. Porém, caso haja uma negação em oferecer o formulário, você pode fazer uma reclamação no Procon e no Banco Central.

Como Cancelar Conta no Bradesco
É possível realizar o cancelamento da sua conta em qualquer agência e, caso haja uma negação, você tem o direito de procurar os órgãos responsáveis.

Porém, é necessário ficar atento a um detalhe; o encerramento deve ser feito em qualquer agência do mesmo segmento da sua conta. O que queremos dizer com isso é que, se você tem uma conta Bradesco Prime, por exemplo, você deve ir até uma agência desse segmento para poder dar início ao processo de encerramento de conta, pois se você for numa agência comum, o seu pedido poderá ser negado.

Em caso de conta conjunta, ambos precisam estar presentes?

Isso depende muito do tipo de contrato que você assinou e, por isso, é recomendado que você verifique essa questão ligando para a sua agência e solicitar uma resposta. Normalmente, a assinatura de somente um dos titulares pode ser o suficiente para dar início ao processo de encerramento da conta, mas, como falamos, para obter melhores detalhes, é importante consultar o gerente.

Como Cancelar Conta no Bradesco
Como essa resposta é variável, a melhor coisa a se fazer é entrar em contato com o banco solicitar a resposta para essa pergunta.

Indicamos essa recomendação porque, a depender do contrato, a única exigência pode ser que haja a assinatura de ambos titulares na carta escrita à mão. Por outro lado, há vezes que somente com a presença de ambos na agência que esse procedimento pode dar continuidade. Então, para não perder a viagem, você pode simplesmente ligar e retirar essa dúvida.

O que fazer quando se tem empréstimo a pagar?

Essa é uma dúvida bem interessante, pois muita gente não sabe se é possível cancelar a conta bancária quando se fez um empréstimo, e a resposta pode variar de pessoa para pessoa. Você pode tentar fazer um acordo para que o banco disponibilize a possibilidade de pagamento através de boleto bancário ou através do débito automático de outra conta.

Como Cancelar Conta no Bradesco
É importante salientar que não é uma obrigação do banco acatar a sua sugestão, mas você pode tentar.

Uma outra solução, também, é você tentar migrar, transferir ou portar a dívida para uma outra instituição. Porém, cada caso é um caso, e pode ser que o banco acate a sua solicitação ou não, portanto, a nossa indicação é que você dialogue e busque essa solução.

O banco pode se negar a encerrar a conta bancária?

Em algumas ocasiões, o banco pode sim se recusar a encerrar a sua conta, mas, quando isso acontecer, é por algum motivo. O banco não pode simplesmente negar o encerramento de conta por pura vontade, somente quando algumas situações acontecerem. Por exemplo, se você ainda tem débito em conta, o banco não é obrigado a romper com a sua conta e, certamente, a sua solicitação será negada.

Como Cancelar Conta no Bradesco
O banco pode se negar a cancelar a sua conta quando você tem débito em conta, por exemplo. É importante se atentar ao motivo que o banco dá para negar o seu pedido, pois nem todos são lícitos.

Há outros motivos onde o banco está permitido de não acatar ao seu pedido, mas falaremos sobre eles mais para frente. Entrementes, se nada na sua conta estiver irregular, o banco não pode negar o encerramento da conta Bradesco, e caso isso ocorra, você deve entrar em contato com o Procon ou com o Banco Central, pois essa é uma atitude que vai contra as regras estipuladas.

Em caso de saldo positivo, o banco pode cancelar a conta mesmo assim?

Não. Assim como não é possível cancelar a sua conta quando você tem débito com o banco, a instituição financeira também não pode cancelar quando você tem algum valor depositado na sua conta. Em casos que você tem saldo positivo e solicita o cancelamento, a instituição pede para que você ou saque o dinheiro restante ou transfira para um outro banco. Sem isso, não é possível dar continuidade.

Como Cancelar Conta no Bradesco
Nessas situações, o banco irá solicitar que você saque o dinheiro. Por isso, não esqueça de levar o seu cartão para essa eventual possibilidade.

Essas são algumas das principais dúvidas que as pessoas têm quando se trata de encerrar conta no Bradesco, porém, se você tem qualquer outra dúvida que não mencionada aqui, você pode ligar para a instituição e procurar sanar a sua questão, qualquer que seja. Mas agora que você já compreende um pouco mais sobre esse assunto, confira abaixo como cancelar a conta no Bradesco.

Como cancelar conta no Bradesco

Para poder dar início ao cancelamento da sua conta, primeiramente você deve organizar os documentos que você deve apresentar na hora da solicitação. Nesse quesito, não é muito burocrático, pois o banco só exige um documento com foto para comprovar a sua identidade. Você pode optar pela CNH ou o RG. Após ter reunido esse documento, recomendamos que você faça uma solicitação formal por escrito ao banco e, para facilitar, deixaremos um modelo de pedido de encerramento ao final do post.

Depois de ter reunido todos esses documentos, basta ir até a agência e solicitar o encerramento da conta no Bradesco. Feito isso, basta mostrar o seu documento de identificação e fornecer o seu pedido formal escrito à mão. Após isso, o banco irá emitir um protocolo e um demonstrativo das obrigações que o correntista deve cumprir para fazer o fechamento.

Como Cancelar Conta no Bradesco
É importante que a sua carta seja à mão para dar mais credibilidade ao seu documento.

Para você se precaver, antes de ir embora, exija um recibo ou a cópia da sua solicitação à mão para poder comprovar, posteriormente e se necessário, que houve um pedido de encerramento de conta. Esse pedido é importante para que você se resguarde de possíveis futuras cobranças indevidas, pois com esse comprovante você tem como atestar que a sua conta estava em processo de cancelamento.

Depois de todo esse procedimento, a sua conta no Bradesco já estará em processo de cancelamento e, a partir desse ponto, a instituição financeira não poderá mais cobrar tarifas ou taxas após essa solicitação, salvo os devidos juros e eventuais impostos, bem como o IOF.

Outra coisa que você também deve se atentar é que, de acordo com as normas do Banco Central, após o pedido de encerramento de conta, a instituição financeira tem até 30 dias para consumar o pedido e, caso isso não ocorra, você deve procurar os seus direitos. Além disso, o banco também deve informar, seja por escrito, telefone ou e-mail, quando ocorrer por definitivo o encerramento da conta.

Cuidados necessários ao solicitar o cancelamento da conta no Bradesco

No tópico anterior, descrevemos como solicitar o cancelamento da conta no Bradesco, porém, para que o encerramento seja bem sucedido, você deve ter alguns cuidados, do contrário, o banco pode negar a sua solicitação. Portanto, para saber o que você deve fazer para evitar essa negação, ou algum detalhe que deve ter a sua atenção, confira abaixo.

  • Cancele todos os débitos automáticos;
  • Confira se há cheques a serem compensados, pois, caso haja, o seu nome poderá ser incluso no Cadastro de emitentes de Cheques sem Fundos, o CCF. Se há algum cheque pré-datado, uma boa solução é deixar saldo suficiente para cobrir o pagamento;
  • Inutilize os cheques que ainda estejam em suas mãos;
  • Se você participa de algum programa de relacionamento do banco, não deixe de trocar os seus pontos/bônus por prêmios;
Como Cancelar Conta no Bradesco
Esse fator não impedirá de que a sua conta seja cancelada, mas esses pontos serão perdidos com o encerramento da sua conta;
  • Se você tiver algum investimento na sua conta, como algum CDB ou fundo de investimento, pode ser necessário resgatá-los;
  • Em caso de aplicação em previdência privada, pergunte se é possível realizar novas contribuições através do boleto bancário, ou, se preferir, você pode portar a dívida para outra instituição;
  • Evite usar o cheque especial pelo menor a partir do mês anterior em que você deseja encerrar a sua conta, pois isso irá evitar que o banco cobre juros e IOF após a sua conta for zerada. Mas, se isso não for possível, você deverá deixar saldo suficiente na conta para cobrir esse débito;
  • Como dito anteriormente, se você tiver algum saldo na sua conta, não será possível encerrar a sua conta. Portanto, saque ou transfira o valor;
  • O banco pode, no mês em que decorrer a solicitação, cobrar uma tarifa proporcional ao tempo de utilização da conta.

Esses são alguns cuidados que você deve tomar antes de ir até uma agência para solicitar o cancelamento da sua conta. Nem todos os pontos citados podem fazer com que o procedimento não possa ser prosseguido, mas todos eles merecem a sua atenção, afinal de contas, se você tem algum investimento na sua conta, você não vai querer perder todo o seu esforço.

Modelo de pedido de encerramento de conta bancária

Como falamos anteriormente, você deve fazer uma solicitação formal escrita à mão para poder dar seguimento ao cancelamento da sua conta. É preferível que essa carta seja escrita à mão para dar mais credibilidade e, para facilitar um pouco o seu lado, nós disponibilizamos um modelo de pedido de encerramento de conta bancária.

SOLICITAÇÃO DE ENCERRAMENTO DE CONTA

Senhor(a) Gerente do Banco Bradesco
Agência (número da sua agência)

Ref. Pedido de Encerramento de Conta

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (rua), nº (informar) – (bairro), CEP (informar), na cidade de (município) – (UF), venho por meio desta, solicitar o encerramento de minha conta (corrente ou poupança) nº (informar) que mantenho junto a esta instituição financeira. Entrego nesta oportunidade as folhas de cheque restantes, de nº (informar) até (informar) e o cartão magnético. A conta mencionada atualmente se encontra com saldo positivo de R$ X.XXX,XX (valor por extenso), quantia esta suficiente para cobrir o pagamento dos cheques nº (informar) e (informar), que e ainda não foram compensados, assim como as próximas despesas de manutenção da conta.

Informo que todos os cheques anteriores já foram devidamente compensados ou inutilizados.Dessa forma, assim que os cheques restantes forem devidamente compensados, minha conta deverá ser encerrada me sendo disponibilizado para saque o saldo restante.

Termo em que,

Pede deferimento.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome)

Esse é um bom modelo para você copiar, porém, salientamos que não há um modelo oficial e, portanto, você pode fazer as alterações que você quiser, caso julgue ser necessário.

O nosso post termina aqui, mas se você gostou das nossas informações, não deixa de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais ou de enviá-lo para algum amigo seu que está querendo cancelar conta no banco Bradesco. Não deixe de conferir outros posts daqui do site, temos certeza de que você vai gostar de alguns deles. No mais, nos despedimos por aqui, até a próxima!